Só quando a ME estiver na agenda política deles... nem o PEV fala neste tema!

Continente Plug&Charge
Re: Continente Plug&Charge
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Continente Plug&Charge
Concordo contigo que este modelo só cairá por imposição europeia. Por cá, a vontade política parece ainda não ser muita apesar de 2 administradores de uma grande empresa elétrica, que tinham muito peso no governo e que estiveram envolvidos no desenho do modelo já não riscarem nada, ...foram forçados a sair da empresa por desenhos noutros modelos ainda mais complexos.zeuz Escreveu: ↑04 jan 2021, 13:59Essas lutas só são públicas quando daí possa advir alguma vantagem para quem está a "espernear" ... ( * )
A SONAE no tempo em que o Belmiro mandava teria capacidade para isso ( dependendo de quem estivesse no governo ).
Hoje em dia a influência será mais por via do peso económico que têm e não tanto pelos "amigos" que possam ter no governo.
Tanto assim é, que optaram por uma solução sem envolver "amigos" no governo.
( * ) Há coisa de uns anos atrás a CML veio a público reclamar da direcção da CARRIS por uma razão que já não me recordo... mas recordo-me do motivo para fazerem "barulho"... a direcção da CARRIS estava a exigir à CML que pagasse o que devia...![]()
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Continente Plug&Charge
A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.Gameiro101 Escreveu: ↑03 jan 2021, 12:07Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
Primeira reunião de acionistas do grupo Sonae acerca da ME:
- É pá agora devíamos pensar entrar na ME que parece que é uma coisa com futuro.
- Como é que isso funciona?
- É pá temos de ser OPC e depois damos o nosso espaço, compramos o equipamento e depois há um CEME que ganha tanto ou mais que nós usando os nossos PT´s sobredimensionados que instalamos em todas as lojas.
- Então e se formos CEME e OPC ficamos com o bolo todo?
- Sim e não, porque depois temos que ficar no datacenter da Mobi.E que pelo que parece funciona mal, temos fazer as coisas como eles querem e ainda pagamos taxas.
- Então caga nisso vamos mas é vender estacionamento.
Grupos como a Sonae e Tesla que tem os seus próprios datacenters equipas de informáticos, no caso do Continente quando instalam uma loja instalam PT´s com capacidade suficiente para a loja e no futuro para mais alguma coisa, olhar para este modelo que temos e verem que tem de estar dependentes de terceiros onde tudo funciona mal e ainda tem de pagar por isso, não deve ser fácil de aceitar.
Isto mal comparado é a mesma coisa que um agricultor (OPC) ter 10 toneladas de batatas para vender todos os meses mas não os pode vender porque tem de ter outro interveniente (CEME) que vai vender as batatas dele no terreno dele e depois dividem os lucros. Espetacular não é?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Continente Plug&Charge
Não percebo muito de leis, mas será que era necessário criar a entidade OPC e CEME, não seria mais facil criar apenas uma entidade? que vendia a electricidade nos seus próprios postos?rafaelferreirapt Escreveu: ↑03 jan 2021, 12:35Como já expliquei, não é preciso alterar a lei para manter tudo como está no Continente (incluindo preços) e permitir roaming.
Mas ao alterar a lei, não é só a da mobilidade elétrica, tem que se alterar as leis do setor energético.
Se fosse possível vender energia, para qualquer pessoa ou empresa, sem declarar a produção, sem garantias bancárias, sem depósitos, sem inspeções, etc...![]()
Ou o problema é que seria um modelo que não necessitava da Mobi-e e respectivos taxos?
Depois poderiam obrigar ao roaming para não ser necessário ter cartão de cada operador, ou em ultima instancia obrigar a colocação de terminal de pagamento, em relação aos custos das comissões de utilização do multibanco era simples, cobravam os x% de taxas junto ao preço de kwh.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Continente Plug&Charge
Nonnus Escreveu: ↑05 jan 2021, 10:44Primeira reunião de acionistas do grupo Sonae acerca da ME:
- É pá agora devíamos pensar entrar na ME que parece que é uma coisa com futuro.
- Como é que isso funciona?
- É pá temos de ser OPC e depois damos o nosso espaço, compramos o equipamento e depois há um CEME que ganha tanto ou mais que nós usando os nossos PT´s sobredimensionados que instalamos em todas as lojas.
- Então e se formos CEME e OPC ficamos com o bolo todo?
- Sim e não, porque depois temos que ficar no datacenter da Mobi.E que pelo que parece funciona mal, temos fazer as coisas como eles querem e ainda pagamos taxas.
- Então caga nisso vamos mas é vender estacionamento.


Mas como se costuma dizer: Truth is stanger than fiction.

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Continente Plug&Charge
Eu acho que não é assim tão simples. Não faço ideia se será o caso, mas imagina que os contratos de concessão à EDP distribuição e à REN mencionam essa proteção na venda de eletricidade só poder ser realizada por comercializadores de eletricidade, sem ser permitida a revenda. Estas entidades podem depois processar o Estado por quebra do contrato. Portugal é um estado de direito, por isso os poderes políticos não podem fazer o que lhes apetece sem depois poder haver consequências.Nonnus Escreveu: ↑05 jan 2021, 10:44A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.Gameiro101 Escreveu: ↑03 jan 2021, 12:07Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
Estamos a desviar-nos do assunto principal, que é o bom ritmo que o Continente tem colocado na inauguração de novos postos. Eu aguardo serenamente a conclusão das hipotéticas queixas (sim, porque não vi em lado nenhum isso escrito, é só o diz que disse).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Continente Plug&Charge
Mas para quê simplificar o que pode ser complicado?Gameiro101 Escreveu: ↑05 jan 2021, 17:22Não percebo muito de leis, mas será que era necessário criar a entidade OPC e CEME, não seria mais facil criar apenas uma entidade? que vendia a electricidade nos seus próprios postos?
Ou o problema é que seria um modelo que não necessitava da Mobi-e e respectivos taxos?
Depois poderiam obrigar ao roaming para não ser necessário ter cartão de cada operador, ou em ultima instancia obrigar a colocação de terminal de pagamento, em relação aos custos das comissões de utilização do multibanco era simples, cobravam os x% de taxas junto ao preço de kwh.
/s
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Continente Plug&Charge
Eu não estou a dizer que qualquer um possa vender electricidade, se puderam criar a entidade CEME, porque não deram poder a estas entidades para serem detentoras dos postos, e obrigarem a serem criados os OPC? não era bem mais simples? E escusávamos de andar com estas questões e a procura de falhas na lei para conseguir montar um negocio funcional como fez o continente.mjr Escreveu: ↑05 jan 2021, 21:45Eu acho que não é assim tão simples. Não faço ideia se será o caso, mas imagina que os contratos de concessão à EDP distribuição e à REN mencionam essa proteção na venda de eletricidade só poder ser realizada por comercializadores de eletricidade, sem ser permitida a revenda. Estas entidades podem depois processar o Estado por quebra do contrato. Portugal é um estado de direito, por isso os poderes políticos não podem fazer o que lhes apetece sem depois poder haver consequências.Nonnus Escreveu: ↑05 jan 2021, 10:44A legislação serve, mas serve um propósito que não é de todo a realidade da ME. E claro que sim, o parlamento pode e devia ter criado uma lei especifica para a venda de energia na ME. As leis desde que cumpram a constituição, podem sempre ser alteradas, ainda mais leis criadas no tempo da outra senhora, é para isso que os deputados lá estão.Gameiro101 Escreveu: ↑03 jan 2021, 12:07Se a legislação não serve basta o parlamento alterar a mesma? se a lei pode ser alterada por causa de um aeroporto, não pode ser alterada para o futuro da mobilidade do pais?
Estamos a desviar-nos do assunto principal, que é o bom ritmo que o Continente tem colocado na inauguração de novos postos. Eu aguardo serenamente a conclusão das hipotéticas queixas (sim, porque não vi em lado nenhum isso escrito, é só o diz que disse).
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Continente Plug&Charge
Alguns posts foram movidos para o tópico viewtopic.php?f=29&t=7848&start=180#p139154, por se adequarem melhor a esse tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Continente Plug&Charge
Em funcionamento hubs em Évora e Beja.
https://www.facebook.com/68253257188202 ... 895937609/
https://www.facebook.com/68253257188202 ... 895937609/
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
