
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
-
- Mensagens: 4
- Registado: 13 set 2012, 01:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 50Ah
- Localização: Aveiro, Ílhavo, Gaf. Naz.
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Olá a todos,
Por ter andado bastante ocupado, só agora verifico este tema.
Fico contente por verificar que não sou o único a ter o mesmo pensamento.
O pensamento de que qualquer associação que se pensasse criar, deveria ter sido feita às claras, e de forma a que todos pudéssemos ter a oportunidade de nos alistar para essa criação. Eu não seria um deles, mas fico triste por também não ter tido a oportunidade de escolher. Arranjar desculpas de que uns têm negocio envolvente à mobilidade, é desculpa muito mal esfarrapada, já que todos nós promovemos a mobilidade. Se alguém se propôs a arriscar um novo negocio, oferecendo mais produtos e serviços a beneficio da mobilidade eléctrica, oferecendo postos de trabalho e arriscando criar uma micro empresa neste país de pesados encargos fiscais, e desde que não esteja a enganar ninguém, qual é o problema nisso? Vamos descriminar estas pessoas?
Discordo também de que em pleno século XXI haja ainda o pensamento de que uns valem mais do que outros. Somos todos mortais, e dependentes uns dos outros. Vivemos em sociedade.
Gostava muito de me alistar como sócio, estando até disposto a assumir a minha parte nas despesas de sua constituição e mantimento, mas também sei ver quando um valor está desajustado e quando não há coerência na forma como o expõem (sem mostrar as mais valias). Ainda o que acaba por estar claro e agradar, são os benefícios das entidades que se mostraram dispostas a incentivar aos novos associados, abdicando de algum ganho realizado com o trabalho árduo.
Se forem 2.000 associados, e se cada um contribuir com 5€/ano, são já 10.000€ a cada ano. Mesmo que no primeiro ano não chegue para pagar todo o trabalho e materiais que foram gastos inicialmente, no próximo ano cá estaremos novamente, e já poderemos ser 4.000 associados.
Quando o objectivo é ter o maior numero de associados (pois o numero é que faz a força e não pela sua "patente"), deveremos estimular essa iniciativa, e a melhor forma é dar benefícios, e nunca explorar.
Como mero exemplo, sou sócio dos moradores da minha localidade, e mesmo necessitando por vezes pagar a advogados para resolver determinadas situações, temos um custo de 6€ anual (porque somos apenas cento e poucos), e tem pago todas as despesas e sobrado para oferecer uns cabazes aos que passam mais necessidade entre nós. Esta é sem fins lucrativos e é feita para que todos possam pertencer, mesmo não tendo muitas possibilidades.
Por ter andado bastante ocupado, só agora verifico este tema.
Fico contente por verificar que não sou o único a ter o mesmo pensamento.
O pensamento de que qualquer associação que se pensasse criar, deveria ter sido feita às claras, e de forma a que todos pudéssemos ter a oportunidade de nos alistar para essa criação. Eu não seria um deles, mas fico triste por também não ter tido a oportunidade de escolher. Arranjar desculpas de que uns têm negocio envolvente à mobilidade, é desculpa muito mal esfarrapada, já que todos nós promovemos a mobilidade. Se alguém se propôs a arriscar um novo negocio, oferecendo mais produtos e serviços a beneficio da mobilidade eléctrica, oferecendo postos de trabalho e arriscando criar uma micro empresa neste país de pesados encargos fiscais, e desde que não esteja a enganar ninguém, qual é o problema nisso? Vamos descriminar estas pessoas?
Discordo também de que em pleno século XXI haja ainda o pensamento de que uns valem mais do que outros. Somos todos mortais, e dependentes uns dos outros. Vivemos em sociedade.
Gostava muito de me alistar como sócio, estando até disposto a assumir a minha parte nas despesas de sua constituição e mantimento, mas também sei ver quando um valor está desajustado e quando não há coerência na forma como o expõem (sem mostrar as mais valias). Ainda o que acaba por estar claro e agradar, são os benefícios das entidades que se mostraram dispostas a incentivar aos novos associados, abdicando de algum ganho realizado com o trabalho árduo.
Se forem 2.000 associados, e se cada um contribuir com 5€/ano, são já 10.000€ a cada ano. Mesmo que no primeiro ano não chegue para pagar todo o trabalho e materiais que foram gastos inicialmente, no próximo ano cá estaremos novamente, e já poderemos ser 4.000 associados.
Quando o objectivo é ter o maior numero de associados (pois o numero é que faz a força e não pela sua "patente"), deveremos estimular essa iniciativa, e a melhor forma é dar benefícios, e nunca explorar.
Como mero exemplo, sou sócio dos moradores da minha localidade, e mesmo necessitando por vezes pagar a advogados para resolver determinadas situações, temos um custo de 6€ anual (porque somos apenas cento e poucos), e tem pago todas as despesas e sobrado para oferecer uns cabazes aos que passam mais necessidade entre nós. Esta é sem fins lucrativos e é feita para que todos possam pertencer, mesmo não tendo muitas possibilidades.
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Já se encontra online a página do facebook da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos:
https://www.facebook.com/uve.pt/?notif_t=page_fan
Acompanha-nos, participa, colabora, divulga.
https://www.facebook.com/uve.pt/?notif_t=page_fan
Acompanha-nos, participa, colabora, divulga.
UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos
https://www.uve.pt
https://www.facebook.com/uve.pt
https://www.instagram.com/uve.pt
https://www.youtube.com/associacaouve
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Só agora pude ler este tópico e foi um bocado violento ler tudo de seguida até aqui
Irei colocar as minhas dúvidas e sugestões concretas directamente à UVE.
Uma das coisas que posso dizer aqui publicamente é que estarei sempre disponível para promover a mobilidade eléctrica, podendo dar o meu contributo em palestras, encontros, panfletos, etc.
Isto é válido para a UVE ou para qualquer outra organização sem fins lucrativos, claro!
Uma questão que coloco aqui publicamente, que não tem a ver especificamente com a UVE sendo transversal ao universo do associativismo, é a questão do voto em Assembleia Geral.
Ainda existe obrigatoriedade legal do voto em Assembleia Geral só poder ser feito presencialmente? Se eu for sócio de uma Associação não posso votar num determinado assunto à distância ?

Irei colocar as minhas dúvidas e sugestões concretas directamente à UVE.
Uma das coisas que posso dizer aqui publicamente é que estarei sempre disponível para promover a mobilidade eléctrica, podendo dar o meu contributo em palestras, encontros, panfletos, etc.
Isto é válido para a UVE ou para qualquer outra organização sem fins lucrativos, claro!
Uma questão que coloco aqui publicamente, que não tem a ver especificamente com a UVE sendo transversal ao universo do associativismo, é a questão do voto em Assembleia Geral.
Ainda existe obrigatoriedade legal do voto em Assembleia Geral só poder ser feito presencialmente? Se eu for sócio de uma Associação não posso votar num determinado assunto à distância ?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Na última AG assisti por Skype e votei, mas tinha dado uma procuração a um sócio que estava presente fisicamente. Fizemos assim precisamente por dúvida da legalidade do voto remoto.
Penso que não é possível fazer uma AG com muitas ligações Skype ao mesmo tempo, por questões logísticas. Mas uma AG com ligações Skype em 3 pontos (pe, Porto, Coimbra, Faro) deve ser exequível.
Penso que não é possível fazer uma AG com muitas ligações Skype ao mesmo tempo, por questões logísticas. Mas uma AG com ligações Skype em 3 pontos (pe, Porto, Coimbra, Faro) deve ser exequível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Enquanto não estiver elaborado o Regulamento Interno da Associação (actualmente em discussão), que irá definir todas estas questões, aquilo que está em vigor é:
o voto dos associados é presencial, ou está presente ou faz-se representar (procuração) por alguém que esteja presente.
a participação nas assembleias pode ser feita através de ligações skype, como aconteceu na AG a que se refere o mjr, em toda a discussão dos temas da OT, só não podendo votar, podendo dar essas instruções a quem o representar legalmente (procuração).
o voto dos associados é presencial, ou está presente ou faz-se representar (procuração) por alguém que esteja presente.
a participação nas assembleias pode ser feita através de ligações skype, como aconteceu na AG a que se refere o mjr, em toda a discussão dos temas da OT, só não podendo votar, podendo dar essas instruções a quem o representar legalmente (procuração).
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Boa noite,
Como sabem sou defensor da mobilidade, nos últimos 5 anos demonstrei isso mesmo da melhor forma que pude. Não fiz intervenções destrutivas pois achei que era necessário uma associação deste tipo, e não tenho muito interesse na discussão de quantos votos temos ou deixamos de ter, desde que os fundadores trabalhem de forma clara para mim está tudo bem.
Deixei bem claro com o Pedro Isidoro que achei que foi tudo um pouco top secret e entrou quem acharam que devia ter entrado apesar de achar que alguns fundadores a única coisa que fizeram pela mobilidade foi comprar um carro eléctrico e conduzir. Já demonstrei o meu descontentamento por isso não vale a pena falar mais no assunto.
Fico sim desagradado pelo facto de dizerem que mecânicos e vendedores de veículos eléctricos não puderam ser fundadores, eu vendi a minha mota e deve ser por isso que não fui convidado, presumo, fui considerado vendedor, assim como o jasmim e o Orlando. Mas como já falei sobre isto com o Pedro vamos passar à frente.
Começo a verificar que as parcerias estabelecidas com a associação são as empresas dos próprios fundadores, pelo pouco que conheço da vida profissional dos fundadores só falta o volt apresentar serviços a nível de seguros automóvel e começa a parecer uma associação com interesses pessoais na busca de clientes para as empresas dos fundadores.
Nao entendam isto como provocação pelo que gostaria que me indicassem que estou errado mas sim como uma forma de clarear este assunto que volto a dizer apenas pecou pelo secretismo, secretismo esse que levou a desconfiança.
Um obrigado a todos que estão a contribuir para fazer a associação rolar, gostaria apenas de com o passar do tempo perceber que o que estou a dizer esteja errado e serei o primeiro a elogiar todos os serviços da UVE.
Posto isto, apareçam no próximo encontro para nos rirmos como no último.
Como sabem sou defensor da mobilidade, nos últimos 5 anos demonstrei isso mesmo da melhor forma que pude. Não fiz intervenções destrutivas pois achei que era necessário uma associação deste tipo, e não tenho muito interesse na discussão de quantos votos temos ou deixamos de ter, desde que os fundadores trabalhem de forma clara para mim está tudo bem.
Deixei bem claro com o Pedro Isidoro que achei que foi tudo um pouco top secret e entrou quem acharam que devia ter entrado apesar de achar que alguns fundadores a única coisa que fizeram pela mobilidade foi comprar um carro eléctrico e conduzir. Já demonstrei o meu descontentamento por isso não vale a pena falar mais no assunto.
Fico sim desagradado pelo facto de dizerem que mecânicos e vendedores de veículos eléctricos não puderam ser fundadores, eu vendi a minha mota e deve ser por isso que não fui convidado, presumo, fui considerado vendedor, assim como o jasmim e o Orlando. Mas como já falei sobre isto com o Pedro vamos passar à frente.
Começo a verificar que as parcerias estabelecidas com a associação são as empresas dos próprios fundadores, pelo pouco que conheço da vida profissional dos fundadores só falta o volt apresentar serviços a nível de seguros automóvel e começa a parecer uma associação com interesses pessoais na busca de clientes para as empresas dos fundadores.
Nao entendam isto como provocação pelo que gostaria que me indicassem que estou errado mas sim como uma forma de clarear este assunto que volto a dizer apenas pecou pelo secretismo, secretismo esse que levou a desconfiança.
Um obrigado a todos que estão a contribuir para fazer a associação rolar, gostaria apenas de com o passar do tempo perceber que o que estou a dizer esteja errado e serei o primeiro a elogiar todos os serviços da UVE.
Posto isto, apareçam no próximo encontro para nos rirmos como no último.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
ICEM4N a melhor forma de ficar esclarecido é inscrever-se na UVE, participar e ajudar a construir um melhor futuro para a Mobilidade eléctrica e seus Utilizadores. O resto, vem por acréscimo.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Nao pretendia alimentar qualquer tipo de discussão, a UVE não merece, o fórum não merece e o João que julgo conhecer do encontro de Barcelos também não merece que se discuta de forma negativa . Mas para ficar esclarecido tenho que pagar 25€?joaocfgoncalves Escreveu:ICEM4N a melhor forma de ficar esclarecido é inscrever-se na UVE, participar e ajudar a construir um melhor futuro para a Mobilidade eléctrica e seus Utilizadores. O resto, vem por acréscimo.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
Há pelo menos uma pareceria com o JRLab que não é fundador nem sócio regular.
E mesmo as empresas dos fundadores, abdicam de parte do lucro que teriam se não fizessem as parcerias.
Aguardemos pela publicação das contas para que depois possamos perceber como são aplicados os fundos provenientes das cotas. Depois cada um decidirá se pretende contribuir ou se continua o trabalho no circuito informal como até agora.
Deixo também o desafio à UVE de acolher, apoiar e amplificar as iniciativas do movimento informal.
Era muito importante saber se quando contacto entidades para tentar realizar eventos que promovam a mobilidade eléctrica, como fiz com a EDP para a visita à barragem, se podemos fazer o pedido em nome da associação ou se para o fazer tudo terá que passar pelo penoso processo burocrático de assembleia.
E mesmo as empresas dos fundadores, abdicam de parte do lucro que teriam se não fizessem as parcerias.
Aguardemos pela publicação das contas para que depois possamos perceber como são aplicados os fundos provenientes das cotas. Depois cada um decidirá se pretende contribuir ou se continua o trabalho no circuito informal como até agora.
Deixo também o desafio à UVE de acolher, apoiar e amplificar as iniciativas do movimento informal.
Era muito importante saber se quando contacto entidades para tentar realizar eventos que promovam a mobilidade eléctrica, como fiz com a EDP para a visita à barragem, se podemos fazer o pedido em nome da associação ou se para o fazer tudo terá que passar pelo penoso processo burocrático de assembleia.
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE
RJSC as empresas dos fundadores abdicam de parte dos lucros, mas é melhor receber 75% de algumas vendas do que 100% de 0 vendas, vendas que vao ser promovidas aqui no forum.RJSC Escreveu:Há pelo menos uma pareceria com o JRLab que não é fundador nem sócio regular.
E mesmo as empresas dos fundadores, abdicam de parte do lucro que teriam se não fizessem as parcerias.
Aguardemos pela publicação das contas para que depois possamos perceber como são aplicados os fundos provenientes das cotas. Depois cada um decidirá se pretende contribuir ou se continua o trabalho no circuito informal como até agora.
Deixo também o desafio à UVE de acolher, apoiar e amplificar as iniciativas do movimento informal.
Era muito importante saber se quando contacto entidades para tentar realizar eventos que promovam a mobilidade eléctrica, como fiz com a EDP para a visita à barragem, se podemos fazer o pedido em nome da associação ou se para o fazer tudo terá que passar pelo penoso processo burocrático de assembleia.
Defendendo a UVE, passaram 18 dias desde o inicio do ano ainda nao podemos pedir que a UVE já tenho encetado varios contactos proativos, vamos aguardar pois tambem temos de dar tempo e deixar passar os problemas/atrasos inerentes ao arranque de uma entidade.
No entanto, gostaria que a resposta ao meu post nao fosse apenas a que me pediram para me inscrever na UVE e pagar 25€.
Volto a salientar, não quero com isto criar conflitos apenas um pouco de clareza, e também tentar aproximar a UVE às pessoas mais confusas/desconfiadas que seguem de muito perto a mobilidade. Os fundadores que me conhecem pessoalmente sabem que nao gosto de criar intrigas apenas um excelente companheirismo e atividades em prol da mobilidade.
Cumprimentos
RC
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015