RNM Escreveu: ↑26 mar 2019, 19:36
Nonnus Escreveu: ↑26 mar 2019, 17:50
Como tu não tens jeito para falar de emoções, eu não tenho jeito para deixar as coisas assim meio no ar e a qualquer momento dizer que afinal não era isso que eu estava a dizer, mea culpa.
E ficamos por aqui, que mais uma vez já escrevi demais... off-topic.
Amigo, se está "meio no ar" peça clarificação, terei todo o gosto em esclarecer.
Voltando ao assunto dos carregamentos:
Tesla ~30 cents/kWh
Rede Mobie ~50 cents/kWh (com taxas, taxinhas, tachos e compadrios)
Alguém quer reclamar com alguém por causa disto?
Posso estar errado, mas tenho um feeling que és tu que esta exaltado (amigo?). Calma, que a discussão já acabou.
Bom, então pegando no exemplo da Tesla os primeiros utilizadores de VE´s deviam ter carregamentos de graça na rede Mobie para o resto da vida.
A Tesla vende carros e são essas vendas que suportam os SuC. Quando compras um Tesla não compras só o carro, compras uma rede de carregamento. Penso que não te estou a dar novidade nenhuma, pois já cá andas a mais tempo que eu. Quando queremos fazer comparações temos de analisar como um todo, e não apenas a parte que nos interessa, para fazer prevalecer a nossa ideia.
Embora o modelo de negocio dos SuC ao longo do tempo tenha sofrido algumas alterações, não me parece que possas comparar uma rede privada com uma rede publica. Existem carros que nunca vão pagar nos SuC, existem
pessoas que nunca vão pagar nos SuC e agora quem compra um Tesla não paga durante nove meses. Achas que algum destes modelos pode ser transportado para a mobie? Havia de ser giro os impostos de todos os portugueses a suportar um rede de carregamento o resto da vida. Nem nos países mais ricos da Europa isto acontece quanto mais em Portugal.
Eu também gostava de não pagar carregamentos e andar o resto da vida de graça, mas também sei que isso não é sustentável para ninguém, nem para o país, porque existem muitas despesas. Se pagas serviços como a saúde e educação qual era a justificação para os carregamentos serem suportados pelo governo. Já vimos noutras situações, por exemplo as auto-estradas que são concessionadas que quem acaba por pagar 2x são os contribuintes, portanto na ME talvez seja melhor o modelo que temos.
Pegando no teu exemplo de negocio, arranjas-me uma bateria a preço de custo e ainda me ofereces a mão de obra.