Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por LuisG » 04 mai 2017, 08:47

Quero acreditar que é mesmo falta de informação e desconhecimento dos utilizadores, pois já sabemos que quem os vende, percebe tanto como de carroças.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 04 mai 2017, 09:04

A razão é simples, o PCR já vem com o cabo, não é preciso ter trabalho em ir à mala buscar o cabo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

traveller
Proprietário Leaf
Mensagens: 143
Registado: 09 set 2016, 14:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 60 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por traveller » 04 mai 2017, 10:02

Tem um botão vermelho milagroso no meio do carregardor.

Na semana passada estava a carregar na A5 e apareceu um com um Volvo Plug-in que parou ao meu lado agarrou no cabo do lado e ligou ao carro e depois perguntou onde tinha que carregar para começar a carregar.

Eu disse

1º Este PCR só carrega um carro de cada vez
2º Necessita do cartão Mobie
3º Perguntei se o carro tinha carregador rápido o que ele disse logo que sim.
Última edição por traveller em 04 mai 2017, 10:12, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por mjr » 04 mai 2017, 10:07

Para os Zoe não resolve pois o cabo fica bloqueado do lado do carro. E o lugar continua ocupado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por santanamos » 04 mai 2017, 10:25

traveller Escreveu: 3º Perguntei se o carro tinha carregador rápido o que ele disse logo que sim.
Perguntaste quem lhe vendeu essa informação?!

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmmr74 » 04 mai 2017, 10:54

Devo confessar que após quase 3 anos a seguir este fórum dou por mim a muito raramente por "cá passar", pois verifico que se tem tornado (e este post é disso elucidativo) num ponto de encontro não de entusiastas pela mobilidade eléctrica nem de carros eléctricos como sempre foi, mas cada vez mais de alguns extremistas obcecados com a sua visão da "coisa", extremistas esses que não têm qualquer tipo de pudor em ofender os que ousam pensar de forma diferente, sem qualquer pejo em empregar termos como "estupidez", "burrice", entre outros...Para mim é uma pena que o NissanLeafPT.com esteja derivar para esta abordagem, eu diria, fanática e não inclusiva, pois o que a causa da ME precisa é de unir esforços e divulgar as vantagens associadas a este tipo de mobilidade à população em geral, não precisa de ataques fratricidas como os que por aqui se vêm.

Todos temos o direito à nossa opinião, mas que se faça com o respeito pela diferença e pelas opiniões contrárias.
Talvez a administração do fórum devesse ser mais interventiva ao nível da moderação, digo eu...

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por beme83 » 04 mai 2017, 11:12

lmmr74 Escreveu:Devo confessar que após quase 3 anos a seguir este fórum dou por mim a muito raramente por "cá passar", pois verifico que se tem tornado (e este post é disso elucidativo) num ponto de encontro não de entusiastas pela mobilidade eléctrica nem de carros eléctricos como sempre foi, mas cada vez mais de alguns extremistas obcecados com a sua visão da "coisa", extremistas esses que não têm qualquer tipo de pudor em ofender os que ousam pensar de forma diferente, sem qualquer pejo em empregar termos como "estupidez", "burrice", entre outros...Para mim é uma pena que o NissanLeafPT.com esteja derivar para esta abordagem, eu diria, fanática e não inclusiva, pois o que a causa da ME precisa é de unir esforços e divulgar as vantagens associadas a este tipo de mobilidade à população em geral, não precisa de ataques fratricidas como os que por aqui se vêm.

Todos temos o direito à nossa opinião, mas que se faça com o respeito pela diferença e pelas opiniões contrárias.
Talvez a administração do fórum devesse ser mais interventiva ao nível da moderação, digo eu...
Caro lmmr74 penso que esta discussão apesar de por vezes ser um pouco extremista como disse apenas vem demonstrar casos em quanto Portugal é rico em chico espertice. Quer por parte de quem vende quer por parte de quem compra. Estes equipamentos são para ser usados de forma racional e em situações em que a carga seja efetivamente rápida. Ainda na semana passada estive em Aveiro e não deixei a carregar no rápido pois iria provavelmente demorar uns 70 minutos sem poder estar junto do carro. Solução usei o PCN ali ao lado. Carregou menos mas deu para chegar a casa. As pessoas devem pensar que a mobilidade elétrica faz-se por carregar em casa o carro e usar estes carregadores para viajantes, trabalhadores e não como estacionamento barato.
Sei que enquanto o pagamento não penalizar estas situações vai acontecer muito isto, carros acampados, carros sem capacidade de carregar sem os respetivos donos estarem informados da verdadeira razão destes carregadores. é de lamentar atitudes de vários condutores de VE ou Hibridos
Desta forma menos pessoas acabam por ir para a mobilidade pois quem realmente precisa de trabalhar não pode estar á espera uma hora ou mais por alguem que está a carregar a menos de 3 KW. Faça-se educação, informação correta para todos. Assim sim consegue-se um Portugal muito melhor

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por marcopns » 04 mai 2017, 11:47

No PCR de Aveiro continua a ser difícil carregar. Antes, sem sinalização, o posto estava bloqueado por ICE, agora por VE de carga lenta. Em ambas as situações, esperar não é boa opção porque não sabemos se os proprietários vão demorar 2, 3 ou mais horas a retirar a viatura. E o extremismo começa assim...
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por RJSC » 04 mai 2017, 12:08

lmmr74 Escreveu:Devo confessar que após quase 3 anos a seguir este fórum dou por mim a muito raramente por "cá passar", pois verifico que se tem tornado (e este post é disso elucidativo) num ponto de encontro não de entusiastas pela mobilidade eléctrica nem de carros eléctricos como sempre foi, mas cada vez mais de alguns extremistas obcecados com a sua visão da "coisa", extremistas esses que não têm qualquer tipo de pudor em ofender os que ousam pensar de forma diferente, sem qualquer pejo em empregar termos como "estupidez", "burrice", entre outros...Para mim é uma pena que o NissanLeafPT.com esteja derivar para esta abordagem, eu diria, fanática e não inclusiva, pois o que a causa da ME precisa é de unir esforços e divulgar as vantagens associadas a este tipo de mobilidade à população em geral, não precisa de ataques fratricidas como os que por aqui se vêm.

Todos temos o direito à nossa opinião, mas que se faça com o respeito pela diferença e pelas opiniões contrárias.
Talvez a administração do fórum devesse ser mais interventiva ao nível da moderação, digo eu...
Eu gostava de ver o que é que a generalidade da população diria se eu pegasse num carro de combustão, chegasse ao posto de abastecimento e metesse um estrangulador na mangueira de modo a que o carro demorasse 3 horas a encher o depósito...

Deviamos ter a UVE a contactar a mobi-e para que se implemente um limite de 30 minutos nos PCR e seja necessário iniciar de novo todo o processo.
O melhor mesmo é fazer uso do que já está previsto no código da estrada, que permite punir com multa os abusadores:
Imagem
No caso, limitar a 30 minutos. Peço a quem conseguiu falar com a câmara municipal para pedir o acrescento de sinalização.
Última edição por RJSC em 04 mai 2017, 12:34, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2017, 12:24

Não esquecer: estrangular a mangueira num sítio onde só haja 1 bomba num raio de dezenas de kms :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”