Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rnlcarlov » 30 dez 2020, 22:42

Falam em Espanha como se fosse complicado carregar lá. Basta instalar as apps desejadas e associar um cartão de crédito e já está. São várias apps? Sim, são. Mas já há redes com boa cobertura para atravessar o país. Normalmente no posto está um QR code para fazer download da app.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 22:44

Não percebo. Eu não tinha cartão continente, nunca tive. Quando instalei a app do continente "carregamento" pediu-me para instalar a app do cartão continente, criei um cartão na hora (na app do cartão) e ficou associado ao meu número. 5 minutos mal medidos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 30 dez 2020, 22:47

O utilizador médio está muitos furos abaixo desse à vontade com Apps e criação de "cartões" em Apps diferentes, acho que concordarás comigo. Como aliás demonstra o caso que indiquei.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 22:57

Continuo a não entender. Fica melhor apeado em frente a um posto da rede pública, sem cartão e sem ter como carregar, isso é que é mais fácil resolver :roll:
Como aliás demonstram vários casos que todos lemos amiúde. Quando acabaram os SuC gratuitos, era ver montes de malta que nunca tinha carregado de outra forma "estou em frente a um posto, encostei o multibanco e não faz nada".

Eu também não sabia usar a app do continente, nunca tinha sequer visto (nem sabia!) que se podia criar um cartão virtual do continente através de outra app. Foi tudo directo, a app pedia e eu fazia.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 30 dez 2020, 23:19

Neste caso ele já tinha o cartão da Miio, o que pode explicar alguma inércia em arranjar solução mais barata, mesmo com uma diferença brutal no preço. Claro que mesmo a 0,3€/kW.h é muito mais barato que a gasolina que ele gastava até há 2 semanas atrás...

Mas lá está, a rede do Continente é complementar à rede pública. Apesar do enorme e louvável esforço do Continente, o número total de postos e de locais é ordens de magnitude inferior ao da rede pública. E o esforço do Continente é naturalmente de aumentar a cota de mercado e de cliente das suas superfícies comerciais, o lucro no carregamento está num plano secundário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2507
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por jfr2006 » 30 dez 2020, 23:24

Resumindo e baralhando: o modelo é que é bom, nem que isso seja prejudicial ao utilizador final, não permita fomentar nenhuma concorrência, há n entidades pelo caminho a "comerem" do mesmo osso e quando vou colocar o carro a carregar, nunca sei quanto vou pagar :roll: :roll:

Como há interesses a defender, toca a pressionar para criar legislação que tente forçar os outros modelos (que até são mais simples para o utilizador, não é preciso esperar semanas por um cartão, sabe-se à partida logo quanto se vai pagar) sejam ilegais :roll: :roll:

Por mais voltas que tentem dar, ainda ninguém me conseguiu dar uma única razão de porque é que esta 8ª maravilha do mundo é a melhor de todas. Nem mesmo quando tentam falsamente afirmar que existem postos na rede pública que conseguem ficar mais baratos :roll:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 23:27

mjr Escreveu:
30 dez 2020, 23:19
Apesar do enorme e louvável esforço do Continente, o número total de postos e de locais é ordens de magnitude inferior ao da rede pública
Se fosse dado ao continente ou outros players privados o dinheiro público investido na rede pública, podia ser mais próximo :mrgreen:
Claro que estou a brincar, mas há alguma relativização a fazer ;)

Voltando ao assunto introduzido pelo Rafael, o que está em marcha é um movimento (tenho uma curiosidade mórbida em perceber quem faz parte dele) para acabar com esta rede "complementar". E a da Tesla, obviamente.
E continuo sem perceber porque é que este movimento não surgiu quando a rede Tesla era de borla, com os PCR em cima de paletes, etc.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por alexmol » 30 dez 2020, 23:30

mjr Escreveu:
30 dez 2020, 23:19
Mas lá está, a rede do Continente é complementar à rede pública.
Em Beja, capital de distrito, corre-se o risco de o único PCR vir a ser do Continente :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por mjr » 30 dez 2020, 23:36

Não deve ser muito difícil saber quem não quer estas redes complementares: Mobi.e, generalidade dos OPCs não CEME, CEMEs menores. Os outros CEME estão à espera para ver, e caso o modelo "pegue", irão obviamente fazer o mesmo. Estes que indiquei e que se queixam das redes privadas obviamente que têm "interesses" no modelo, foi aí que basearam o seu negócio.

Quando a Tesla era de borla, não era negócio, por isso não estou a ver por onde poderiam pegar. Mas claro que não gostavam!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 30 dez 2020, 23:42

mjr Escreveu:
30 dez 2020, 23:36
Não deve ser muito difícil saber quem não quer estas redes complementares
Quem não quer é uma coisa. A minha curiosidade mórbida é quem é que apresentou a queixa.
Porque de certeza não andam de VE ou pelo menos não carregam fora de casa. Ou um interesse (profissional) sobrepõe-se ao outro (pessoal, do custo de carregamento)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”