Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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rnlcarlov
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 21 jun 2024, 09:31

Sim, essa pré-autorização também existe com a Iberdrola em Espanha, nos PCRs que já usei com a app deles.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2024, 11:48

Não quero estar a desmentir até porque não tenho a certeza, mas já pus combustível em pagamento automático com menos de 100€ na conta e nunca foi recusado.
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MrPoofy
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por MrPoofy » 21 jun 2024, 12:44

Nonnus Escreveu:
21 jun 2024, 11:48
Não quero estar a desmentir até porque não tenho a certeza, mas já pus combustível em pagamento automático com menos de 100€ na conta e nunca foi recusado.
Se fizeres uma pesquisa no Google vais ver muito pessoal com esse "problema" que lhes "tiraram" 100€ "indevidamente" da conta pelo abastecimento.
Exemplo: https://www.deco.proteste.pt/reclamar/t ... 1540248-82

Não te sei dizer se é sempre 100€, porque normalmente não uso o automático. Mas normalmente em qualquer serviço onde não se sabe o valor a pagar ao inicio é normal fazer um valor de saldo cativo e depois no fim fazer a cobrança correcta.

FernandoSilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FernandoSilva » 21 jun 2024, 13:44

Apesar de não achar muita piada à cobrança de um determinado valor inicial (posso desejar carregar €10, ter disponível apenas €20, logo...) mas compreendo, pretende evitar certos abusos.
Por outro lado, é completamente inaceitavel a celeridade com que o débito é feito quando comparado com tempo que leva a fazerem o crédito. Este tem que levar o mesmo tempo. Como mostra o video, por 2 vezes que o sistema não funcionou, mas o débito, esse funciona sempre.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2024, 13:58

FernandoSilva Escreveu:
21 jun 2024, 13:44
Apesar de não achar muita piada à cobrança de um determinado valor inicial (posso desejar carregar €10, ter disponível apenas €20, logo...) mas compreendo, pretende evitar certos abusos.
Por outro lado, é completamente inaceitavel a celeridade com que o débito é feito quando comparado com tempo que leva a fazerem o crédito. Este tem que levar o mesmo tempo. Como mostra o video, por 2 vezes que o sistema não funcionou, mas o débito, esse funciona sempre.
+1

Vinha escrever isso mesmo.

Perguntei ao autor do vídeo se as três tentativas que fez se lhe retiraram os 40€ em tempo real. A resposta é que sim, o valor é retirado e depois só foi devolvido passados 2 ou 3 dias.

Numa situação idêntica é preciso ter a conta recheada, para carregar 10€ por exemplo.

Eu posso ter 30€ na conta precisar de carregar apenas 10€ para chegar ao destino e fico apeado por que tenho de pagar 40€ adiantados. Mas isto faz sentido na cabeça de quem.

Mais uma vez, a mim isso de me tirarem dinheiro (100€) quando abasteço combustível em MB nunca me aconteceu. Lembrei-me que recentemente fiz um abastecimento desses e só retiraram o valor correto.
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MrPoofy
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por MrPoofy » 21 jun 2024, 15:14

Nonnus Escreveu:
21 jun 2024, 13:58
Mais uma vez, a mim isso de me tirarem dinheiro (100€) quando abasteço combustível em MB nunca me aconteceu. Lembrei-me que recentemente fiz um abastecimento desses e só retiraram o valor correto.
Porque provavelmente fizeram a cobrança logo na hora, mas que te cativaram o dinheiro ao inicio isso podes ter a certeza.

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 21 jun 2024, 15:47

O cativar o valor para o carregamento é muito normal como foi explicado.

Há 2 anos quando fui a França tive esse problema e alertei no relato que fiz na altura. 2-3 dias nunca demorou mas até 24h era "normal".

Ali no país ao lado, no suposto pesadelo da ME, funciona perfeitamente. Já fiz pelo menos com Zunder, Iberdrola, Wenea , Enel, Plugsurfing e Chargepoint (eMSPs): início de carga, 30-50€ cativos (depende do operador). Termina a carga, quase instantaneamente recebi a notificação do pagamento do valor final e a cativação desapareceu.
Edit: num posto Zunder, por idiotice minha, fiz algumas 10 tentativas de início. Só tive 1 cativação ativa até ao final do carregamento que finalmente consegui fazer.

Já agora e por curiosidade, ando a estudar os pagamentos em França e encontrei um CPO (Freshmile) que em alguns postos faz cativação de 102€ :shock: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2024, 16:39

BrunoAlves Escreveu:
21 jun 2024, 15:47
Já agora e por curiosidade, ando a estudar os pagamentos em França e encontrei um CPO (Freshmile) que em alguns postos faz cativação de 102€ :shock: :mrgreen:
Esse valor podem dar N explicações, mas certamente não é por segurança de que o pagamento é feito. :liar:

Por exemplo, se o preço do kWh for de 0.60€ isso daria para 170kWh, vamos ser honestos. Andamos todos de camião! Se eu acho 40€ um abuso porque "ninguém" vai carregar 75kWh (esta capacidade de bateria poucos carros tem) num posto público, 102€ na minha opinião é irreal.

Mas ainda assim a tua experiência foi, é, um bocadinho diferente desta do vídeo. Foram retirados da conta 3x 40€, duas delas de carregamentos falhados, e ao contrário o dinheiro só foi devolvido dias depois e não quando o carregamento terminou. Isto faz toda a diferença.

Talvez o problema seja meu que vejo neste exemplo um abuso da parte do OPC/CEME.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 21 jun 2024, 22:19

Não vi o vídeo todo, por isso pergunto: O dinheiro das 2 tentativas falhadas ficou realmente cativado duas vezes? Ou seja, se ele tivesse 90€ na conta já não conseguiria fazer a terceira tentativa? Isso para mim é estranho, pois a partir do momento da falha deveria logo descativar. É que não vi no vídeo ele a mostrar os movimentos/saldo da conta bancária entre tentativas, para perceber isso. Mas admito que possa estar pois não vi o vídeo todo.

Sobre o facto de ter de cativar parece-me perfeitamente legítimo, senão muito facilmente alguém criava uma conta bancária, colocava lá 1€ e depois andava a carregar até uma ação judicial por parte do CEME fechar a conta, pois sem cativar só no fim é que seria pedido o dinheiro da conta e só aí é que seria verificado que não tem saldo e entretanto já tinha sido efetuado o carregamento.

Além de que estamos a fazer de valores imateriais, duvido que alguém hoje em dia ande a carregar carros com saldos na conta tão baixos...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2024, 22:45

Como referi anteriormente perguntei ao autor do vídeo se tinha sido feito as transferências das tentativas falhadas. Ele respondeu que sim, no total foram feitos 3 débitos de 40€ e só foram devolvidos alguns dias depois.

Até posso aceitar o que mencionas, ainda que ache um abuso 40€, mas nas condições como o Bruno Alves experienciou. Cativaram o dinheiro mas assim que o carregamento terminou devolveram o dinheiro e não alguns dias depois. No caso do vídeo ficaram cativos 120€ por alguns dias para um carregamento de ~3.00€. inadmissível na minha opinião.
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