Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jul 2020, 21:59

migle Escreveu:
05 jul 2020, 20:34
E a publicidade também não tem um retorno imediato
A publicidade na televisão dá muitos retornos para lá do substancial. A imagem é difícil de quantificar.
A Galp só o pode fazer porque é um gigante, um tubarão. Quero ver o Zé Maria Pincel a fazer isso, não é esse um dos grandes potenciais deste modelo maravilhoso?
Ou então assumimos que as pretensões do Zé Maria Pincel não estão alinhadas com as necessidades dos UVE e que ter milhentos micro players no mercado pode não ser de facto o melhor caminho?

Objectivamente, gostaria que alguém me quantificasse quanto tempo um OPC teria de considerar para investir num parque de carregamento daqueles, com PCR pagos a 10cts/min e HPC a 30cts/min (e estou a exagerar no ultimo caso).
Por favor quantifiquem isto.
migle Escreveu:
05 jul 2020, 20:34
Quando a Noruega vir a expansão fantástica da nossa rede, vão querer perceber o porquê. Certamente que vão traduzir toda a legislação e acabar por implementar o mesmo modelo lá.
Claro que sim. E ainda vão comprar a MobiE para lá e tudo :mrgreen:
Última edição por BrunoAlves em 06 jul 2020, 08:37, editado 1 vez no total.
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FullElectric
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por FullElectric » 05 jul 2020, 23:03

BrunoAlves Escreveu:
05 jul 2020, 21:59
Claro que sim. E ainda vão comprar a MobiE para lá e tudo :mrgreen:
:lol:
Ou então contratam o Alexandre, apagões nunca terão :lol:

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 05 jul 2020, 23:10

Atualmente um operador 'Zé Maria' que nasceu para a ME, sem background e com poucos recursos, é o 2º nacional atrás da Galp.
Venham muito assim e que cresçam:
1. Galp - 34%
2. KLC - 14%
3. EDP Comercial - 11%
4. Mobiletric - 10%
5. Prio - 9%
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BrunoAlves
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoAlves » 05 jul 2020, 23:25

Isso não responde à minha questão. Outra vez:
BrunoAlves Escreveu:
05 jul 2020, 21:59
Objectivamente, gostaria que alguém me quantificasse quanto tempo um OPC teria de considerar para investir num parque de carregamento daqueles, com PCR pagos a 10cts/min e HPC a 30cts/min (e estou a exagerar no ultimo caso).
Por favor quantifiquem isto.
Edit: podes esclarecer por favor de onde vêm esses números? É que olhando para o site da KLC, tem um rácio de postos públicos/privados não muito diferente de 50% (não contei um a um e o site parece somar indefinidamente quando se aplicam filtros e pesquisa).
Última edição por BrunoAlves em 06 jul 2020, 06:29, editado 1 vez no total.
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BrunoFonseca
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 06 jul 2020, 02:33

t3lmo Escreveu:
05 jul 2020, 23:10
Atualmente um operador 'Zé Maria' que nasceu para a ME, sem background e com poucos recursos, é o 2º nacional atrás da Galp.
Venham muito assim e que cresçam:
1. Galp - 34%
2. KLC - 14%
3. EDP Comercial - 11%
4. Mobiletric - 10%
5. Prio - 9%
Crescer em postos não é sinónimo de crescimento em facturação.
Consideras a KLC capaz (recursos financeiros) de criar algo como o que vimos no Circle K? Mesmo que a uma dimensão mais pequena.
Eu, infelizmente não vejo isso a acontecer no curto espaço de tempo.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por t3lmo » 06 jul 2020, 10:12

Realmente por cá idealiza-se muito as redes lá fora por cada vez que se vê um video ou uma noticia.
Metade desses bons exemplos, os que não vão aparecendo nos videos estão desligados à 2-3 anos, muitos desses da Circke-K.
São empresas cujo boom aconteceu há 5-6 anos quando por cá tudo parou e cresceram desde então em muita oferta, uma boa e outra má (em qualidade).
O nosso recomeço começou em 2019 e agora é dar tempo à evolução dos vários projetos já aprovados e em curso para que estimulem a rede rápida pois será essa a dar a necessária confiança para o avanço da ME em Portugal.
Exemplos aleatórios:
https://www.electromaps.com/mapa/p/49781
https://www.electromaps.com/mapa/p/49188
https://www.electromaps.com/mapa/p/29964
https://www.electromaps.com/mapa/p/49809
https://www.electromaps.com/mapa/p/49266
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por BrunoFonseca » 06 jul 2020, 12:11

t3lmo Escreveu:
06 jul 2020, 10:12
Realmente por cá idealiza-se muito as redes lá fora por cada vez que se vê um video ou uma noticia.
Metade desses bons exemplos, os que não vão aparecendo nos videos estão desligados à 2-3 anos, muitos desses da Circke-K.
São empresas cujo boom aconteceu há 5-6 anos quando por cá tudo parou e cresceram desde então em muita oferta, uma boa e outra má (em qualidade).
O nosso recomeço começou em 2019 e agora é dar tempo à evolução dos vários projetos já aprovados e em curso para que estimulem a rede rápida pois será essa a dar a necessária confiança para o avanço da ME em Portugal.
Exemplos aleatórios:
https://www.electromaps.com/mapa/p/49781
https://www.electromaps.com/mapa/p/49188
https://www.electromaps.com/mapa/p/29964
https://www.electromaps.com/mapa/p/49809
https://www.electromaps.com/mapa/p/49266
Talvez não me tenha explicado bem.
Se gostaria que a KLC, Mobilectric, Powerdot e afins a crescer e ter capacidade de criar Hub, sim gostaria. Se acho que vai acontecer? Tenho muitas duvidas, e nem acho que tal esteja relacionado com o modelo da ME em Portugal.
Tendo em consideração a capacidade financeira de uma Galp vs os restantes OPC, eu diria que a Galp tem a faca e o queijo na mão.

Solução? Talvez um consórcio entre os OPC acima identificados que lhes permitisse repartir os custos para a criação de Hubs, e em que nesses mesmos hubs co-existissem carregadores de vários OPC.

A ME em cidades como Lisboa e Porto parece estar assegurada, falta agora dotar as principais vias com soluções para viagens... e 1 PCR por AS em AE parece não dar a resposta que necessitamos.

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 06 jul 2020, 12:12

Da forma como funciona a mobie (mais uma vez sem conectividade hoje), prevejo realmente muito sucesso... :roll:

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rimsilva
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 07 jul 2020, 11:03

rnlcarlov Escreveu:
04 jul 2020, 17:34
Fil Escreveu:
04 jul 2020, 16:32
BrunoFonseca Escreveu:
04 jul 2020, 16:03
Concordo. Mas a solução ideal será aquela que está a ser implementada nas lojas Auchan, com PCN e PCR a coexistir no mesmo espaço.
Sem dúvida Bruno! Não podia estar mais de acordo, especialmente em zonas onde se tem de tudo :dance:
Ali para a zona centro, com o Alegro de Castelo Branco, estou mesmo a ver o pessoal a fazer ignorar os postos da CEPSA e carregar no Auchan. 0,12€/kWh não tem nada a ver com os 0,15€/min +0,50€ da Cepsa. Vão roubar para a (auto)estrada!
A situação com os PCNs está a ficar pior do que aquela que se formou com os PCRs, mas o caminho é esse (como referi no meu comentário anterior), a prespectiva deve ser esse procurar alternativas e "deixar às moscas" o mais possivel quem apenas quer explorar os utilizadores de VEs.

É interessante voltar um pouco atrás ao que se dizia quando se começou a pagar os PCRs, agora já são baratos e parece que só faz sentido instalar PCRs.

Para VEs que têm CR sem duvida que os PCRs têm preços mais justos para aquilo que oferecem, mas salvo raras excepções, não compreendo como é que dizem que carregar em PCR é mais barato do que em PCN.

Pegando no Zoe que carega a 22 kW um PCNs de 22 kW é mais vantajoso, por outro lado um plug-in com carregador de 3,7 ou 7,4 kW a carregar num posto de 22 kW terá um preço absurdo sem duvida, só que se carregar um PCR será ainda mais caro.

O Problema está na justica do preço praticado e isso só pode ser visto numa pespectiva de maioria dos utilizadores, nunca será bom para a totalidade dos utilizadores.

Daquilo que se está a prespectivar e seguindo a mesma lógica dos PCRs vs PCNs, não se pode esperar que o preço de carregamento num postos de 22 kW seja o mesmo de um posto de 3,7 kW e um PHEV não pode esperar que carregar num posto de 22 kW seja pouco mais caro do que carregar em casa, não faz sentido.

O que me está a parecer é que os postos de 3.7, 7.4 e 11 kW, estão com preços demasiados próximos dos de 22 kW, "injustos" para o que oferecem, penalizando VE sem CR e com potência de carregamento mais reduzidas.

OCasal
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por OCasal » 07 jul 2020, 13:01

https://eco.sapo.pt/2020/07/06/edp-galp ... da-mobi-e/

Como é que falam em tarifas de OPC a rondar os 0,08 €/kwh? Estão a gozar? Não é isso que se vê em nenhum PCN!

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