Carregamento em garagem
Carregamento em garagem
Olá,
Ontem fui ver um apartamento com garagem. A garagem tem tomada elétrica e existe um interruptor no disjuntor dentro do apartamento que é referente à garagem. Portanto deduzo que a eletricidade está ligada ao apartamento, o que é menos um problema. Agora queria confirmar se é possível carregar lá a 10A. Pelo o que vi no interruptor dizia C16, o que assumo que permita potências até 16A. Alguém confirma?
Se for preciso mais informações também posso dar. Obrigado.
Ontem fui ver um apartamento com garagem. A garagem tem tomada elétrica e existe um interruptor no disjuntor dentro do apartamento que é referente à garagem. Portanto deduzo que a eletricidade está ligada ao apartamento, o que é menos um problema. Agora queria confirmar se é possível carregar lá a 10A. Pelo o que vi no interruptor dizia C16, o que assumo que permita potências até 16A. Alguém confirma?
Se for preciso mais informações também posso dar. Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3478
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento em garagem
Dá para carregar com toda a segurança mesmo a 16A, basta colocar uma tomada CEE ou uma wallbox.
Para carregar com o EVSE de origem convém ver se a tomada que lá existe não está envelhecida e com as molas frouxas.
Na dúvida, uma tomada nova também custa menos de 5€.
Para carregar com o EVSE de origem convém ver se a tomada que lá existe não está envelhecida e com as molas frouxas.
Na dúvida, uma tomada nova também custa menos de 5€.
Re: Carregamento em garagem
Obrigado. Os 10A chegam-me, mas é bom saber que posso usar os 16A tranquilamente.
A tomada pareceu-me boa.
A tomada pareceu-me boa.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- Giugiaro
- Mensagens: 28
- Registado: 14 out 2021, 18:04
- Data de fabrico: 01 jan 2015
- Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
- Localização: Valongo
Re: Carregamento em garagem
Aproveitando o tópico, deixo também a minha questão.
Tenho em construção uma garagem num terreno detido por nós, afastado de casa. Toda a construção será nova, incluindo o fornecimento elétrico.
Considerando que tenho um Renault Zoe R240 de carga máxima a 22kW trifásico, e não consumindo mais que 4kWh por dia de bateria nos dias mais gélidos, qual será a melhor opção para instalação?
Para já estava a considerar uma Schuko para combinar com o carregador que já vinha incluído com o veículo, que carrega no máximo a 1,7kW.
Mas se considerarem que devo optar por outro equipamento e maior potência, também a pensar no longo prazo, agradecia as sugestões.
Tenho em construção uma garagem num terreno detido por nós, afastado de casa. Toda a construção será nova, incluindo o fornecimento elétrico.
Considerando que tenho um Renault Zoe R240 de carga máxima a 22kW trifásico, e não consumindo mais que 4kWh por dia de bateria nos dias mais gélidos, qual será a melhor opção para instalação?
Para já estava a considerar uma Schuko para combinar com o carregador que já vinha incluído com o veículo, que carrega no máximo a 1,7kW.
Mas se considerarem que devo optar por outro equipamento e maior potência, também a pensar no longo prazo, agradecia as sugestões.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento em garagem
Se é um Zoe, o carregador deve dar até 16A (3,7kW) com as tomadas Green Up ou um íman a simular o mesmo efeito. Pelo menos é o que costuma vir de origem.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Carregamento em garagem
Eu no Zoe não consideraria carregar nunca a menos de 16A em monofásico. A eficiência da carga cai a pique abaixo disso, tornando muito mais caro o uso do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Carregamento em garagem
Já agora, na garagem também tinha um disjuntor com um interruptor C10 e outro C16. Alguém faz ideia porque está assim?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamento em garagem
C10 iluminação C16 tomadas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento em garagem
Eu não carregaria a 16A numa tomada normal. Já o fiz e derreteu-se a ficha.
O Nissan Leaf, quer o 24, quer o 40, carregam bem a 6A.
Em casa, usei sempre o EVSE Nissan que carregar a 10A.
Nunca precisei de mais.
O Nissan Leaf, quer o 24, quer o 40, carregam bem a 6A.
Em casa, usei sempre o EVSE Nissan que carregar a 10A.
Nunca precisei de mais.
Re: Carregamento em garagem
Certo, obrigado. Se fosse carregar a 16A colocaria, sem dúvida, uma tomada CEE.
Para mim os 10A também seriam suficientes.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019