Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Que veículos podem carregar nos PCRs

Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, independentemente da potência de carga.
10
17%
Todos os que conseguirem carregar, mesmo com kits adaptadores, a potências elevadas (ex. Tesla com adaptador Chademo).
11
18%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, mesmo que a potências baixas.
1
2%
Apenas aqueles que consigam carregar de origem, a potências elevadas (>22kW).
7
12%
Apenas aqueles que consigam carregar a potências elevadas (>22kW), mas permitindo carregar outros quando não há ninguém à espera.
31
52%
 
Total de votos: 60

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2017, 19:58

lmmr74 Escreveu:É que as autoestradas foram feitos para "carros a sério" que conseguem fazer pelos 400km's seguidos a 120km/h...
Por acaso não...
http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#72
1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
:lol: :lol: :lol: :lol:

Por analogia, a velocidade que um veículo tem de atingir em patamar é 60km/h. Se tomarmos como referência os 50km/h de velocidade mínima obrigatória em AE, temos 50/120 = 41,7% da velocidade máxima das AE. Num PCR temos 50kW máximo, por isso, só deviam poder carregar carros que aceitem potências máximas de, pelo menos, 50* 0,417 = 20,85kW.

Não me atirem pedrinhas que eu estou a reinar, era só para mostrar que esses argumentos valem de muito pouco...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 04 mai 2017, 20:12

Eu gosto de uma bela discussão. Esgrimir argumentos sobre um determinado tema controvertido, é para mim, sempre, um bom exercício. E penso que um dos objectivos primaciais dos fóruns é esse mesmo, pelo que estaríamos, previsivelmente, no local próprio para o fazer.

Garanto-vos também que compreendo perfeitamente e aceito, todas as provocações, desde que honestas. Aprecio e até aplaudo o recurso à ironia, mesmo que sibilina. Chego a achar graça a uma piada mais arrojada ou acutilante.

Agora o que repudio ferozmente é falta de educação numa discussão. Não suporto o baixo nível e a boçalidade de certas mensagens. É que o insulto e a calúnia sempre foram as armas dos mais fracos, daqueles que não têm argumentos sérios ou não querem debater seja o que for. Mesmo alguns comentários mais jocosos são perfeitamente dispensáveis. Têm todavia uma enorme virtude, a de caracterizarem fielmente os seus autores.

Bem haja a todos.
Última edição por Alx99 em 04 mai 2017, 20:48, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2017, 20:27

Alx99 Escreveu:(...) o que repudio ferozmente (...)


Desculpem, não resisti :lol: A conversa está muito séria, temos de avacalhar um bocadito :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por lmmr74 » 04 mai 2017, 20:39

BrunoAlves Escreveu:
lmmr74 Escreveu:É que as autoestradas foram feitos para "carros a sério" que conseguem fazer pelos 400km's seguidos a 120km/h...
Por acaso não...
http://www.bomcondutor.pt/biblioteca/codigo-estrada#72
1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
:lol: :lol: :lol: :lol:

Por analogia, a velocidade que um veículo tem de atingir em patamar é 60km/h. Se tomarmos como referência os 50km/h de velocidade mínima obrigatória em AE, temos 50/120 = 41,7% da velocidade máxima das AE. Num PCR temos 50kW máximo, por isso, só deviam poder carregar carros que aceitem potências máximas de, pelo menos, 50* 0,417 = 20,85kW.

Não me atirem pedrinhas que eu estou a reinar, era só para mostrar que esses argumentos valem de muito pouco...
Como é evidente estava a ironizar com a velocidade nas AE's...por mim até lá podem andar a 50.

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 04 mai 2017, 20:40

Àh e já agora, quanto à referida moderação, essa tem-se mostrado de geometria variável, consoante os autores em jogo. É capaz de amputar ou anular determinadas mensagens perfeitamente inócuas, sem qualquer aviso prévio ao seu autor e sem que este tenha infringido qualquer regra prescrita, ao melhor estilo dos tempos do lápis azul, ao mesmo tempo que faz vista grossa a claros insultos e impropérios dirigidos a colegas foristas, sem exprimir publicamente qualquer nota desaprovadora.

Faço aqui nota desta prática, pois já tive oportunidade de o mencionar por MP à moderação, sem que contudo tenha havido qualquer alteração de procedimento, que a ocorrer, só enalteceria este forum.

Vamos ver se esta mensagem não é mais uma para o rol das manipuladas, ou se novamente não serei alvo de uma reprimenda por MP.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Apr » 04 mai 2017, 20:57

Deixem-se dessas lamechisses da moderação, há poucos sitios como este na internet. Para estar a ser constantemente categorizado, escrutinado e corrigido já bastam os outros todos que andam por aí, que nada produzem.... são estéreis!

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Alx99 » 04 mai 2017, 21:01

Apr Escreveu:Deixem-se dessas lamechisses da moderação, há poucos sitios como este na internet. Para estar a ser constantemente categorizado, escrutinado e corrigido já bastam os outros todos que andam por aí, que nada produzem.... são estéreis!
Quais outros?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por Apr » 04 mai 2017, 21:08

Sei lá, se é isso que te interessa não deves ter dificuldade em encontrá-los!

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por jfr2006 » 04 mai 2017, 21:16

Nem era para dizer nada neste tópico, mas deixo uma questão, a titulo de curiosidade:

Quando os postos normais forem substituídos pelos de 22kW, conforme se tem falado (lá no dia em que crescerem dentes às galinhas), qual vai ser a vossa atitude/posição perante um Leaf que apenas consegue carregar a 3.3kW a ocupar um posto destes?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Utilização dos PCRs por veículos não preparados para CR

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2017, 21:27

Não é a mesma coisa... Continuam a ser postos ditos "normais", portanto devem ser usados por veículos que estejam preparados para carga "normal".

Além que os 22kW só são possíveis com 3x32A, o que quer dizer que qualquer carro que só suporte carregamento AC monofásico está a desaproveitar 2/3 da potência do posto. Por essa ordem de ideias, todos os carros que não suportem carregamento AC trifásico devem ser proibidos de carregar na rua quando os postos forem de 22kW.
Já várias vezes se tentou trazer o carregamento normal para esta discussão, não é a mesma coisa, nem pode ser equiparado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”