
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sim, essa pré-autorização também existe com a Iberdrola em Espanha, nos PCRs que já usei com a app deles.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não quero estar a desmentir até porque não tenho a certeza, mas já pus combustível em pagamento automático com menos de 100€ na conta e nunca foi recusado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2022, 22:03
- Data de fabrico: 01 nov 2022
- Capacidade bateria: 50 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se fizeres uma pesquisa no Google vais ver muito pessoal com esse "problema" que lhes "tiraram" 100€ "indevidamente" da conta pelo abastecimento.
Exemplo: https://www.deco.proteste.pt/reclamar/t ... 1540248-82
Não te sei dizer se é sempre 100€, porque normalmente não uso o automático. Mas normalmente em qualquer serviço onde não se sabe o valor a pagar ao inicio é normal fazer um valor de saldo cativo e depois no fim fazer a cobrança correcta.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 75
- Registado: 22 nov 2020, 00:27
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Apesar de não achar muita piada à cobrança de um determinado valor inicial (posso desejar carregar €10, ter disponível apenas €20, logo...) mas compreendo, pretende evitar certos abusos.
Por outro lado, é completamente inaceitavel a celeridade com que o débito é feito quando comparado com tempo que leva a fazerem o crédito. Este tem que levar o mesmo tempo. Como mostra o video, por 2 vezes que o sistema não funcionou, mas o débito, esse funciona sempre.
Por outro lado, é completamente inaceitavel a celeridade com que o débito é feito quando comparado com tempo que leva a fazerem o crédito. Este tem que levar o mesmo tempo. Como mostra o video, por 2 vezes que o sistema não funcionou, mas o débito, esse funciona sempre.
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
+1FernandoSilva Escreveu: ↑21 jun 2024, 13:44Apesar de não achar muita piada à cobrança de um determinado valor inicial (posso desejar carregar €10, ter disponível apenas €20, logo...) mas compreendo, pretende evitar certos abusos.
Por outro lado, é completamente inaceitavel a celeridade com que o débito é feito quando comparado com tempo que leva a fazerem o crédito. Este tem que levar o mesmo tempo. Como mostra o video, por 2 vezes que o sistema não funcionou, mas o débito, esse funciona sempre.
Vinha escrever isso mesmo.
Perguntei ao autor do vídeo se as três tentativas que fez se lhe retiraram os 40€ em tempo real. A resposta é que sim, o valor é retirado e depois só foi devolvido passados 2 ou 3 dias.
Numa situação idêntica é preciso ter a conta recheada, para carregar 10€ por exemplo.
Eu posso ter 30€ na conta precisar de carregar apenas 10€ para chegar ao destino e fico apeado por que tenho de pagar 40€ adiantados. Mas isto faz sentido na cabeça de quem.
Mais uma vez, a mim isso de me tirarem dinheiro (100€) quando abasteço combustível em MB nunca me aconteceu. Lembrei-me que recentemente fiz um abastecimento desses e só retiraram o valor correto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 17
- Registado: 23 out 2022, 22:03
- Data de fabrico: 01 nov 2022
- Capacidade bateria: 50 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Porque provavelmente fizeram a cobrança logo na hora, mas que te cativaram o dinheiro ao inicio isso podes ter a certeza.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O cativar o valor para o carregamento é muito normal como foi explicado.
Há 2 anos quando fui a França tive esse problema e alertei no relato que fiz na altura. 2-3 dias nunca demorou mas até 24h era "normal".
Ali no país ao lado, no suposto pesadelo da ME, funciona perfeitamente. Já fiz pelo menos com Zunder, Iberdrola, Wenea , Enel, Plugsurfing e Chargepoint (eMSPs): início de carga, 30-50€ cativos (depende do operador). Termina a carga, quase instantaneamente recebi a notificação do pagamento do valor final e a cativação desapareceu.
Edit: num posto Zunder, por idiotice minha, fiz algumas 10 tentativas de início. Só tive 1 cativação ativa até ao final do carregamento que finalmente consegui fazer.
Já agora e por curiosidade, ando a estudar os pagamentos em França e encontrei um CPO (Freshmile) que em alguns postos faz cativação de 102€

Há 2 anos quando fui a França tive esse problema e alertei no relato que fiz na altura. 2-3 dias nunca demorou mas até 24h era "normal".
Ali no país ao lado, no suposto pesadelo da ME, funciona perfeitamente. Já fiz pelo menos com Zunder, Iberdrola, Wenea , Enel, Plugsurfing e Chargepoint (eMSPs): início de carga, 30-50€ cativos (depende do operador). Termina a carga, quase instantaneamente recebi a notificação do pagamento do valor final e a cativação desapareceu.
Edit: num posto Zunder, por idiotice minha, fiz algumas 10 tentativas de início. Só tive 1 cativação ativa até ao final do carregamento que finalmente consegui fazer.
Já agora e por curiosidade, ando a estudar os pagamentos em França e encontrei um CPO (Freshmile) que em alguns postos faz cativação de 102€


Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Esse valor podem dar N explicações, mas certamente não é por segurança de que o pagamento é feito.BrunoAlves Escreveu: ↑21 jun 2024, 15:47Já agora e por curiosidade, ando a estudar os pagamentos em França e encontrei um CPO (Freshmile) que em alguns postos faz cativação de 102€![]()
![]()

Por exemplo, se o preço do kWh for de 0.60€ isso daria para 170kWh, vamos ser honestos. Andamos todos de camião! Se eu acho 40€ um abuso porque "ninguém" vai carregar 75kWh (esta capacidade de bateria poucos carros tem) num posto público, 102€ na minha opinião é irreal.
Mas ainda assim a tua experiência foi, é, um bocadinho diferente desta do vídeo. Foram retirados da conta 3x 40€, duas delas de carregamentos falhados, e ao contrário o dinheiro só foi devolvido dias depois e não quando o carregamento terminou. Isto faz toda a diferença.
Talvez o problema seja meu que vejo neste exemplo um abuso da parte do OPC/CEME.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não vi o vídeo todo, por isso pergunto: O dinheiro das 2 tentativas falhadas ficou realmente cativado duas vezes? Ou seja, se ele tivesse 90€ na conta já não conseguiria fazer a terceira tentativa? Isso para mim é estranho, pois a partir do momento da falha deveria logo descativar. É que não vi no vídeo ele a mostrar os movimentos/saldo da conta bancária entre tentativas, para perceber isso. Mas admito que possa estar pois não vi o vídeo todo.
Sobre o facto de ter de cativar parece-me perfeitamente legítimo, senão muito facilmente alguém criava uma conta bancária, colocava lá 1€ e depois andava a carregar até uma ação judicial por parte do CEME fechar a conta, pois sem cativar só no fim é que seria pedido o dinheiro da conta e só aí é que seria verificado que não tem saldo e entretanto já tinha sido efetuado o carregamento.
Além de que estamos a fazer de valores imateriais, duvido que alguém hoje em dia ande a carregar carros com saldos na conta tão baixos...
Sobre o facto de ter de cativar parece-me perfeitamente legítimo, senão muito facilmente alguém criava uma conta bancária, colocava lá 1€ e depois andava a carregar até uma ação judicial por parte do CEME fechar a conta, pois sem cativar só no fim é que seria pedido o dinheiro da conta e só aí é que seria verificado que não tem saldo e entretanto já tinha sido efetuado o carregamento.
Além de que estamos a fazer de valores imateriais, duvido que alguém hoje em dia ande a carregar carros com saldos na conta tão baixos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Como referi anteriormente perguntei ao autor do vídeo se tinha sido feito as transferências das tentativas falhadas. Ele respondeu que sim, no total foram feitos 3 débitos de 40€ e só foram devolvidos alguns dias depois.
Até posso aceitar o que mencionas, ainda que ache um abuso 40€, mas nas condições como o Bruno Alves experienciou. Cativaram o dinheiro mas assim que o carregamento terminou devolveram o dinheiro e não alguns dias depois. No caso do vídeo ficaram cativos 120€ por alguns dias para um carregamento de ~3.00€. inadmissível na minha opinião.
Até posso aceitar o que mencionas, ainda que ache um abuso 40€, mas nas condições como o Bruno Alves experienciou. Cativaram o dinheiro mas assim que o carregamento terminou devolveram o dinheiro e não alguns dias depois. No caso do vídeo ficaram cativos 120€ por alguns dias para um carregamento de ~3.00€. inadmissível na minha opinião.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024