
Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 110
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 110
O que acham?
O Conselho de Ministros espanhol de hoje decidiu aprovar um pacote de medidas para diminuir o consumo de combustíveis no país. Assim, a partir de 7 de Março, a velocidade máxima em auto-estradas e circulares das grandes cidades passará dos actuais 120 quilómetros por hora para 110 quilómetros por hora.
In Publico: http://www.publico.pt/Mundo/espanha-red ... mh_1482122
O Conselho de Ministros espanhol de hoje decidiu aprovar um pacote de medidas para diminuir o consumo de combustíveis no país. Assim, a partir de 7 de Março, a velocidade máxima em auto-estradas e circulares das grandes cidades passará dos actuais 120 quilómetros por hora para 110 quilómetros por hora.
In Publico: http://www.publico.pt/Mundo/espanha-red ... mh_1482122
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Não concordo. De todo.
Não vejo grandes diferenças de 120 para 110km/h.
Com a insonorização e isolamento em geral que muitos carros possuem hoje em dia, fazer viagens de centenas de quilómetros a 110 só vai provocar sonolência precoce (há estudos que confirmam a interferência baixa velocidade/nível de atenção)
Em termos de segurança activa e passiva também não vislumbro grandes vantagens.
Até gostava de saber qual é a média de redução de consumo de 120km/h para 110Km/h...
Não vejo grandes diferenças de 120 para 110km/h.
Com a insonorização e isolamento em geral que muitos carros possuem hoje em dia, fazer viagens de centenas de quilómetros a 110 só vai provocar sonolência precoce (há estudos que confirmam a interferência baixa velocidade/nível de atenção)
Em termos de segurança activa e passiva também não vislumbro grandes vantagens.
Até gostava de saber qual é a média de redução de consumo de 120km/h para 110Km/h...

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Aqui a questão não é de segurança mas de economia. O consumo de energia varia com o cubo da velocidade relativamente ao atrito viscoso com o ar. Isto faz com que o consumo por km varie com o quadrado da velocidade. Assim a poupança é de (110/120)^2=0,84. Portanto uma poupança de 16%. Num veiculo que gaste 6l/100km a 120lm/h baixa para 5,1l/100km a 110. Na pratica a redução é menor pois os gastos energéticos não estão só relacionados com o atrito viscoso. Mas seguramente 10% de energia são poupados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Com incontáveis variáveis como, aerodinâmica, relações de caixa, pressão e atrito de pneus, binário, etc, etc, parece-me que é muito relativa qualquer tentativa de generalização de valores.
Pela minha experiência pessoal não vislumbro uma redução tão drástica.
Sinceramente parece-me uma medida improdutiva.
Pela minha experiência pessoal não vislumbro uma redução tão drástica.
Sinceramente parece-me uma medida improdutiva.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Esta semana fui a Lisboa. Na ida fiz 120-130 km/h, consumo de 5,4. Na volta vim a 95-105km/h, consumo de 4,1. Que o consumo baixa bastante é um facto. Acho que nem sequer é esta a questão aqui. O importante é saber se deve ser o estado a impor o que cada um gasta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Sim, existe redução. Mas eu acho que não é significativo entre 110 e 120. 10 km/h de diferença.
Os Estados devem incentivar a compra de veículos mais recentes e ecológicos ( veículo novo pode emitir menos a 140km/h que um com 10 ou 15 anos a 120km/h...).
Além disso os veículos gastam mais no pára-arranca (cidade) e não em vias rápidas. Por isso deve também incentivar transportes públicos.
Mais importante que limite de velocidade, a meu ver
Os Estados devem incentivar a compra de veículos mais recentes e ecológicos ( veículo novo pode emitir menos a 140km/h que um com 10 ou 15 anos a 120km/h...).
Além disso os veículos gastam mais no pára-arranca (cidade) e não em vias rápidas. Por isso deve também incentivar transportes públicos.
Mais importante que limite de velocidade, a meu ver

- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
Na realidade com o limite a 120 a maior parte das pessoas andam a maior parties das vezes a 130 140. E a apesar da diferenca destes 10 km/h ser a mesma, a mais velocidade tem mais impacto no consumo.
Mas é verdade que ir devagar pode causar sonolência, mas isso até a 120, basta estar frio e ter o aquecimento ligado... só quando aumentam os níveis de adrenalina é que passa um pouco a sonolência, isto pode ser por exemplo com mais velocidade, mas também implica algum risco adicional.
Mas esta medida para os carros eléctricos vão aumentar a autonomia na autoestrada, e a velocidade máxima do LEAF fica assim mais folgada para estes limites
Mas é verdade que ir devagar pode causar sonolência, mas isso até a 120, basta estar frio e ter o aquecimento ligado... só quando aumentam os níveis de adrenalina é que passa um pouco a sonolência, isto pode ser por exemplo com mais velocidade, mas também implica algum risco adicional.
Mas esta medida para os carros eléctricos vão aumentar a autonomia na autoestrada, e a velocidade máxima do LEAF fica assim mais folgada para estes limites

- batalha
- Mensagens: 631
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Negrais, Sintra
Re: Espanha reduz velocidade máxima nas auto-estradas para 1
A meu ver esta medida tem um forte impacto económico
, tanto ao nível dos conductores como do estado.
Isto irá permitir um aumento considerável do valor das multas por excesso de velocidade
Lá como cá "Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo"

Isto irá permitir um aumento considerável do valor das multas por excesso de velocidade

Lá como cá "Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo"