Uma coisa que já me tinha ocorrido e que agora vi divulgada no site irmão http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 5&start=20
Todos os que têm/tiveram carros com computador de bordo, e se deram ao trabalho de fazer as contas kms percorridos e combustível no depósito, chegam à conclusão que o carro bebe um bocadinho mais do que apregoa (pelo menos o meu)! Se em grandes viagens essa diferença é desprezível, já em cidade e voltinhas, chaga a ser superior a 1l/100km
Este senhor, Jimmydreams, fez as continhas todas com um contador electrico dedicado e chegou a essa mesma conclusão em relação ao Leaf.
Apesar das contas em milhas me baralharem um pouco, dá para perceber que ele fez 5,74km/kWh, fazendo as contas ao contrario 5,74*24kWh=137km, ligeiramente diferente da media anunciada no Carwings 6.37km/kWh. Ora 6,37*24kWh=152Km
Parece pouco mas sempre são 15km (+/-10%) de autonomia por cada carga completa.
Este Sr. foi o mesmo que percorreu 178km (com uma carga, alegadamente) no dia em que recebeu o Leaf
Alguem sabe onde adquirir um contador decente e barato para este efeito?
Pagina dos dados https://spreadsheets.google.com/pub?key ... utput=html

Consumo real do Leaf
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Consumo real do Leaf
Eu comprei este medidor de energia no ebay há uns tempos. De acordo com alguns testes que fiz com cargas conhecidas, tem um erro de medição baixo:
http://cgi.ebay.co.uk/EU-PLUG-Advanced- ... 2983wt_908
A corrente máxima suportada é de 15A, pelo que só é aconselhável de utilizar com o EVSE opcional de 10A.
Há equipamentos mais avançados para medir energia, factor de potência, etc mas penso que são caros. Se alguém conhecer algum e os preços que coloque aqui.
http://cgi.ebay.co.uk/EU-PLUG-Advanced- ... 2983wt_908
A corrente máxima suportada é de 15A, pelo que só é aconselhável de utilizar com o EVSE opcional de 10A.
Há equipamentos mais avançados para medir energia, factor de potência, etc mas penso que são caros. Se alguém conhecer algum e os preços que coloque aqui.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Consumo real do Leaf
Tenho um equipamento igualzinho a esse e acho que quem vai ter o Leaf devia de ter um obrigatóriamente para quando for necessário pedir para fazer um carregamento de oportunidade (até 10 amperes - 12 horas de 0% aos 100%) poder mostrar efectivamente a quem deixou fazer o carregamento o que efectivamente se consumiu e pagar de acordo com tal. Eu sei que vou usá-lo com frequência em Évora pois só vou fazer carregamentos de 10 amperes mas como fico aqui toda a semana tenho muito tempomjr Escreveu:Eu comprei este medidor de energia no ebay há uns tempos. De acordo com alguns testes que fiz com cargas conhecidas, tem um erro de medição baixo:
http://cgi.ebay.co.uk/EU-PLUG-Advanced- ... 2983wt_908
A corrente máxima suportada é de 15A, pelo que só é aconselhável de utilizar com o EVSE opcional de 10A.
Há equipamentos mais avançados para medir energia, factor de potência, etc mas penso que são caros. Se alguém conhecer algum e os preços que coloque aqui.

Ps: mjr - desta vez consegui poupar umas coroas em relação a ti pois paguei 12,99 € pelo meu

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Re: Consumo real do Leaf
Energy meter for measuring the real-time voltage of the power supply (160-240V AC),and running power of appliances (1-3000W)
Acho que o Leaf com a evse de origem passa os 3000. Sendo watts chineses estão a vontade para usar isso? Diz lá tb PEAK 15A. Sem ser PEAK deve dar qts? 13-10?
Uma das razoes que me apresentaram para o cabo de origem no nosso País não ter ficha shuko, é que apesar de aguentarem 16A, as shuko podem começar a derreter qd se usa 16A CONTINUAMENTE.
Razão pela qual os fornos não têm ficha e são vendidos com um cabo para ligar a uma caixa de derivação.O meu forno é assim e tem de Pot Max 3200W
Acho que o Leaf com a evse de origem passa os 3000. Sendo watts chineses estão a vontade para usar isso? Diz lá tb PEAK 15A. Sem ser PEAK deve dar qts? 13-10?
Uma das razoes que me apresentaram para o cabo de origem no nosso País não ter ficha shuko, é que apesar de aguentarem 16A, as shuko podem começar a derreter qd se usa 16A CONTINUAMENTE.
Razão pela qual os fornos não têm ficha e são vendidos com um cabo para ligar a uma caixa de derivação.O meu forno é assim e tem de Pot Max 3200W
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Consumo real do Leaf
É por isso que só irei usar este aparelho quando utilizar o adaptador de 10 amperes.vgomes Escreveu:Energy meter for measuring the real-time voltage of the power supply (160-240V AC),and running power of appliances (1-3000W)
Acho que o Leaf com a evse de origem passa os 3000. Sendo watts chineses estão a vontade para usar isso? Diz lá tb PEAK 15A. Sem ser PEAK deve dar qts? 13-10?
Uma das razoes que me apresentaram para o cabo de origem no nosso País não ter ficha shuko, é que apesar de aguentarem 16A, as shuko podem começar a derreter qd se usa 16A CONTINUAMENTE.
Razão pela qual os fornos não têm ficha e são vendidos com um cabo para ligar a uma caixa de derivação.O meu forno é assim e tem de Pot Max 3200W
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Consumo real do Leaf
Por isso é que indiquei que será apenas para usar com o EVSE de 10A.vgomes Escreveu:Energy meter for measuring the real-time voltage of the power supply (160-240V AC),and running power of appliances (1-3000W)
Acho que o Leaf com a evse de origem passa os 3000. Sendo watts chineses estão a vontade para usar isso? Diz lá tb PEAK 15A. Sem ser PEAK deve dar qts? 13-10?
Uma das razoes que me apresentaram para o cabo de origem no nosso País não ter ficha shuko, é que apesar de aguentarem 16A, as shuko podem começar a derreter qd se usa 16A CONTINUAMENTE.
Razão pela qual os fornos não têm ficha e são vendidos com um cabo para ligar a uma caixa de derivação.O meu forno é assim e tem de Pot Max 3200W
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt