Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 28 fev 2025, 22:01

frankesousa Escreveu:
28 fev 2025, 16:10
Sabendo que não há "grandes revoluções" sem dores, isto parece "matar" os CEME e "todo o esforço" feito pelos CEME estes anos, nada contra, mas é só uma constatação.

Também mataria a Mobie, mas talvez continuem a ter trabalho fazendo de agregadores de informação, seria a evolução natural acho eu. mas quem paga esse "agregador de informação nacional"?
Qual é o esforço a que te referes por parte dos CEME?

Quando a maioria não instalou um único posto carregamento público e eram obrigados a ser OPC.

Posso estar a ver mal a coisa, mas o CEME era/é apenas um cobrador de energia.

Aqueles que não querem perder o barco da ME vão passar a ser OPC (já o eram) instalando postos de carregamento e cobrando por esse serviço. A diferença é que têm de fazer um investimento na infraestrutura para terem retorno. Acredito que muitos vão abandonar o barco.

Vê aqui a lista de CEME e OPC:

https://www.mobie.pt/redemobie/comercia ... operadores

Dos 33 CEME que aparecem quantos investiram em postos de carregamento?

Quanto a mobi.e era ser privatizada, certamente alguém consegue achar utilidade e vender o serviço a quem quiser estar centralizado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 28 fev 2025, 22:47

BrunoFonseca Escreveu:
28 fev 2025, 11:53
Dou-te o exemplo do Continente, que não está no modelo e o preço não é em kWh, e o preço por min depende da potência média de carregamento...
O continente cobra ao minuto, ponto. Sabes que vais estar agarrado ao posto 30 minutos consegues fazer as contas de quanto vais pagar.

No modelo onde tens na maioria cobrança ao kWh e por tempo dificilmente consegues fazer as contas.

Não consegues saber em 30 minutos quantos kWh pões no carro devido às variáveis todas que existem tanto da parte do carro como da rede. Portanto falham as contas.

Não sei se te lembras mas o Continente chegou a ter a informação nos carregadores a quantidade de kWh carregados. Na segunda vaga de instalação de carregadores, após terem permitido a continuação da instalação, deixou de ter.

Agora para refletir. Num Volt um conhecido teu dizia que não é possível carregar na rua ao preço de casa.

A última vez que carreguei num Continente cada kWh saiu á 0.22€. Quando existem muitas pessoas que pagam esse valor em casa por desconhecimento que podem ter tarifários mais baixos, até que ponto isso é impossível.

Supondo que o Continente compra a 0.10€ o kWh (acredito que compra bem mais barato) e vende a 0.22€ parece mau negócio?
- 6 anos depois 160000km

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 01 mar 2025, 14:25

Nonnus Escreveu:
28 fev 2025, 22:01
Admitindo que apenas queriam ser ceme, comprar e vender energia, é um negócio legítimo, que também acho desnecessário, e de repente a legislação apaga o CAE da lista 8-)

Certamente têm montado um sistema, cartões, contratos, aplicações (a miio por exemplo)

Têm de virar para o prestador de serviço de mobilidade, não perdem tudo obviamente.

Era só isso que falava, certo que o investimento em carregadores, o que mais interessa, foi promovido e isso é muito bom.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 mar 2025, 19:41

frankesousa Escreveu:
01 mar 2025, 14:25
Nonnus Escreveu:
28 fev 2025, 22:01
Admitindo que apenas queriam ser ceme, comprar e vender energia, é um negócio legítimo, que também acho desnecessário, e de repente a legislação apaga o CAE da lista 8-)

Certamente têm montado um sistema, cartões, contratos, aplicações (a miio por exemplo)

Têm de virar para o prestador de serviço de mobilidade, não perdem tudo obviamente.

Era só isso que falava, certo que o investimento em carregadores, o que mais interessa, foi promovido e isso é muito bom.
Segundo a CEO da miio, a miio só se tornou CEME por imposição do modelo. Para terem acesso a determinadas coisas.

Eles não queriam ser CEME, queriam apenas desenvolver uma aplicação.

Eu não disse que não era legitimo, alguém achou que assim é que ia ser uma maravilha e o resultado passados 6 anos esta a vista. Criou-se o negócio regulamentado, abriu-se uma janela de oportunidade e alguns aproveitaram.

Agora dizem que vamos perder mais 2 anos (tempo de transição) até voltar tudo ao normal, esses mesmos que dizem que vamos perder mais 2 anos se quando começou contestação, quando haver indícios que a coisa não estava a funcionar da melhor maneira se têm começado a fazer pressão para mudar hoje já estávamos com o assunto resolvido.

Vai ser o caos segundo alguns, porque os OPC deixaram de investir em novos postos pela incerteza do que ai vêm, ora o OPC vai ficar melhor do que estava. Onde é que esta a dúvida?

Já o CEME, sim, acredito que esteja com essa incerteza, mas desses 33 poucos contribuíram para o desenvolvimento da ME. Por exemplo, um CEME como a MEO deu o quê de concreto a ME? Nada, quem é cliente tem um desconto se tiver energia em casa MEO + MEO telecomunicações. Vais a ver tudo junto não dá em nada. Se calhar agarras no teu cartão electroverse e consegues carregar mais barato.

É mais ou menos como vimos nalgumas páginas atrás UVE + EDP. Consegues melhor preço na electricidade em casa se optares por outro comercializador e o desconto de 20% vai-se na anuidade para UVE.

Como dizia o outro: "é fazer as contas".
- 6 anos depois 160000km

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 01 mar 2025, 23:56

Nonnus Escreveu:
01 mar 2025, 19:41
É mais ou menos como vimos nalgumas páginas atrás UVE + EDP. Consegues melhor preço na electricidade em casa se optares por outro comercializador e o desconto de 20% vai-se na anuidade para UVE.

É a tua maneira de ver as coisas.
Para mim, é um benefício para o associado, e ser associado só para ter um desconto não entra propriamente no espirito do associativismo.

Mas se queres ir por aí, 25/0,08 = 312 kWh por ano... significa isto, menos do que 1kWh por dia carregado na rede publica;
Ou, traduzindo em km, uns 2000.

...e tantos outros benefícios mais que os associados têm, mas há que goste de falar mal só pq sim.

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 mar 2025, 08:18

BrunoFonseca Escreveu:
01 mar 2025, 23:56
Nonnus Escreveu:
01 mar 2025, 19:41

É a tua maneira de ver as coisas.
Para mim, é um benefício para o associado, e ser associado só para ter um desconto não entra propriamente no espirito do associativismo.

Mas se queres ir por aí, 25/0,08 = 312 kWh por ano... significa isto, menos do que 1kWh por dia carregado na rede publica;
Ou, traduzindo em km, uns 2000.

...e tantos outros benefícios mais que os associados têm, mas há que goste de falar mal só pq sim.
Digo mal só porque sim. Isso!

Eu sou daqueles que digo mal só porque sim há anos pelos vistos, olhando para o que se está a passar neste momento, aqueles que não disseram mal só porque sim, agora já mudaram o discurso e estão a engolir um sapo todo o tamanho. Eu digo mal só porque sim, mas se estiver errado, como já aconteceu, sou humilde o suficiente para dizer que estava errado. Aqueles que não dizem mal só porque sim vão mudando o discurso suavemente, dizem que durante 2 anos vai ser o caos, até dizem que durante anos alertaram para os problemas (bullshits), mas iam alimentado o sistema como o conhecemos. Era só preciso um penso rápido nalgumas coisinhas. Ah!

É assim, uns dizem mal só porque sim porque as coisas não são como os que não dizem mal só porque sim, querem fazer crer.

Se isto que aí vem falhar redondamente uma coisa é certa. Estamos de acordo com o afir e com o que se faz no resto da Europa. Os operadores são donos daquilo que é deles e podem funcionar como funcionam no resto da Europa. Empresas como a miio se calhar não tem de ir para a França implementar sistemas porque cá o modelo actual não permite, o Continente e a Tesla não tem que andar com esquemas, ou serem considerados ilegais, os sistemas de carregamento das marcas de automóveis que funcionam nos outros países podem começar a funcionar em Portugal sem esquemas, os preços vão ser de fácil compreensão e não há a obrigação de 10 cartões únicos com contratos que demoram nalguns casos duas semanas a ficar activos. Um estrangeiro chega cá e tem um sistema igual ao do seu país, com sorte até tem um cartão/app com acordo da marca do seu carro, um OPC se quiser ter produção de energia no local e vender poderá fazê-lo.💡

Tudo coisas que o modelo actual, segundo os que não dizem mal só porque sim permite, mas na realidade em 6 anos não aconteceu. Era preciso mais quantos anos?

Eram precisos quantos pensos rápidos aqui e ali?

Eram precisas quantas versões (2.0) da ME até termos tudo resolvido?

Resumindo, deixamos de estar dentro da bolha e fazemos parte de um sistema universal.

Quanto ao tema que te levou a dizer o disparate que disseste é voltar atrás umas quantas páginas. Estão lá as comparações.

Também reparei que estas naquela fase em que respondes "é a tua opinião". Pois cada vez que algum de nós escreve aqui é para dar a nossa opinião, no meu caso, dizer mal só porque sim. Eu, quando a conversa não me interessa também dou respostas evasivas.

Estas na espectativa para que estas alterações falhem redondamente para depois seres um dos que vem abanar a bandeira e dizer, nós avisamos. Vê lá não te tornes num que diz mal só porque sim.

Nota: não sei se estás lembrado, mas eu até determinado momento foi defensor da UVE, aliás, se estás lembrado fui um dos que te influenciou a ires ver o que era a UVE e conhecer as pessoas por trás do projecto.

Continuo a respeitar todas as pessoas da UVE porque sei que muitos (como tu) andam lá por amor a camisola e isso tem de se dar valor.

A missão da UVE esbarrou com a minha maneira de pensar apartir do momento que começam a defender um sistema que não tem defesa, e em que algumas pessoas da UVE querem a todo o custo passar a ideia que é o melhor sistema do mundo.

Não confundas as coisas.

Faz/fazia-me confusão como é que em palestras onde estavam representantes várias entidades da ME eram capaz de dizer que estava tudo bem, e era uma questão de tempo até os problemas estarem resolvidos e depois noutras ocasiões alguns desses representantes acabavam por dizer que se calhar não estava tudo bem. Isto é contra o meu feitio. As coisas são para ser ditas nos momentos certos para se resolver, não é andar com palmadinhas atrás das costas para parecer bem.

Todos os anos vou ao ENVE. Sabes a quantas palestras assisto? Nenhuma.

Como recentemente escrevi neste tópico e que irritou algumas pessoas. Detesto hipocrisia.

Quando deixei de ser sócio fiz questão de enviar um email a explicar o porquê. Quando fui ao ENVE e me perguntaram se era sócio fiz questão de dizer o porquê de não ser mais sócio.

Isto para dizer que o que escrevo aqui se tiver que o dizer numa conversa presencial digo-o da mesma maneira e com a mesma convicção.

Não digo mal só porque sim. Digo mal quando as coisas esbarram com a minha maneira de pensar. Umas vezes acerto, outras vezes falho, como todos.
- 6 anos depois 160000km

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 02 mar 2025, 11:53

Eu sei o que defendo.
Quando as coisas mudarem não me irão ouvir dizer "hate to say i told you so", ou culpar quem quer que seja pela mudança (mais uma vez, ao contrário de certos infelizes que passam a vida a dizer que os culpados são "fulano ou sicrano".

Irei sim, tal como hoje, lutar sempre pela melhoria da experiência de cliente (que não é boa nem cá nem no resto da Europa, com excepção na rede Tesla) e onde a responsabilidade é dos players (independentemente do nome ou função que lhes queiram atribuir)
Irei sim, lutar por preços justos e certamente irei continuar a lutar por uma transição que favoreça a adopção de veículos zero emissões, e que não se limita a veículos automóveis ligeiros.

Se queres por isto nos termos de que uns venceram porque o modelo vai mudar, e outros saiem derrotados, assim seja. Muitos parabéns pela vossa vitória, mas eu não me sinto derrotado em nada.

fernandinand
Proprietário Leaf
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024

Mensagem por fernandinand » 02 mar 2025, 12:45

Esta mania dos Portugueses do "orgulhosamente sós" devia ser alvo de estudo aprofundado...parece algo geneticamente entranhado.

Que venha um novo modelo, porque já vimos que este não serve... :clap: :clap:

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 mar 2025, 15:43

BrunoFonseca Escreveu:
02 mar 2025, 11:53
Eu sei o que defendo.
Quando as coisas mudarem não me irão ouvir dizer "hate to say i told you so", ou culpar quem quer que seja pela mudança (mais uma vez, ao contrário de certos infelizes que passam a vida a dizer que os culpados são "fulano ou sicrano".

Irei sim, tal como hoje, lutar sempre pela melhoria da experiência de cliente (que não é boa nem cá nem no resto da Europa, com excepção na rede Tesla) e onde a responsabilidade é dos players (independentemente do nome ou função que lhes queiram atribuir)
Irei sim, lutar por preços justos e certamente irei continuar a lutar por uma transição que favoreça a adopção de veículos zero emissões, e que não se limita a veículos automóveis ligeiros.

Se queres por isto nos termos de que uns venceram porque o modelo vai mudar, e outros saiem derrotados, assim seja. Muitos parabéns pela vossa vitória, mas eu não me sinto derrotado em nada.
Tu sabes o que defendes como todos os outros.

Se achas que no final se resume a ver quem ganha e quem perde, então as 147 páginas deste tópico foram completamente inúteis.

É difícil de perceber que todos defendemos o mesmo. Que defendemos a melhor experiência para o UVE, para os players, e que só assim é que há maior desenvolvimento da ME. A diferença é que tu defendes um modelo que em seis anos já mostrou que falha em muitos aspectos, os outros como eu (os tais que dizem mal por dizer), defendemos um modelo diferente e que todos os outros países usam. Se é perfeito? Pois não será, mas em comparação ao que temos parece ser muito melhor.

Eu também gostava que fosse como foi até 2019, onde ninguém pagava para carregar o carro, mas isso é utópico. Se não dás condições aos players para ganharem dinheiro, terem retorno naquilo que investiram, simplesmente a coisa não funciona.

O fulano e o sicrano só são culpados porque a determinado altura deviam ter parado para pensar, serem humildes o suficiente e dizer: -"Sim têm razão. Quando pensamos este modelo não conseguimos acautelar todos os contras, só vimos os prós e por esta altura já chegamos a conclusão que estávamos errados."

Era só isto. Em vez disso o fulano e sicrano, partiram para o ataque a todos aqueles que defendem uma mudança radical e não pensos rápidos que nunca iam responder aos reais problemas do modelo actual. Nisto tem culpa, muita culpa por em 6 anos defenderem um sistema com demasiados problemas.
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 06 mar 2025, 15:35

O governo provavelmente vai cair e agora como ficamos?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Responder

Voltar para “Carregamento”