Um desenterranço porque este tópico já não é actualizado há muito e, finalmente, fiz uma pequena road trip de VE. Fui a França.
A experiência não é muito grande porque no grosso da viagem carreguei em SuC mas, mesmo sendo esses gratuitos, prefiro pagar carregamentos se isso me permitir não ter de ir carregar propositadamente, sobretudo a muito bons preços como foi o caso.
Em AE:
- há uma cobertura muito significativa quer da rede Tesla (junto às AE, com muitas localizações abertas a outras marcas), quer da Ionity em áreas de serviço. Ao longo das AE, em áreas de serviço Total Energies, também há sempre PCR/PCUR. Não carreguei em AE, fui espreitando os postos que havia quando passava e na Chargemap.
Fora de AE:
- estive em 4 localizações distintas e a cobertura de PCN é muito, muito significativa, mesmo em localidades pequenas. PCR só usei uma vez e, quando precisei, também tinha um perto.
A app de referência em França é sem dúvida a Chargemap (a Miio lá do sítio - mas em mau

) onde estão virtualmente todos os postos, comentários da comunidade, etc. A própria Chargemap é EMSP e também permite usar a larga maioria dos postos em roaming, ainda que alguns apenas via RFID - que não tenho.
A Miio funciona lá como sabemos, é muito mais capaz que a Chargemap, mas tem menos postos - ainda assim muitos - e tem muito pouco conteúdo da comunidade.
Indispensável também é a IZIVIA (julgo ser a sucessora da Sodetrel). Interface horrendo, mas funciona e é necessária. Curiosamente fiz 1 carregamento com a IZIVIA, mais 3 carregamentos em postos "primos", mais raismaparta se aquilo não é o mesmo interface em todas com logotipos diferentes
Tentei usar o cartão Miio num posto, não consegui (ainda tive apoio do Rafael, mas não deu), a IZIVIA pedia-me 6€ para me registar na app e não quis, por isso a partir daí usei sempre o carregamento ad-hoc.
Tinham-me avisado que devia pedir o RFID da IZIVIA, mas já não tinha tempo e por isso fui "à campeão". Ou seja, um estrangeiro sem nenhum recurso/contrato para carregamento para o país.
A estratégia foi então encontrar os postos e preços com essas 3 apps, chegar ao posto e carregar ad-hoc.
Carreguei então em 5 postos diferentes. Dos que pesquisei para usar (e os que usei claro), parece claro que a cobrança por tempo é o padrão. Das cobranças por tempo fica claro que está perfeitamente enraizada a diferença entre os utilizadores de contrato e os ad-hoc. Em grande parte dos postos que vi não há diferença entre o custo ad-hoc e o custo via EMSP. O que há é preços diferenciados para utilizadores com contrato, para os locais e, em alguns casos, até para tarifa nocturna! (o que resolve claramente o problema de quem não pode carregar em casa nas cidades).
PCR numa pequena vila na ida. Pagamento via CC via QR code --> página web --> dados do CC, carregar. A página vai actualizando com o tempo, energia e custo da sessão (a parte do custo funciona bastante mal, só actualiza de tempos a tempos). Factura imediatamente a seguir ao carregamento.

38,2cts/kWh para uma potência média de apenas ~~35kW (coisas de nerfing...) num posto rápido pago por tempo.
PCN num parque de estacionamento coberto (pago) ao lado do Louvre. 5 PCNs (teoricamente de 22kW, na realidade de 18kW) num parque de estacionamento com 0 cobertura móvel

. Tentei por 2x usar o cartão Miio aqui, não deu, acabei por andar a correr rampa acima e abaixo para ganhar sinal junto à entrada, para baixo ligar o cabo, para cima, ... Foi giro de se ver

Mais uma vez QR code --> página web --> dados do CC, carregar. Factura no final.

Este posto era pago por energia e não por tempo, 30cts/kWh no sítio onde é achei barato.
PCN (7,2kW) a 50m da Torre Eiffel, também vários PCNs em linha. Estes postos são do operador BeLib, que opera muitos postos em Paris. Os tarifários deles são de meter medo à primeira vista, só que não

Como são postos em zonas premium, o custo sobe com o tempo de permanência, até chegarem a cobrar 10€/h

O tarifário por um lado é complexo, ao mesmo tempo resolvem o problema do estacionamento abusivo e
têm oferta para carregamento nocturno a custos bem porreiros --> abrir a imagem, está em miniatura para não saturar (mais) o post

Mais uma vez QR code --> página web --> dados do CC, carregar. Factura no final.

31,4cts/kWh para carregar a 50m da Torre Eiffel durante 2h. Nada mau.
PCN em Biarritz, 22kW junto à praia. Carreguei ao lado de um Spring

Aqui, apesar de ser na mesma da MobiVE como o primeiro PCR, tive de instalar a app. Foi a única vez que tive de facto de instalar uma app para carregar. QR Code --> app, dados do CC, carregar.
E outro PCN lá perto antes do regresso, igual da MobiVE também, ao lado de um ID3.
Em resumo: fácil. Zero problemas, nenhuma preparação antes, nada. Foi ir e carregar. Se é menos confortável que o RFID? É, claro que é. Mas se eu fosse de lá também teria vários cartões (únicos

)
Este método, no entanto, tem um problema que interessa realçar: em cada carregamento é bloqueado no CC o custo máximo da sessão, que depois é revertido no final desta.
Só que... "no final desta" às vezes era mais de 24h mais tarde. Em caso de carregamentos sucessivos fica algum saldo "cativo". Mas depois volta.