Interessa para quem quer comprar uma viatura elétrica mas não tem garagem. Contudo, com estes preços essa opção deixa de estar em cima da mesa e infelizmente PCR estão localizados nas grandes cidades e Auro estrada as cidades mais pequenas raramente têm. Vamos a ver se o LIDL acaba por instalar em todas as lojas um PCR

Início do pagamento total da rede de carregamento
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Eu no entanto acho que os pcn são tão importantes como os pcrs, aliás, para o meu tipo de utilização, uso muito mais pcn em viagem, que pcr. Em quase 6 anos de leaf usei 25 vezes um pcr. Prefiro usar um pcn que é local e que me permite andar a passear e/ou almoçar/jantar. Raramente tive necessidade de usar um pcr porque tinha pressa de chegar do ponto A ou B, estando fora da autonomia do carro.
Com o passar dos anos, estou convicto que os VE terão quase todos a opção de carregar a 22kW em AC e DC de 100kW em diante (real, não é como agora que anunciam até 100kW e depois não passa dos 60/70 kW). Isto significará que uma bateria de 60kWh será carregada no máximo em 3 horas, começando do zero, o que não é normal acontecer. Basicamente num almoço, o carro carrega mais 50% de energia, o que permite fazer mais 150/200 klms tendo parado apenas o tempo necessário e normal para a maioria das pessoas. Mesmo numa bateria de 100kWh, em duas horas carrega 40% de energia.
Quando se começar a ter pcrs e pcns centrais, e próximos de tudo no país todo, facilmente se vai perceber a diferença de custos e lógica de carregamentos.
Neste momento, muitos dos pcrs fazem-me perder tempo, porque não tenho onde ir, enquanto que os pcns permitem-me continuar a fazer o que mais me interessa.
Resumindo, para mim ambos são extremamente importantes tendo claramente funções diferentes, como já foi sobejamente demonstrado neste tópico.
Com o passar dos anos, estou convicto que os VE terão quase todos a opção de carregar a 22kW em AC e DC de 100kW em diante (real, não é como agora que anunciam até 100kW e depois não passa dos 60/70 kW). Isto significará que uma bateria de 60kWh será carregada no máximo em 3 horas, começando do zero, o que não é normal acontecer. Basicamente num almoço, o carro carrega mais 50% de energia, o que permite fazer mais 150/200 klms tendo parado apenas o tempo necessário e normal para a maioria das pessoas. Mesmo numa bateria de 100kWh, em duas horas carrega 40% de energia.
Quando se começar a ter pcrs e pcns centrais, e próximos de tudo no país todo, facilmente se vai perceber a diferença de custos e lógica de carregamentos.
Neste momento, muitos dos pcrs fazem-me perder tempo, porque não tenho onde ir, enquanto que os pcns permitem-me continuar a fazer o que mais me interessa.
Resumindo, para mim ambos são extremamente importantes tendo claramente funções diferentes, como já foi sobejamente demonstrado neste tópico.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Até o parque de VE ter maioritariamente 22kw de carregador interno, já não vai ser para a nossa geração!
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Não é o que vejo na maioria dos carros actuais, e num futuro próximo acho que terão todos essa opção, mas isso sou eu que só ando de VE desde 2014.
- t3lmo
- Mensagens: 865
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
- Localização: Sintra
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Os 22 kW do PCN não têm a haver com os poucos VE com carregador interno de 22 mas a simultaneidade de no mesmo carregador disponibilizar:
- Trifásico até 22 kW (sendo os 11 kW a tendência a curto prazo);
- Monofásico até 7.4 kW (maioria dos VE's atuais).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Concordo. Mas a solução ideal será aquela que está a ser implementada nas lojas Auchan, com PCN e PCR a coexistir no mesmo espaço.
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Sem dúvida Bruno! Não podia estar mais de acordo, especialmente em zonas onde se tem de tudoBrunoFonseca Escreveu: ↑04 jul 2020, 16:03Concordo. Mas a solução ideal será aquela que está a ser implementada nas lojas Auchan, com PCN e PCR a coexistir no mesmo espaço.

- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Ali para a zona centro, com o Alegro de Castelo Branco, estou mesmo a ver o pessoal a fazer ignorar os postos da CEPSA e carregar no Auchan. 0,12€/kWh não tem nada a ver com os 0,15€/min +0,50€ da Cepsa. Vão roubar para a (auto)estrada!Fil Escreveu: ↑04 jul 2020, 16:32Sem dúvida Bruno! Não podia estar mais de acordo, especialmente em zonas onde se tem de tudoBrunoFonseca Escreveu: ↑04 jul 2020, 16:03Concordo. Mas a solução ideal será aquela que está a ser implementada nas lojas Auchan, com PCN e PCR a coexistir no mesmo espaço.![]()
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Mas os PCN's de 22kw não disponibilizam sempre 22kw se o carro for até essa potência em AC?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Início do pagamento total da rede de carregamento
Sim, se lá tiver os 22kW. Houveram muitos postos do primeiro lote de 100 que substituiram os velhinhos que, mesmo anunciados a 22kW, nunca passaram dos 7kW porque só lá havia uma fase.
Há alguns (eu já apanhei um em Setúbal) que não têm os 32A por fase, mesmo supostamente sendo de 22kW. Apanhei um que tinha 10A por fase, se não me falha a memória. Ou seja um carro trifásico até carregava qualquer coisa, um monofásico era como estar a carregar com o sabonete em casa.
E finalmente tens alguns postos (como os efimob) que fazem partilha de potência: só têm 3x 32A para as 2 tomadas, se:
- lá estiverem 2 carros monofásicos cada um recebe 32A
- lá estiver um trifásico sozinho, recebe os 22kW
- lá estiver um trifásico acompanhado, cada um só recebe 16A por fase
Há alguns (eu já apanhei um em Setúbal) que não têm os 32A por fase, mesmo supostamente sendo de 22kW. Apanhei um que tinha 10A por fase, se não me falha a memória. Ou seja um carro trifásico até carregava qualquer coisa, um monofásico era como estar a carregar com o sabonete em casa.
E finalmente tens alguns postos (como os efimob) que fazem partilha de potência: só têm 3x 32A para as 2 tomadas, se:
- lá estiverem 2 carros monofásicos cada um recebe 32A
- lá estiver um trifásico sozinho, recebe os 22kW
- lá estiver um trifásico acompanhado, cada um só recebe 16A por fase
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
