De resto, no último ano+ fiz vários carregamentos em Espanha (há pouco tempo fui lá a título profissional como relatei) e tem sido sempre "sem espinhas": cativação, carregamento, devolução da cativação+cobrança do carregamento. França (há 2 anos) foi "mauzinho" pelas 24h de espera, num dos dias fiz 3 carregamentos e tive de carregar o Revolut para ter saldo para as cativações. Devo ter oportunidade de experimentar novamente este ano.
Até porque a cativação (bem feita!) no CC não é um débito que quem cobra tem de devolver mais tarde: há mesmo uma "categoria" de cativação (pelo menos no Revolut aparece-me como tal) e, depois de ser revertido e cobrado o serviço, até desaparece dos movimentos do cartão ficando só a cobrança do serviço. Mais uma vez, há 2 anos em França isto não acontecia: aparecia-me a cobrança da cativação, a cobrança do carregamento e depois (mais tarde) a devolução da cativação. Isso é má implementação, pelo menos em relação ao que conheço e tenho experienciado atualmente.