Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%
 
Total de votos: 31

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por alexmol » 23 jun 2015, 08:36

Desenvolver um PCR a partir do zero para ficar mais barato que os existentes só se for para não ganhar dinheiro nenhum com o negócio. Isso teria de ser um esforço colaborativo, talvez financiando a investigação, desenvolvimento e homologação com incentivos ou subsidios. Não é fácil mas é possível.

Por outro lado a vulgarização dos PCRs na Europa leva a mais concorrência e diminuição das margens dos fabricantes. Não sei quão mais barato ficaria um PCR "cooperativo".
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por mjr » 23 jun 2015, 09:17

60€ por mês para 3x60A (41,4kVA). 2€ por dia. Sem IVA.

Se for para uma nova ligação ao ramal, é necessário ainda pagar os custos dessa ligação. Alguns milhares de €, depende da distância.

Neste caso é ainda obrigatória a tarifa tri-horária. 0,28€ + IVA por kW.h nas horas de ponta. Nas restantes horas é bastante mais simpática a tarifa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 11:44

mjr Escreveu:60€ por mês para 3x60A (41,4kVA). 2€ por dia. Sem IVA.

Se for para uma nova ligação ao ramal, é necessário ainda pagar os custos dessa ligação. Alguns milhares de €, depende da distância.

Neste caso é ainda obrigatória a tarifa tri-horária. 0,28€ + IVA por kW.h nas horas de ponta. Nas restantes horas é bastante mais simpática a tarifa.
Felizmente em Portugal existem já muitos operadores e esses preços podem ser melhorados significativamente.

Não é o preço da potencia instalada por dia que vai colocar este projecto em causa. Independentemente de ser 1€ ou 2€ por dia, não é por um custo fixo de no máximo 75€ já com IVA e considerando a proposta mais cara que o projecto não será colocado no terreno.

A tarifa tri-horária é bastante favorável, dado que se considerarmos os valores do kW em cheio e vazio andam na ordem dos 0,10€ sem IVA. Neste caso os valores chegam a ser tão competitivos como as renováveis! Nas poucas horas de ponta podemos considerar uma solução alternativa que passa por evitar as tarifas que referiste de 0,28€ + IVA. Tudo tem solução.

A questão que pode e deve preocupar mais aqui é a questão do ramal que difere de caso a caso, mas os Bombeuros costumam estar bem servidos a nível de potência e de condições com boa distribuição electrica na sua zona. Temos de analisar melhor esta problemática. Alguém se disponibiliza para tentar saber em 15 ou 20 casos identificados as condições de potência em cada quartel?

Muito obrigado pelas opiniões de todos e vamos então continuando a discutir com espírito de construção e de cooperação este projecto de rede de PCR.

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 12:18

alexmol Escreveu:Desenvolver um PCR a partir do zero para ficar mais barato que os existentes só se for para não ganhar dinheiro nenhum com o negócio. Isso teria de ser um esforço colaborativo, talvez financiando a investigação, desenvolvimento e homologação com incentivos ou subsidios. Não é fácil mas é possível.

Por outro lado a vulgarização dos PCRs na Europa leva a mais concorrência e diminuição das margens dos fabricantes. Não sei quão mais barato ficaria um PCR "cooperativo".
A ideia não passa por aí.
Existem bons equipamentos, testados e a funcionar à anos e certamente os produtores desses PCR querem ser nossos parceiros e ajudar a dar um grande impulso à mobilidade electrica. Temos de ir por aí. Aproveitar o que está bem feito e tentar desenvolver um projecto com qualidade e eficiência ao custo mais reduzido para o utilizador.

Só assim é bom para todos e damos pernas para andar a este projecto...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por Orlando » 23 jun 2015, 13:09

Bem feitos só conheço da Efacec
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 13:40

Orlando Escreveu:Bem feitos só conheço da Efacec
Iguais ao que foi instalado na A5?

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por jasmim » 23 jun 2015, 15:56

Sugiro que haja vários tipos anuidades, implicando consequentemente um determinado número de carregamentos ao ano.

Por exemplo:
30 eur/ano = 10 carregamentos/ano
60 eur/ano = 25 carregamentos ano etc...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 19:54

rdias Escreveu:
meira78 Escreveu:
Orlando Escreveu:Bem feitos só conheço da Efacec
Iguais ao que foi instalado na A5?
O da A5 esta longe de ser o melhor que a efacec tem... muito longe...
Tb me pareceu...

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 23 jun 2015, 20:05

jasmim Escreveu:Sugiro que haja vários tipos anuidades, implicando consequentemente um determinado número de carregamentos ao ano.

Por exemplo:
30 eur/ano = 10 carregamentos/ano
60 eur/ano = 25 carregamentos ano etc...
Como já referimos anteriormente, não podemos colocar as utilizações nesses termos.

Não podemos cobrar por energia em Portugal.

Logo, não podemos cobrar por kW usado, por cada carga, por cada minuto, etc, etc, etc...

Podemos é disponibilizar este serviço, como eventualmente outros sem cobrar nada. Mas para isso condicionamos a utilização desses serviços ao ser sócio de uma associação sem fins lucrativos ou cooperante de uma cooperativa tb com o mesmo fim: partilhar cooperando!

E repara: uma carga de um Leaf com 25kW mesmo a uma tarifa super-competitiva na aquisição de energia a cerca de 0,12€+IVA = +/- 0,15€, o que resulta num valor bem abaixo do que cobra a EDP já neste ano. O total de uma carga são cerca de 3,75€.

Se o valor da quota mensal fosse de 10€ não dava para cobrir o custo de apenas 3 cargas rápidas completas, não suportando o preço da energia...

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018

Mensagem por Orlando » 23 jun 2015, 20:26

Eu queria dizer é que não conheço outra marca com posto operacional....logo só posso opinar sobre esses...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Carregamento”