Exacto!BrunoAlves Escreveu: ↑03 nov 2021, 13:46Do ponto de vista do OPC, dá igual. Tem o equipamento instalado, não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual como é que o utilizador o usa: está em utilização, custa "x/min". Maravilhas do modelofrankesousa Escreveu: ↑03 nov 2021, 13:36Isso é tão parvo como ter os PCR de 150kW da brisa com CCS 150kW e chademo 60kW (mas que só se usa 50kW) e pagar o chademo ao preço dos 150kW!![]()

Actualização de postos de carregamento em Portugal
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Neste caso sim, no que referi, não necessariamente, porque estando o posto limitado a 25 kW, a potência que o alimenta não precisa de ser superior a 25 kW, o que se pode traduzir num menor custo de operação do posto.BrunoAlves Escreveu: ↑03 nov 2021, 13:46Do ponto de vista do OPC, dá igual. Tem o equipamento instalado, não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual como é que o utilizador o usa: está em utilização, custa "x/min". Maravilhas do modelofrankesousa Escreveu: ↑03 nov 2021, 13:36Isso é tão parvo como ter os PCR de 150kW da brisa com CCS 150kW e chademo 60kW (mas que só se usa 50kW) e pagar o chademo ao preço dos 150kW!![]()
No entanto esse aspecto ("não pode fazer negócio com a energia por isso dá-se-lhe igual") que leva a que a grande maioria dos postos sejam cobrados ao min (o que por si só nem teria de ser razão para todos os males, veja-se o Continente), mas sobretudo ter 2 entidades que procuram o lucro a influênciar o preço de 1 "serviço" é que são os verdadeiros "câncros" deste modelo, tudo o resto em meu entender, é mais feitio do que defeito....
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Para mim mais grave ainda é da forma como está não haver espaço para a produção solar local. Veja-se o exemplo da estação de serviço lá no UK por onde passou recentemente a UVE, aquilo é que eu chamo uma estação de carregamento à maneira.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Acaba por não ser, porque quer para um quer para o outro a energia vem do PT do shopping. É a diferença entre usar cabo de 10mm2 ou 20mm2, o resto dá igual

Claro que o modelo faz-nos pagar a energia ao preço residencial, mas na realidade não é.
Maravilhas do modelo

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Verdade, esse é outro aspecto que temos referi e que passaria a ser possivel se não houvesse CEME, o OPC poderia definir o preço final do carregamento e comprar ou produzir a sua energia livremente.
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Segundo o modelo de Portugal, os CEME têm que ser obrigatoriamente OPC, logo a EDP pode produzir, vender instalar postos e o camandro.
O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Não impede. Mas porque é que o faria? A EDP (OPC) faria o investimento todo, postos, painéis, baterias, tudo e um par de botas, e como tal tinha energia "gratuita" para vender.BrunoFonseca Escreveu: ↑03 nov 2021, 19:16Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Acontece que no modelo quem cobra é o CEME e tu (utilizador) vais pagar a energia a preço residencial, TAR residencial, etc e tal. O OPC que fez o investimento não pode capitalizar na energia que te vendeu, por isso cobra-te a ocupação do posto (por tempo, normalmente). Se vendesse a energia, podia rentabilizar o investimento com todo o "produto" vendido.
O dono do site investe mais ainda e faz daquilo uma espécie de "lounge" para tornar a experiência mais agradável.
Já o CEME, vende a energia que foi gerada localmente pelo investimento (BRUTAL) do OPC, para o qual contribuiu com ZERO. O CEME pode ser qualquer um. O CEME beneficia do "lounge" criado pelo OPC (a experiência do utilizador é positiva, vai voltar mais vezes em princípio), contribuiu ZERO para ele.
Repara que naquele site tens tudo o que mostra quão estúpido é o modelo. Para que é que precisas de um CEME, MobiE, etc? Nada! Paga-se com dinheirinho! (toma rimsilva




Já o disse várias vezes: discordo em absoluto que seja melhor para o utilizador este esquema com milhentos "micro-players" em vez de meia duzia de grandes playersBrunoFonseca Escreveu: ↑03 nov 2021, 19:16O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3457
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Esqueceste-te deste pequeno grande pormenor.BrunoFonseca Escreveu: ↑03 nov 2021, 19:16
Expliquem-me lá o que é que impede uma EDP em construir um site como o tal do uk?
Segundo o modelo de Portugal, os CEME têm que ser obrigatoriamente OPC, logo a EDP pode produzir, vender instalar postos e o camandro.
O problema é que estamos habituados às operações dos micro OPC que não têm capital para fazer um investimento daquela envergadura.
O CEME + OPC EDP faz o investimento e a seguir chego lá eu e uso o CEME Prio que não contribuiu com nada e vende a energia. Mas alguma empresa no seu perfeito juízo vai fazer um investimento de milhões para depois apenas facturar uma parte?BrunoAlves Escreveu: ↑03 nov 2021, 19:24Já o CEME, vende a energia que foi gerada localmente pelo investimento (BRUTAL) do OPC, para o qual contribuiu com ZERO. O CEME pode ser qualquer um. O CEME beneficia do "lounge" criado pelo OPC
Porque é que o Continente está a margem deste modelo? Se calhar porque não quis que os outros mamassem naquilo que é deles

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Actualização de postos de carregamento em Portugal
Isto está a ficar demasiado off-topic... Esta discussão sobre a geração de energia pelo OPC (já discutida anteriormente, e que é uma das falhas do atual modelo) cabe no tópico do modelo e não na atualização dos postos de carregamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto: