Ok. Vejamos, até pode ser melhor que os outros CI, e depois? Contínua a ser pior que um VE e não há nenhum argumento irracional aqui.
Fui a uma conferência sobe Mobilidade Elétrica o ano passado na Universidade de Aveiro, e um orador convidado quando alguém falou em aprimorar o motor de combustão ele usou a expressão de que isso era "limar o nariz ao dinossauro", pode ficar mais redondinho mas não melhora quase nada.
No entanto há uma tecnologia que inclui combustão que tem hipótese de, essa sim, melhor significativamente a coisa.
Trata-se de largar o motor de pistão e passar para o híbrido de turbina.
Uma turbina em regime de velocidade estacionário acoplada a um gerador é bastante mais eficiente que um motor de pistão.
Notaram a aproximação deste sistema ao funcionamento do conjunto "central elétrica a turbina + VE" ?

Em vez de se separar a central do carro, vai tudo no mesmo pacote.
Directamente às rodas a velocidades variáveis já é melhor mesmo o motor de pistão, já que as turbinas têm uma gama de funcionamento eficiente bastante estreita.
Vejam aqui:
http://green.autoblog.com/2009/06/12/fo ... d-w-video/
Esse é o futuro do carro que use combustível.