mjr Escreveu: ↑15 mai 2021, 09:26
Precisa do apoio dos consultores cá da casa, pois aparentemente é muito simples de implementar.
E cobramos barato como toda a gente sabe
A ionity tem zero interesse em ter TPA nos seus postos. É uma rede orientada aos seus clientes, com mecanismos próprios de acesso e cobrança. Têm um backoffice Europeu onde centram as operações (à la Tesla), é assim que funciona idealmente para eles. TPA, MobiE e afins são camadas adicionais de complexidade que lhes interessam bola. Irão implementá-lo onde e quando forem obrigados.
Só redes que nasçam já a pensar em ser universais (mais uma vez o vídeo do Fully Charged) é que vão apostar desde logo nesta possibilidade. Ou onde sejam obrigados a fazê-lo.
Até agora era o custo da operação do multibanco que limitativo à sua utilização. Já vimos que o custo da EGME é muitas ordens de grandeza superior ao custo do multibanco.
(ah, e não esquecer os MILHÕES que custa ao erário público)
Para enviar apenas por mail/telefone/whatever não sei se a CNPD aprovaria uma coisa dessas.
Querendo, arranjamos sempre mais um problema. Como é eu faço agora para ter uma factura de um carregamento do meu VE sem dar um email, um número de telefone e uma morada? (vá, a morada podemos dispensar em alguns casos).
Mas tudo isto tem um custo elevado de desenvolvimento e em hardware à medida, o que é uma forte barreira à entrada e um custo a amortizar.
Mais uma vez, milhões numa MobiE que... Deusmalivre

Tanto investimento que se poderia ter feito...
Em relação ao hardware, parece-me que aqueles postos do vídeo do Fully Charged eram Veefil, também há cá.
Há coisa de um ano vi uma foto de um PCR Efacec que tinha pagamentos desde Visa a PayPal. Sim, a nossa Efacec.
Estou em crer que as limitações são muito mais de ordem legal (indirectamente, como o nosso excelso modelo) do que de desenvolvimento e tecnologia.
embora eu preferisse algo mais simples tipo os pagamentos contactless, sem ter de introduzir PIN
Uma coisa não tem de invalidar a outra. Têm é de invalidar uma EGME e afins. Obviamente que para quem usa frequentemente carregadores públicos o operador poderá continuar a ter à disposição a tecnologia actual, cartões próprios, contratos com melhores condições, etc.
Também concordo que o rfid sem pin é muito mais confortável.
Mas entre isso e poder usar o meu cartão bancário, introduzir um NIF e um email, a diferença é pouca. E objectivamente custa 34 cêntimos por operação menos do que pagar à MobiE. E novamente, não creio que uma coisa exclua a outra.