frankesousa Escreveu: ↑03 jul 2022, 12:38
cfvp Escreveu: ↑03 jul 2022, 10:29
frankesousa Escreveu: ↑03 jul 2022, 10:23
Basicamente "só" os 30mA garantem que se alguém (criança ou adulto) meter as mãos na fase (numa tomada) o diferencial dispara antes de "aleijar a sério".
Eu mudava esse diferencial para 30mA para estar descansado.
Certo. Este valor deve ter vindo a ser reduzido ao longo dos anos, porque no apartamento onde estou agora, que é mais antigo, o diferencial é 500mA.
Antigamente era só para homens, agora é tudo umas flores de estufa
Agora sem brincadeira, 30mA é regra para circuitos de tomadas (ou seja acessíveis normalmente a mãos de pessoas)
Não sou eletricista, mas pelo que tenho visto fiquei com a ideia que 30mA e apenas para circuitos que esteja "perto" de água, por exemplo: WC tomadas exteriores, termo acumuladores, etc, o restante pode ser em 300mA, já tivemos casos em apartamentos que o quadro dispara em alturas aleatórias, por razões aleatórias, segundo o engenheiro que faz os nossos projetos elétricos, pode ser uma coisa simples como mau isolamento do fio de um pequeno eletrodoméstico a fazer passagem, ou até mesmo um carregador de um telemóvel, as ultimas instalações tem dois diferenciais o de 30mA para zonas "sensiveis" e um de 300mA para o resto.
Já apanhei choques em instalações com diferenciais de 300mA e nunca tive problemas, posso ter tido sorte.