Carregamentos com donativo e trocas de sentido em AE

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Carregamentos com donativo e trocas de sentido em AE

Mensagem por Batotinha » 13 ago 2016, 17:06

Apr Escreveu:
VETL Escreveu: O pessoal das estações de serviço é simpático e perante situações esporádicas devidamente justificadas vai deixar ir ao outro lado.
Depois aparecem uns sovinas com caráter de regularidade, cheios de razão e sem qualquer motivo de força maior a exigir essa habilidade aos funcionários das áreas de serviço até ao dia em que eles se fartam e acaba tudo para toda a gente.
Onde é que eu já vi este filme...
Nem mais, tenham noção por favor que tudo o que existe agora é alcancado com boa vontade e não se pode exigir nada de ninguém nem de nehuma instituição. Se querem exigir esperem pelos serviço oficiais a funcionar a 100%.
Eu acho que somos o país dos BITAITTTTTESSSS!
Aqueles que nada fazem pela MMME são os que mais imbróglios criam, inventam, descobrem, escarrapacham, torturam e ... só treta... pensoeudeque!
Quando houver massificação... se houver pois continuo a ter dúvidas... não vai haver problemas com carga porque os postos existem e "continua a pagar-se" :doh:
a electricidade consumida. Actualmente ela é sempre paga ... :oops: por isso não há prejuízo no negócio. Quanto mais se consumir melhor. Só os que estão de fora da ME é que estão aflitos... porrrrrraaaaa!
Se isso fosse de facto um problema, já os fornecedores de Internet, ( e nós p.e: que disponibilizamos o modem como já foi por cá referido), tinham tido problemas com o facto. As limitações que existem tem a ver com os "negócios" da construção civil, onde até muitos particulares, acabaram por ficar a arder sem o dito valor da electricidade cedida. Para além do facto de que quando a lei foi feita, havia um custo "muito elevado" só para requerer contador.
Quem me dera que os problemas da ME fossem esse que tanto vos assusta... o uso de tomadas!...quem me dera. Já algum de vós ouviu um único comentário que atribua às alterações climáticas o estado do tempo actual? O problema não são os incendiários nem a falta de combate. É O CLIMA QE TEMOS! :evil:

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 13 ago 2016, 22:19

VETL Escreveu:
VascoV Escreveu:...a minha mulher meteu-se na microgeração de electricidade . A EDP proíbe-nos de colocar mais painéis solares além dos contratados mesmo que sejam autónomos e para carregar o carro...
Tem a certeza? Agora fiquei curioso pois o tema interessa-me. Tem algum caso concreto para nos elucidar?
É que vejo várias pessoas a meter mais painéis (de forma legal pois a limitação é no inversor) e já estão a aparecer (estranhamente para mim) casos de autoconsumos aceites a quem tem registos de microprodução...
Eu tenho os 2 sistemas e estão legais!
E conheço resmas de pessoal que o faz e a própria EDP sabe-o!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 13 ago 2016, 22:28

Orlando Escreveu:
VETL Escreveu:
VascoV Escreveu:...a minha mulher meteu-se na microgeração de electricidade . A EDP proíbe-nos de colocar mais painéis solares além dos contratados mesmo que sejam autónomos e para carregar o carro...
Tem a certeza? Agora fiquei curioso pois o tema interessa-me. Tem algum caso concreto para nos elucidar?
É que vejo várias pessoas a meter mais painéis (de forma legal pois a limitação é no inversor) e já estão a aparecer (estranhamente para mim) casos de autoconsumos aceites a quem tem registos de microprodução...
Bem me parecia...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Batotinha
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Mensagem por Batotinha » 14 ago 2016, 14:22

Orlando Escreveu:
VETL Escreveu:
...não tenho mas já vi escrito que TINHAM e não havia nada de ILEGAL na instalação(ões)... (e estou a vender o assunto pelo mesmo preço)...

Costuma dizer-se que cada cabeça sua sentença.

Há cerca de 15 anos quando decidi passar o meu contrato de electricidade de trifásico para monofásico, o funcionário que me estava a atender, imediatamente me DESPACHAVA com um rotundo. ...- IMPOSSÍVEL sem uma mudança e vistoria da instalação, ... se eu não questionasse com uma enorme "careta", -PORQUÊ?

Foi quando o funcionário da secretária ao lado se virou para o colega... -Claro que pode... mudança? Então se já está a instalação apropriada para trifásico, faz o "xante" nos 3 fios e até passa a ter melhor qualidade na instalação comparado com o que já lá tem...

Perante a intervenção do colega, quem me estava a "enrolar", calou-se e deu andamento ao pedido. Certinho direitinho! :o

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 06 set 2016, 21:44

rdias Escreveu:Os bombeiros nem ninguém pode dar ou vender electricidade a terceiros.
Outra vez a mesma coisa?
Mostra lá uma cláusula de um contrato que impeça alguém de dar a electricidade que quiser a quem quiser!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

VascoV
Registado: 04 ago 2016, 18:43
Data de fabrico: 11 mar 2016
Capacidade bateria: Tesla S 90D

Mensagem por VascoV » 06 set 2016, 21:54

alexmol Escreveu:
rdias Escreveu:Os bombeiros nem ninguém pode dar ou vender electricidade a terceiros.
Outra vez a mesma coisa?
Mostra lá uma cláusula de um contrato que impeça alguém de dar a electricidade que quiser a quem quiser!
Dar podem dar a quem bem entenderem.

RNM
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Mensagem por RNM » 07 set 2016, 11:56

não podem dar nem vender eletricidade SEM AUTORIZAÇÃO:

"Artigo 112.º
Cedência de energia elétrica a terceiros
1 - O cliente não pode ceder a terceiros, a título gratuito ou oneroso, a energia elétrica que
adquire, salvo quando for autorizado pelas autoridades administrativas competentes.
2 - Para efeitos de aplicação do presente artigo, considera-se cedência de energia elétrica a
terceiros a veiculação de energia elétrica entre instalações de utilização distintas, ainda que
tituladas pelo mesmo cliente.
3 - A cedência de energia elétrica a terceiros, prevista no presente artigo, pode constituir
fundamento para a interrupção do fornecimento de energia elétrica, nos termos do Artigo 75.º."

http://www.erse.pt/pt/electricidade/reg ... 0Livro.pdf

https://dre.pt/application/file/65965776

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 07 set 2016, 12:15

RNM Escreveu: não podem dar nem vender eletricidade SEM AUTORIZAÇÃO:

"Artigo 112.º
1 - O cliente não pode ceder a terceiros, a título gratuito ou oneroso, a energia elétrica que
adquire, salvo quando for autorizado pelas autoridades administrativas competentes.
2 - Para efeitos de aplicação do presente artigo, considera-se cedência de energia elétrica a
terceiros a veiculação de energia elétrica entre instalações de utilização distintas
, ainda que
3 - A cedência de energia elétrica a terceiros, prevista no presente artigo, pode constituir
fundamento para a interrupção do fornecimento de energia elétrica, nos termos do Artigo 75.º."

Acabaste de citar um artigo que não proíbe a cedência de eletricidade dentro das nossas instalações.
Segundo a lei que citaste (e muito bem), cedência de eletricidade é fazê-la passar de umas instalações para outras.
Convém ler tudo até ao fim.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Marques
Registado: 08 jan 2016, 13:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Marques » 07 set 2016, 13:37

VETL Escreveu:

"Artigo 112.º
terceiros a veiculação de energia elétrica entre instalações de utilização distintas
, ainda que

Acabaste de citar um artigo que não proíbe a cedência de eletricidade dentro das nossas instalações.
Segundo a lei que citaste (e muito bem), cedência de eletricidade é fazê-la passar de umas instalações para outras.
Correcto, o artigo é a condição dos três pontos, têm de ser lidos em conjunto. De facto não há nada que nos impeça de ter um ponto de carregamento privado e cedê-lo a quem bem entendemos.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 07 set 2016, 13:41

Marques Escreveu:
VETL Escreveu:

"Artigo 112.º
, ainda que

Correcto, o artigo é a condição dos três pontos, têm de ser lidos em conjunto. De facto não há nada que nos impeça de ter um ponto de carregamento privado e cedê-lo a quem bem entendemos.
Não concordo.
Os pontos de carregamento têm legislação própria.
Resta-nos apenas a tomada, que essa não é um ponto de carregamento.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Responder

Voltar para “Carregamento”