
Rede de Carregadores rápidos
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Desenvolver um PCR a partir do zero para ficar mais barato que os existentes só se for para não ganhar dinheiro nenhum com o negócio. Isso teria de ser um esforço colaborativo, talvez financiando a investigação, desenvolvimento e homologação com incentivos ou subsidios. Não é fácil mas é possível.
Por outro lado a vulgarização dos PCRs na Europa leva a mais concorrência e diminuição das margens dos fabricantes. Não sei quão mais barato ficaria um PCR "cooperativo".
Por outro lado a vulgarização dos PCRs na Europa leva a mais concorrência e diminuição das margens dos fabricantes. Não sei quão mais barato ficaria um PCR "cooperativo".
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Rede de Carregadores rápidos
60€ por mês para 3x60A (41,4kVA). 2€ por dia. Sem IVA.
Se for para uma nova ligação ao ramal, é necessário ainda pagar os custos dessa ligação. Alguns milhares de €, depende da distância.
Neste caso é ainda obrigatória a tarifa tri-horária. 0,28€ + IVA por kW.h nas horas de ponta. Nas restantes horas é bastante mais simpática a tarifa.
Se for para uma nova ligação ao ramal, é necessário ainda pagar os custos dessa ligação. Alguns milhares de €, depende da distância.
Neste caso é ainda obrigatória a tarifa tri-horária. 0,28€ + IVA por kW.h nas horas de ponta. Nas restantes horas é bastante mais simpática a tarifa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Rede de Carregadores rápidos
Felizmente em Portugal existem já muitos operadores e esses preços podem ser melhorados significativamente.mjr Escreveu:60€ por mês para 3x60A (41,4kVA). 2€ por dia. Sem IVA.
Se for para uma nova ligação ao ramal, é necessário ainda pagar os custos dessa ligação. Alguns milhares de €, depende da distância.
Neste caso é ainda obrigatória a tarifa tri-horária. 0,28€ + IVA por kW.h nas horas de ponta. Nas restantes horas é bastante mais simpática a tarifa.
Não é o preço da potencia instalada por dia que vai colocar este projecto em causa. Independentemente de ser 1€ ou 2€ por dia, não é por um custo fixo de no máximo 75€ já com IVA e considerando a proposta mais cara que o projecto não será colocado no terreno.
A tarifa tri-horária é bastante favorável, dado que se considerarmos os valores do kW em cheio e vazio andam na ordem dos 0,10€ sem IVA. Neste caso os valores chegam a ser tão competitivos como as renováveis! Nas poucas horas de ponta podemos considerar uma solução alternativa que passa por evitar as tarifas que referiste de 0,28€ + IVA. Tudo tem solução.
A questão que pode e deve preocupar mais aqui é a questão do ramal que difere de caso a caso, mas os Bombeuros costumam estar bem servidos a nível de potência e de condições com boa distribuição electrica na sua zona. Temos de analisar melhor esta problemática. Alguém se disponibiliza para tentar saber em 15 ou 20 casos identificados as condições de potência em cada quartel?
Muito obrigado pelas opiniões de todos e vamos então continuando a discutir com espírito de construção e de cooperação este projecto de rede de PCR.
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
A ideia não passa por aí.alexmol Escreveu:Desenvolver um PCR a partir do zero para ficar mais barato que os existentes só se for para não ganhar dinheiro nenhum com o negócio. Isso teria de ser um esforço colaborativo, talvez financiando a investigação, desenvolvimento e homologação com incentivos ou subsidios. Não é fácil mas é possível.
Por outro lado a vulgarização dos PCRs na Europa leva a mais concorrência e diminuição das margens dos fabricantes. Não sei quão mais barato ficaria um PCR "cooperativo".
Existem bons equipamentos, testados e a funcionar à anos e certamente os produtores desses PCR querem ser nossos parceiros e ajudar a dar um grande impulso à mobilidade electrica. Temos de ir por aí. Aproveitar o que está bem feito e tentar desenvolver um projecto com qualidade e eficiência ao custo mais reduzido para o utilizador.
Só assim é bom para todos e damos pernas para andar a este projecto...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Bem feitos só conheço da Efacec
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Iguais ao que foi instalado na A5?Orlando Escreveu:Bem feitos só conheço da Efacec
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Rede de Carregadores rápidos
Sugiro que haja vários tipos anuidades, implicando consequentemente um determinado número de carregamentos ao ano.
Por exemplo:
30 eur/ano = 10 carregamentos/ano
60 eur/ano = 25 carregamentos ano etc...
Por exemplo:
30 eur/ano = 10 carregamentos/ano
60 eur/ano = 25 carregamentos ano etc...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Tb me pareceu...rdias Escreveu:O da A5 esta longe de ser o melhor que a efacec tem... muito longe...meira78 Escreveu:Iguais ao que foi instalado na A5?Orlando Escreveu:Bem feitos só conheço da Efacec
Re: Rede de Carregadores rápidos
Como já referimos anteriormente, não podemos colocar as utilizações nesses termos.jasmim Escreveu:Sugiro que haja vários tipos anuidades, implicando consequentemente um determinado número de carregamentos ao ano.
Por exemplo:
30 eur/ano = 10 carregamentos/ano
60 eur/ano = 25 carregamentos ano etc...
Não podemos cobrar por energia em Portugal.
Logo, não podemos cobrar por kW usado, por cada carga, por cada minuto, etc, etc, etc...
Podemos é disponibilizar este serviço, como eventualmente outros sem cobrar nada. Mas para isso condicionamos a utilização desses serviços ao ser sócio de uma associação sem fins lucrativos ou cooperante de uma cooperativa tb com o mesmo fim: partilhar cooperando!
E repara: uma carga de um Leaf com 25kW mesmo a uma tarifa super-competitiva na aquisição de energia a cerca de 0,12€+IVA = +/- 0,15€, o que resulta num valor bem abaixo do que cobra a EDP já neste ano. O total de uma carga são cerca de 3,75€.
Se o valor da quota mensal fosse de 10€ não dava para cobrir o custo de apenas 3 cargas rápidas completas, não suportando o preço da energia...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Eu queria dizer é que não conheço outra marca com posto operacional....logo só posso opinar sobre esses...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh