Que eu saiba não há limite de número de cafés, pelo que esse argumento não funciona. Se eu quiser abrir um café posso ou comprar um ou abrir um novo pedindo as respetivas licenças que serão dadas caso cumpra com os requisitos legais.santanamos Escreveu:Quando falam nisto fico na dúvida se se referem realmente a um papel camarário ou a outra coisa qualquer.mjr Escreveu:O problema é quando são atribuídas licenças e depois passa a haver um negócio com elas.
Fazemos o exercicio então. Um de vocês abre um café; trata da licença, alvará, compra o espaço e faz obras, compra a caixa registadora e o software certificado, balanças aferidas etc, pede inspecção para iniciar a actividade. Se faltar indicações de saida de emergencia volta a tratar disso e pede outra inspecção.
Por fim, abre as portas e aparece-lhe uma oportunidade nouta cidade. O que faz ao café? Oferece-o de borla ao primeiro que aparecer. É isto?
A licença não é um negócio. É uma vaga. Ninguém compra licenças para vender! O que se vende é a empresa toda formada, com as obras feitas, com o carro inspeccionado, aferido, com contabilidade, tudo feito e a operar.
Ninguém compra um café por 500, faz obras de remodelação por 1000 e vende no mês a seguir po 500, isso é ruinoso.
No taxi é igual, compra-se uma "licença", troca-se de carro e trabalha-se com ela. O negócio é trabalhar com o taxi e não o comércio de licenças!

A uber é ilegal. Ponto final.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Correcto mjr, nos taxis há limites e nos cafés não. A ideia que eu tentei explicar é que a venda de licenças não é um negócio, a transmissão da empresa formada num todo é que tem um custo mas não se ganha dinheiro nisso, é simplesmente recuperar uma série de custos que houve para a construção da empresa.
É que a menira como dizem parece que recebemos uma empresa à borla e depois vende-se por um dinheirão.
É que a menira como dizem parece que recebemos uma empresa à borla e depois vende-se por um dinheirão.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Nos táxis paga-se uma enormidade só para poder entrar no negócio (como já disse, o principal ativo das empresas de táxi é o alvará) e isso para mim não faz sentido. Os negócios comparáveis são os das farmácias, em que mais uma vez há contingente, sobre a capa do serviço público. E até percebo em certa medida isso, embora ache que os valores de dezenas de milhares de Euros que as licenças de táxi valem um indicador claro que há carros a menos...
Os carros das plataformas não fazem serviço público e por isso não podem aparentemente ter contingente segundo a Constituição da República como já falaram antes. Não sei como vão dar a volta a isso...
Os carros das plataformas não fazem serviço público e por isso não podem aparentemente ter contingente segundo a Constituição da República como já falaram antes. Não sei como vão dar a volta a isso...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 173
- Registado: 04 ago 2016, 18:43
- Data de fabrico: 11 mar 2016
- Capacidade bateria: Tesla S 90D
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
A comparação com cafés não tem sentido porque ninguém trespassa alvarás de cafés, mas sim as unidades físicas.
A comparação com as farmácias faria sentido se fossem coisas equivalentes. As farmácias são fiscalizadas forte e feio. Os taxis e s empresas de taxis...pelos vistos não.
Aquele artigo sobre as empresas de taxis deixa entrever um negócio lucrativo de venda de alvarás .E se se vendem assim tão bem..é porque são escassos e artificialmente mantidos assim, eu sou contra essas regulações artificiais,vivo na livre concorrência, tenho de fazer melhor para superar os concorrentes e vejamos, o Santanamos não é um exemplo do taxista típico...o taxista típico é o cromo das meninas virgens e o outro que acha que pode estar-se nas tintas para as opiniões dos clientes.
É extremamente difícil fazer queixa de um serviço de taxi e provar a queixa, mais ainda, não sabemos quem nos vai atender, avaliações, etc.-Se houvesse um sistema de rating como o da Uber para os taxis seria essencial, porque as maçãs podres escondem-se usando a capa da classe toda para se esconder.
A comparação com as farmácias faria sentido se fossem coisas equivalentes. As farmácias são fiscalizadas forte e feio. Os taxis e s empresas de taxis...pelos vistos não.
Aquele artigo sobre as empresas de taxis deixa entrever um negócio lucrativo de venda de alvarás .E se se vendem assim tão bem..é porque são escassos e artificialmente mantidos assim, eu sou contra essas regulações artificiais,vivo na livre concorrência, tenho de fazer melhor para superar os concorrentes e vejamos, o Santanamos não é um exemplo do taxista típico...o taxista típico é o cromo das meninas virgens e o outro que acha que pode estar-se nas tintas para as opiniões dos clientes.
É extremamente difícil fazer queixa de um serviço de taxi e provar a queixa, mais ainda, não sabemos quem nos vai atender, avaliações, etc.-Se houvesse um sistema de rating como o da Uber para os taxis seria essencial, porque as maçãs podres escondem-se usando a capa da classe toda para se esconder.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:22, editado 1 vez no total.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Pronto, tinha de azedar a conversa 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Pronto, se calhar não dá para comparar com os cafés pois nunca trabalhei em nenhum
mas acho que me fiz entender.
Deixo aqui um link para acetinar a nossa imagem:
http://observador.pt/2016/10/12/e-quand ... -estrelas/
Os clientes habituais até gostam de nós, não somos assim tão poucos a dignificar a classe.
Sei que parece difícil reclamar de um taxi porque não há um livro de reclamações; antigamente era na policia, agora é numa entidade de resolução de pequenos delitos (nem sei de cor o nome daquilo) mas está à vista dentro dos carros a onde se devem dirigir. Recomendo sempre que peçam factura e confirmem se tem os dados da empresa ou então apontem o numero da licença e/ou matricula.
Pessoalmente, quando se mostram desconfiados, discrimino tudo na factura para o cliente analizar bem e se quiser reclamar a entidade poder verificar, mas nunca tive problemas.

Deixo aqui um link para acetinar a nossa imagem:
http://observador.pt/2016/10/12/e-quand ... -estrelas/
Os clientes habituais até gostam de nós, não somos assim tão poucos a dignificar a classe.
Sei que parece difícil reclamar de um taxi porque não há um livro de reclamações; antigamente era na policia, agora é numa entidade de resolução de pequenos delitos (nem sei de cor o nome daquilo) mas está à vista dentro dos carros a onde se devem dirigir. Recomendo sempre que peçam factura e confirmem se tem os dados da empresa ou então apontem o numero da licença e/ou matricula.
Pessoalmente, quando se mostram desconfiados, discrimino tudo na factura para o cliente analizar bem e se quiser reclamar a entidade poder verificar, mas nunca tive problemas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Voces sabem que a minha posição é de crítica ao que se tem passado em ambos os lados da moeda, crítico sem problema os colegas que prestam mau serviço. Vou deixar aqui um link que vai ao encontro do que aqui se tem discutido e que também vai ao encontro da vossa opinião.
http://www0.rtp.pt/play/p2411/e254083/o-outro-lado
Se quiserem contestar ou tomar um partido, estão à vontade. Sem recentimentos
http://www0.rtp.pt/play/p2411/e254083/o-outro-lado
Se quiserem contestar ou tomar um partido, estão à vontade. Sem recentimentos

Re: A uber é ilegal. Ponto final.
"mais uma acha para a fogueira"
http://visao.sapo.pt/actualidade/socied ... -dos-taxis
http://visao.sapo.pt/actualidade/socied ... -dos-taxis
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: A uber é ilegal. Ponto final.
Atenção que esse valor de 500€ se refere apenas a um papel que se chama "licença".edurod Escreveu:"mais uma acha para a fogueira"
http://visao.sapo.pt/actualidade/socied ... -dos-taxis
Só para a renovar gasto mais do que isso. Não sei o custo real do processo para abrir uma empresa de taxis de raiz mas... esquece os 500€. Bem mais do que isso ficam os reconhecimentos de assinaturas.
Ai se fosse 500€... lol, era uma mina
