Nonnus Escreveu: ↑31 jan 2022, 12:27
É o problema de todos nós. Só damos valor ao que temos quando o perdemos. No dia que deixarem (e esperamos que não aconteça para o bem de todos) de ter acesso aos SuC certamente se vão lembrar que talvez deveriam ter tomado outra atitude.
Eu continuo a achar que no dia que isto chegar a tribunal a Tesla manda um murro na mesa e fecha a rede em Portugal. Espero que não, mas...
No entanto, há uma clara "infantilidade" da Tesla na forma como lidou com isto. Deviam saber que andavam a passar pelos pingos da chuva, mas pelo que consta nunca se tentaram esconder em subterfúgios como o tempo em vez da energia ou afins. Outras localizações estavam ali no limbo do acesso privado/público, estas agora são por demais evidentes. Quiseram jogar limpo, saiu-lhes o tiro pela culatra.
Ainda que na minha opinião isto iria acontecer de qualquer forma. Mesmo sem estas 2 localizações há ali muita receita fácil para quem nada investe para deixar passar. Mas estou só a conjeturar.
Nonnus Escreveu: ↑31 jan 2022, 12:27
Na realidade não responde. Levanta é mais questões. Então a Tesla tem de cumprir a lei e estamos todos de acordo. Então e a Lei que obriga que temos de saber o preço de um carregamento (ou do que quer que seja) antes de o fazer? Essa não tem de ser cumprida? Esta dualidade de critérios...
Das soluções apresentadas pelo Henrique para resolver o problema da Tesla faltou apresentar a solução de alterar a lei para venda de energia na ME.

Não sei, parece-me que resolvia tantos problemas.
Juntando esta entrevista com aquela outra com a MobiE há algumas semanas, não vejo como restam questões. É o modelo, está para ficar e defender com (parece-me) assertividade crescente.
Há no entanto um dado factual: algumas destas localizações (Tesla ou Continente) estão, à luz da legislação existente, ilegais. Não tenho dúvidas nenhumas disso, a interpretação do espaço de acesso privado teria de ser muito, muito "larga" para aceitar que fosse de outra forma. A crítica que isto me merece foram os aplausos dados a qualquer uma delas quando surgiram, que agora contrariam com a vontade indisfarçável de as "eliminar" (ou seja, integrar no polvo).
A outra forma de olhar para isto seria (acho eu) achar que esta divisão de postos com ou sem integração obrigatória não pode depender da definição de acesso do chão onde estão assentes. Esta divisão tem de desaparecer. E então fazer força nesse sentido.
É que neste momento há força para atacar frontalmente a ERSE, as redes privadas, etc. Mas o modelo, em particular as limitações e ineficiências da EGME, para isso só há (e sempre só houve) elogios e perspectivas de coisas brilhantes.
Erbium Escreveu: ↑31 jan 2022, 14:16
Se os postos da Tesla estão ilegais porque não foram fechados/desligados todos em Portugal?
Há aqui um "pormenor": as redes não foram declaradas ilegais, que se saiba a "investigação" da ENSE ainda não foi concluída, imagino que quando for surjam multas para os prevaricadores (que provavelmente se vão arrastar em tribunal). Fiz essa questão no outro dia, responderam-me de uma forma que considero correcta: tu se andares com qualquer coisa ilegal no teu carro (a menos que seja algo muito grave) multam-te, não te tiram o carro. Neste caso é como andares com um kit xuning mas ainda não foste apanhado