Carregamento em garagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Giugiaro
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por Giugiaro » 22 jul 2022, 16:32

pemifer Escreveu:
24 jun 2022, 17:57
Eu não carregaria a 16A numa tomada normal. Já o fiz e derreteu-se a ficha.
Então de qualquer das formas seria uma tomada GreenUp com o EVSE da Renault e respetivos cabos e disjuntores.

Ou vale a pena ir por uma Wallbox ligada diretamente por cabo ao quadro? A da EVChargers.pt recomenda-se ou há um historial menos agradável?
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Gameiro101
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por Gameiro101 » 22 jul 2022, 18:03

frankesousa Escreveu:
03 jul 2022, 12:38
cfvp Escreveu:
03 jul 2022, 10:29
frankesousa Escreveu:
03 jul 2022, 10:23
Basicamente "só" os 30mA garantem que se alguém (criança ou adulto) meter as mãos na fase (numa tomada) o diferencial dispara antes de "aleijar a sério".

Eu mudava esse diferencial para 30mA para estar descansado.
Certo. Este valor deve ter vindo a ser reduzido ao longo dos anos, porque no apartamento onde estou agora, que é mais antigo, o diferencial é 500mA. :lol:
Antigamente era só para homens, agora é tudo umas flores de estufa :lol: :lol: :lol:

Agora sem brincadeira, 30mA é regra para circuitos de tomadas (ou seja acessíveis normalmente a mãos de pessoas)
Não sou eletricista, mas pelo que tenho visto fiquei com a ideia que 30mA e apenas para circuitos que esteja "perto" de água, por exemplo: WC tomadas exteriores, termo acumuladores, etc, o restante pode ser em 300mA, já tivemos casos em apartamentos que o quadro dispara em alturas aleatórias, por razões aleatórias, segundo o engenheiro que faz os nossos projetos elétricos, pode ser uma coisa simples como mau isolamento do fio de um pequeno eletrodoméstico a fazer passagem, ou até mesmo um carregador de um telemóvel, as ultimas instalações tem dois diferenciais o de 30mA para zonas "sensiveis" e um de 300mA para o resto.

Já apanhei choques em instalações com diferenciais de 300mA e nunca tive problemas, posso ter tido sorte.

AiOGajo
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por AiOGajo » 01 ago 2022, 18:05

Giugiaro Escreveu:
22 jul 2022, 16:32
pemifer Escreveu:
24 jun 2022, 17:57
Eu não carregaria a 16A numa tomada normal. Já o fiz e derreteu-se a ficha.
Então de qualquer das formas seria uma tomada GreenUp com o EVSE da Renault e respetivos cabos e disjuntores.

Ou vale a pena ir por uma Wallbox ligada diretamente por cabo ao quadro? A da EVChargers.pt recomenda-se ou há um historial menos agradável?
A Renault agora pede €600 pelo carregador de tomada normal.

E agora estou também com esta questão: Compro Wallbox ou um EVSE+GreenUp+Shelly1PM.

mafgod
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por mafgod » 01 ago 2022, 21:54

Consegues um EVSE regulável até 16A por muito menos...
Se quiseres mais pormenores manda mensagem privada.

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BrunoAlves
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 01 ago 2022, 23:28

AiOGajo Escreveu:
01 ago 2022, 18:05
A Renault agora pede €600 pelo carregador de tomada normal.
600€, não sendo obviamente barato, não é extraordinariamente caro. O problema, provavelmente, será ser um EVSE de potência fixa.

Nesse particular, continua a ser muito melhor opção o EVSE do nosso Apr, que só não tira finos porque de resto tudo faz :mrgreen:
AiOGajo Escreveu:
01 ago 2022, 18:05
EVSE+GreenUp+Shelly1PM
Epa não... Em vez de uma GreenUp podes comprar isto, que é a "mesma" tomada sem o autocolante verde ;)
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14695212

O ideal é uma tomada industrial, mais barata e sem o factor marketing. E claro, um EVSE com tomada compatível
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por x112358 » 31 jan 2023, 22:58

BrunoAlves Escreveu:
01 ago 2022, 23:28
Epa não... Em vez de uma GreenUp podes comprar isto, que é a "mesma" tomada sem o autocolante verde ;)
https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ele ... F_14695212

O ideal é uma tomada industrial, mais barata e sem o factor marketing. E claro, um EVSE com tomada compatível
Tenho uma tomada na rua, que vem diretamente do quadro principal, ligada a um disjuntor Hager MW 116 C16. Esta tomada está num circuito que alimenta uma ou duas tomadas exteriores e 3 lâmpadas fluorescentes.
Substituindo esta tomada por uma ficha CEE azul, e utilizado um adaptador CEE para shuko, é suficiente e seguro para efetuar o carregamento com o cabo que vem de origem com o carro (Opel Corsa-e)?
Ou é preferível montar apenas uma tomada shuko igual à que referiste?
Obrigado.

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BrunoAlves
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 01 fev 2023, 09:33

Se vais usar um adaptador, mais vale directamente a tomada que referi.
Se fores usar um EVSE que tenha ficha CEE em vez de Schuko, então sim montar tomada CEE 👍
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

x112358
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por x112358 » 01 fev 2023, 20:17

Obrigado desde já.
E é necessário montar um disjuntor diferencial?
Um amigo eletricista afirma que sim.

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BrunoAlves
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por BrunoAlves » 02 fev 2023, 15:52

Para carregamento de VEs monofásicos em tomada não é obrigatório, usa o do quadro/circuito onde a tomada já se inserir.
Mesmo para wallbox arriscava a dizer que a larguíssima maioria não tem protecção diferencial dedicada.

Como esse circuito está ligado a tomadas e iluminação no exterior, não seria pior ter um diferencial de alta sensibilidade, mas é só uma recomendação e para todo o circuito, não para a tomada em particular.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

AiOGajo
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Re: Carregamento em garagem

Mensagem por AiOGajo » 06 abr 2023, 17:22

Acabei por adquirir um EVSE portátil e tenho carregado sempre a 16A (3.7kw) em todas as tomadas que encontro, seja na garagem, na empresa ou na casa dos meus sogros... Não precisei da tomada Green Up.

Essa tomada é para os EVSE compatíveis? Nunca entendi para que servia.

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