Tenho algumas dúvidas com o material requerido para a instalação de um ponto de carga na garagem (parqueamento comum do condomínio) e queria pedir o vosso auxílio, pois em algumas áreas tenho dúvidas quanto à interpretação das especificações do material a utilizar.
Eu vou utilizar a electricidade do condomínio, por isso vou ligar a minha instalação ao quadro do piso de estacionamento.
Nesse quadro, o disjuntor principal é um diferencial de 25A, por isso por aí acho que estou tranquilo.
Desse quadro, vou passar cerca de 20m de cabo (estou a pensar 6mm2 x3) para que no futuro possa aumentar a potência à vontade sem ter de trocar o cabo.
No meu lugar de estacionamento, vai ficar um ChargeMaster de 16A, e uma tomada Schuko de 16A que só vai servir para carregar a bike.
A idéia, quanto aos componentes, seria:
1 disjuntor diferencial de 25A, (de 30mA) à chegada do cabo que vem do quadro, e depois dois disjuntores "normais", 1 de 20A para o ChargeMaster e um de 16A para a Schuko. Estou a pensar bem?
Entre o diferencial e estes 2 disjuntores, e por imposição do condomínio, terei de colocar um medidor de energia, e um temporizador que irá fazer com que a electricidade só fique disponível (ligada) durante os períodos de vazio contratualizados com o fornecedor de energia. (sim, condomínios... quem não os tem, não sabe a sorte que tem

Esses 2 equipamentos são o que me está a deixar mais "preocupado", devido às suas especificações... Estive a ver estes, por exemplo:
Medidor
O Medidor indica que a potência é 5(40)A. Eu posso usar algo assim, numa linha que vai ter 16A de débito quase em contínuo, durante horas?
Temporizador
O Temporizador ainda é pior... dizem 16(4)A, no caso do que tenho no exemplo, mas depois começam a colocar valores muito abaixo dos 16A para vários tipos de lâmpadas, etc., e eu fico sem saber se aquilo suporta mesmo os 16A.
E isto para não falar que os que indicam ser capazes de ir a 16A são carissimos.
Estranho, quando depois se vêem os de tomada Schuko, semanais, a dizer 3680W, e a custar 15 ou 20€...
Mas por deliberação do condomínio, e até fui eu que sugeri pois pensei ser uma maneira de me salvaguardar no futuro, o contador e o temporizador têm de ficar em calha din, para ficarem fechados numa caixa sem acesso por parte dos condóminos, sem autorização da administração, para prevenir adulterações, o que quer dizer que não posso usar um desses.
Se tiverem instalado algo do género, ou tenham conhecimentos na área e me possam dar umas dicas ou sugestões de equipamentos alternativos, se for o caso, agradeço.