O meu leaf 30kwh com temperaturas de 40C° na bateria, aos 90% de SOC ainda carrega na casa dos 30kwh. Antes disso, ainda mais obviamente.frankesousa Escreveu: ↑05 out 2020, 13:10E também muito importante: Qual o SOC iniciar da carga? Como foram poucos KM devias estar com o SOC elevado e isso afecta e muito a curva de carga.
Bateria fria (ou quente demais) e SOC elevado dá carga lenta.
(É por essas e por outras que os VEs estão a anos de desenvolvimento dos Tesla! Mas para lá vamos, menos a Nissan claro![]()
)

Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Experimenta começar a carga com 70% de SOC por exemplo. Não dá mais do que 20 ou 30kW nesse 70% de SOC. Se iniciares a carga a 20% ou assim aguenta quase 50kW até aos 80%.
É um fenómeno normal, tenho vários exemplos de carga em Estarreja (arranco de Penafiel) bastante lentos devido ao inicio da carga ser com SOC elevado. É feitio, de todos os VEs, não tem grande mal se os UVE souberem com o que contar

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Lidl de Portimão 41% de soc 45kW
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Castro verde 38% 35kW temperatura 50*
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Grândola 31% temperatura 51* 29kW
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Sempre tudo disponível? Ainda bem que não vieste pela A2. Vim a prestar atenção aos PCR, em todos fila. Em Santarém 2 a carregar e 2 espera. O que estava em DC era um I-Pace 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Sim, sempre tudo disponível. Apanhei um Zoe em Portimão, mas como estava em AC consegui carregar. Quando estava a carregar em Grândola minutos depois chegou um i-Pace e o senhor queria carregar com CCS ao mesmo tempo que eu, lá expliquei que não era possível, mas que podia carregar em AC
De referir que o senhor tem um i-Pace e ao que parece um Taycan, mas não percebe patavina do que é, como funciona um VE, carregamentos e nomes técnicos. O senhor ficou muito admirado porque o Leaf tem uma ficha Chademo que carrega a 50kW e o dele tem CCS, mas não tem Chademo ("o meu não tem essa ficha!").
Não me desmanchei a rir por respeito.
Fica a sugestão para a Jaguar começar a por CCS e Chademo no mesmo carro, porque parece que há por ai muito "endireinheirado" que quer os extras todos, até aqueles que não fazem sentido.
Foi uma conversa hilariante. Sabem aquele tipo que veste XPTO, o dinheiro gasto nos carregamentos não é problema, apresenta-se no carro que ele acha que é o último grito, e depois cada vez que abre a boca só diz asneiras. Foi esse o tipo.
Uma coisa muito estupida no i-Pace, cada vez que se abre uma porta o carro desliga o carregamento. Por 3 vezes o carro cancelou o carregamento porque saíram os 3 ocupantes em momentos diferentes.
De referir que o senhor tem um i-Pace e ao que parece um Taycan, mas não percebe patavina do que é, como funciona um VE, carregamentos e nomes técnicos. O senhor ficou muito admirado porque o Leaf tem uma ficha Chademo que carrega a 50kW e o dele tem CCS, mas não tem Chademo ("o meu não tem essa ficha!").
Não me desmanchei a rir por respeito.
Fica a sugestão para a Jaguar começar a por CCS e Chademo no mesmo carro, porque parece que há por ai muito "endireinheirado" que quer os extras todos, até aqueles que não fazem sentido.


Foi uma conversa hilariante. Sabem aquele tipo que veste XPTO, o dinheiro gasto nos carregamentos não é problema, apresenta-se no carro que ele acha que é o último grito, e depois cada vez que abre a boca só diz asneiras. Foi esse o tipo.
Uma coisa muito estupida no i-Pace, cada vez que se abre uma porta o carro desliga o carregamento. Por 3 vezes o carro cancelou o carregamento porque saíram os 3 ocupantes em momentos diferentes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Muita, muita gente assim. Nos ultimos dias, no FB, montes de pessoal que recebeu carros novos e não conseguem carregar porque não sabem como o fazer, não têm cartões e não sabiam que precisavam, etc. Então potências, tipos de tomada, etc, isso ainda menos.

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Trajeto atualizado no post mais atrás.
O trajeto usado foi este
Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado
a média final deu 50km/h.
Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.
Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.
Daí para a frente foi sempre a piorar. Perguntas como: o seu carro é trifásico em AC? (agora já vi que não é, é 7.2), ficaram sem resposta. O que a mim me faz mais confusão é que era uma pessoa na casa dos 30 e tal, 40 anos. Também fiquei a saber que o i-Pace tem uma curva de carregamento que segundo ele é muito boa, e que o Porsche Taycan já carregou no carregador de 350kW que esta no stand da Porsche e que carrega o carro numa hora. Chegou mesmo a comparar a curva de carregamento dos dois carros.
Preço dos carregamentos não é problema, porque se precisa de carregar, carrega-se e pronto. Portanto estar num PCR a pagar ao minuto a 7.2kW em AC é peanuts. Quando eu lhe falei do problema do carro desligar os carregamentos cada vez que se abre a porta em certos postos onde existe uma taxa de activação do posto, que pode fazer com que pague mais, também não é problema.
Quando eu lhe disse que era uma questão de olhar para a fatura recebi como resposta: - Fatura! Eu sei lá da fatura.
Portanto meus amigos, quando nós perdemos tempo a discutir preços da ME, existe por ai muita gente que é por um cabo que nem sabem o nome ligado ao carro e o resto que se lixe.
O trajeto usado foi este
Total de KM feitos: 531km
Media de 13.7kWh/100km
Total de carregamento rápidos: 5
SOH inicial: 69.74%
SOH após 5QC: 70.28%
Média de velocidade chegou andar pelos 62km/h, mas devido a fila de transito que apanhei a saída de Grândola em que fiz muitos KM 10km/h quando não esta parado

Depois desta viagem e após 5 carregamentos rápidos o SOH apenas subiu alguma decimas, portanto a degradação de 30% deve ser real.
Se o carro não apresenta-se degradação tinha conseguido fazer esta viagem apenas com 3 carregamentos. Haja carregadores e o Leaf de 30kWh consegue fazer viagens grandes.
Reparei que quando perguntei se o carro era CCS ele ficou a olhar para mim como se eu estivesse a falar "estrangeiro de fora"BrunoAlves Escreveu: ↑05 out 2020, 22:03Muita, muita gente assim. Nos ultimos dias, no FB, montes de pessoal que recebeu carros novos e não conseguem carregar porque não sabem como o fazer, não têm cartões e não sabiam que precisavam, etc. Então potências, tipos de tomada, etc, isso ainda menos.![]()


Preço dos carregamentos não é problema, porque se precisa de carregar, carrega-se e pronto. Portanto estar num PCR a pagar ao minuto a 7.2kW em AC é peanuts. Quando eu lhe falei do problema do carro desligar os carregamentos cada vez que se abre a porta em certos postos onde existe uma taxa de activação do posto, que pode fazer com que pague mais, também não é problema.
Quando eu lhe disse que era uma questão de olhar para a fatura recebi como resposta: - Fatura! Eu sei lá da fatura.
Portanto meus amigos, quando nós perdemos tempo a discutir preços da ME, existe por ai muita gente que é por um cabo que nem sabem o nome ligado ao carro e o resto que se lixe.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Viagem de 500km no Leaf de 30kWh
Era de esperar. A única vez que voltei do Algarve num Domingo à tarde apanhei umas filas na A2 a começar perto de Grândola. Resolvi sair da AE e ir por nacional (para horror da minha mãe pois estávamos de morangwatt e ela pensava que íamos ficar apeados pelo desvio). Mas o trânsito todo aplicava-se também à nacional. Só voltei a entrar na AE em Alcácer para carregar, e ali as filas já se estavam a desfazer, tanto em nacional como AE.