Que modelo escolheram?

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's

Que modelo do Nissan LEAF escolheram?

Preto sem spoiler
3
12%
Preto com spoiler
6
23%
Branco sem spoiler
1
4%
Branco com spoiler
6
23%
Azul sem spoiler
2
8%
Azul com spoiler
4
15%
Vermelho sem spoiler
2
8%
Vermelho com spoiler
1
4%
Cinzento sem spoiler
0
Sem votos
Cinzento com spoiler
1
4%
 
Total de votos: 26

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por ruimegas » 26 mar 2011, 15:12

aljesus Escreveu:Já votei no branco sem spoiler para ser o investimento mais baixo possível.
Mas se me garantirem que é grande a vantagem de ter o spoiler, mudo logo de ideias, apesar que eu gostava mesmo é que todo o tejadilho fosse fotovoltaico, para poder andar nem que fosse só mais um km por dia!

O investimento mais baixo é escolher o Leaf em preto pois não se paga os 400€ extra do metalizado que todas as outras cores têm.

O fotovoltaico não carrega nada as baterias de locomoção do carro, apenas carrega e bateria de 12v que apoio os equipamentos de apoio do carro tipo rádio, ventoinha (não é o Ar condicionado), luzes do tablier e outros pequenos consumos.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por mjr » 26 mar 2011, 15:42

Apesar de o painel não carregar a bateria principal, evita que a bateria auxiliar use a principal para se carregar. Assim permite que de dia se faça mais algumas dezenas de metros ;)

O preto é de facto mais barato!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por mikexilva » 26 mar 2011, 16:45

Mas nos dias e sol, o preto exige muito mais do AC para manter a temperatura aceitavel no interior
É como um grande anti-painel solar... :)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por mjr » 26 mar 2011, 21:24

Sim, um pouco mais. Mas o principal contribuinte para o aquecimento são mesmo os vidros, que fazem um efeito de estufa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por mikexilva » 27 mar 2011, 00:28

Pois, aí não há muito a fazer, pois não deve ser permitido usar película reflectora nos vidros da frente... devia haver uma opção com janela no tejadilho.. mas seria mais uma extra para o tornar mais caro, e como o LEAF tem bastante espaço vertical, acaba por ajudar a manter o calor junto ao tejadilho mais afastado da cabeça ;)

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por aljesus » 27 mar 2011, 00:31

O preto, mais barato?
Essa agora! Querem ver que agora está tudo ao contrário?
É verdade que nem me dei ao trabalho de verificar o preço do preto porque nunca me passaria pela cabeça escolhê-la, até porque normalmente é sempre metalizada, ao contrário do branco que, quando é simples (tipo frigorífico), é a opção mais barata.
ruimegas Escreveu:
mjr Escreveu:ao fim de 10 anos a poupança de electricidade seria de 65€. Na práctica seriam aí uns 15 €...
Para mim o objectivo não seria a poupança mas sim a autonomia: se puder andar mais uns metros com um painel solar, porque não?
batalha Escreveu:mas para 1km talvez dê :?:
Pois, mas eu referia-me a um hipotético tejadilho repleto de painéis na totalidade e não apenas o spoiler...

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por ruimegas » 27 mar 2011, 11:54

aljesus Escreveu:O preto, mais barato?
Essa agora! Querem ver que agora está tudo ao contrário?
É verdade que nem me dei ao trabalho de verificar o preço do preto porque nunca me passaria pela cabeça escolhê-la, até porque normalmente é sempre metalizada, ao contrário do branco que, quando é simples (tipo frigorífico), é a opção mais barata.
ruimegas Escreveu:
mjr Escreveu:ao fim de 10 anos a poupança de electricidade seria de 65€. Na práctica seriam aí uns 15 €...
Para mim o objectivo não seria a poupança mas sim a autonomia: se puder andar mais uns metros com um painel solar, porque não?
batalha Escreveu:mas para 1km talvez dê :?:
Pois, mas eu referia-me a um hipotético tejadilho repleto de painéis na totalidade e não apenas o spoiler...

Essa questão foi colocada à Nissan e a resposta foi que iria afectar demasiado os custos do carro obrigando a um aumento que a Nissan entendeu não se justificar nesta altura.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por aljesus » 30 mar 2011, 00:10

ruimegas Escreveu:a Nissan entendeu não se justificar nesta altura.
Compreendo, mas acredito que irá ser uma opção incontornável dentro de algum tempo.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por ruimegas » 30 mar 2011, 00:25

aljesus Escreveu:
ruimegas Escreveu:a Nissan entendeu não se justificar nesta altura.
Compreendo, mas acredito que irá ser uma opção incontornável dentro de algum tempo.

Concordo e assim será inevitavelmente mas para tal a captação de energia terá de ultrapassar em muito os 14% que os painéis captam por enquanto apesar da Sanyo já estar a comercializar uns com 20% de captação. Fala-se que quando os painéis tiverem rendimentos de 40% ai sim começam a ter o rendimento necessário para esse tipo de utilização pois diminui substancialmente a área necessária de exposição para a mesma produção de energia.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Que modelo escolheram?

Mensagem por mjr » 30 mar 2011, 10:34

ruimegas Escreveu:
aljesus Escreveu:
ruimegas Escreveu:a Nissan entendeu não se justificar nesta altura.
Compreendo, mas acredito que irá ser uma opção incontornável dentro de algum tempo.

Concordo e assim será inevitavelmente mas para tal a captação de energia terá de ultrapassar em muito os 14% que os painéis captam por enquanto apesar da Sanyo já estar a comercializar uns com 20% de captação. Fala-se que quando os painéis tiverem rendimentos de 40% ai sim começam a ter o rendimento necessário para esse tipo de utilização pois diminui substancialmente a área necessária de exposição para a mesma produção de energia.

Cumprimentos
Seja qual for o rendimento, para um carro normal de 1300-1600kg a energia solar no veículo será apenas para ajudar um pouco. Mesmo que o rendimento seja 100%, a potência absorvida em condições ideais (Sol no zénite, algo que em Portugal nunca acontece) seria no máximo 1000W para um painel de 1m^2. Para circular a 60 km/h são necessários perto de 10kW de potência, logo a essa velocidade o 1kW solar daria para incrementar a autonomia em 10% em condições ideais.

O que eu penso é que economicamente nunca compensará pois o custo dos painéis será sempre muito superior ao custo de electricidade, mesmo quando diluído no tempo de vida útil do carro. Relativamente à autonomia, esta poderá melhorar ligeiramente em dias de Sol, mas muito ligeiramente. Poderá ser eventualmente interessante para veículos estacionados ao Sol durante o dia, pois irá aumentar a carga da bateria substancialmente ao fim do dia (especialmente nos 6 meses em que o Sol está a norte do equador).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”