
O projecto CLEAR 2.0, financiado pela comissão Europeia, envolve o estudo de caso reais que representam os diferentes perfis domésticos para avaliar as tecnologias mais usadas e o tipo de consumo das famílias Portuguesas.
As principais necessidades de uma casa, incluindo aquecimento, refrigeração e produção de eletricidade (incluindo sistemas de armazenamento e monitorização), serão avaliadas através de abordagens centradas no consumidor.
Iremos verificar o antes e depois da implementação de medidas e/ou instalação de equipamentos.
Neste sentido, iremos no futuro selecionar e monitorizar agregados familiares e implementar medidas que conduzam a uma optimização dos seus consumos.
CLEAR 2.0 visa superar as barreiras regulatórias e ajuda a criar um ambiente de política favorável europeu e nacional, o que fortalecerá as ações coletivas dos consumidores. Com o resultado desta campanha de monitorização, poderemos implementar medidas e políticas de apoio às energias renováveis a nível internacional e nacional.
Irão ser seleccionadas várias famílias para 4 perfis:
Perfil A - Agregados que não usam equipamentos de Energias Renováveis
Perfil B - Agregados que têm equipamentos de Energias Renováveis
Perfil C - Agregados que têm Baterias para armazenamento de energia
Perfil D - Agregados que detêm carros elétricos
São considerados NÃO Energias Renováveis: uso botija, termoventiladores elétricos, lareiras, sem aquecimento, etc
São considerados Energias Renováveis: consumidores que usam em suas habitações solar térmico e/ou fotovoltaico e/ou Ar-Condicionado e/ou recuperador de calor.
Diga-nos em comentário o seu perfil energético e participe numa monitorização futura.
Basta enviar um email para CLEAR@deco.proteste.pt a indicar o/os seus Perfis ou aceda à comunidade em https://energias-renovaveis-emcasa.pt/a ... f/13/t/597