
Blackout total de PCRs
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Re: Blackout total de PCRs
Já abriu o primeiro posto ionity em Espanha, em Barcelona. Pelo menos por agora é Espanha. Aqui quando virá? É que afinal soube agora mesmo que o sistema serve, by design, a finalidade de impedir estas redes em Portugal, para proteger a pobre EDP, imagino? Bom, muito bom.
- mjr
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Re: Blackout total de PCRs
Não percebo a insistência em dizer que seja o que for deste modelo é para proteger a EDP. É que as evidências são todas em que é justamente o contrário!
Volto a dizer que a EDP tem trabalhado ativamente para que o modelo seja alterado, como podem facilmente verificar nos comentários ao RME pela própria. E isso é apenas a ponta do icebergue!
Digam-me, claramente, em que é que este modelo protege a EDP, já agora qual EDP. A EDP nem sequer é o maior player na mobilidade elétrica em Portugal.
Nada impede a Ionity de entrar em Portugal neste momento, tem é de adaptar o seu modelo de negócio à realidade nacional. Se for em espaço de acesso público tem se ligar à EGME e permitir o carregamento através de outros CEME (GALP, Prio, EDP, E-Vaz, etc). Se não quiser esse modelo tem de ser em espaços de acesso privado, por exemplo colocando uma barreira física que abre quando o telemóvel da App do utilizador que quer carregar se aproximar. É um exemplo apenas, há imensas soluções, haja vontade de as implementar.
Volto a dizer que a EDP tem trabalhado ativamente para que o modelo seja alterado, como podem facilmente verificar nos comentários ao RME pela própria. E isso é apenas a ponta do icebergue!
Digam-me, claramente, em que é que este modelo protege a EDP, já agora qual EDP. A EDP nem sequer é o maior player na mobilidade elétrica em Portugal.
Nada impede a Ionity de entrar em Portugal neste momento, tem é de adaptar o seu modelo de negócio à realidade nacional. Se for em espaço de acesso público tem se ligar à EGME e permitir o carregamento através de outros CEME (GALP, Prio, EDP, E-Vaz, etc). Se não quiser esse modelo tem de ser em espaços de acesso privado, por exemplo colocando uma barreira física que abre quando o telemóvel da App do utilizador que quer carregar se aproximar. É um exemplo apenas, há imensas soluções, haja vontade de as implementar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Blackout total de PCRs
Em toda a europa a Ionity permite um carregamento sem cartões nem complicações, e em Portugal ia funcionar através de CEMEs?
Como é que uma rede que se destina também à mobilidade internacional se compagina com cartões e cartõezinhos de cada paróquia?
Espero bem que nem tentem vir para cá nessas condições. A ausência da Ionity de Portugal será a melhor demonstração de que a legislação nacional não serve e tem de ser alterada urgentemente.
A legislação pode não ser a favor da EDP, mas é a favor das empresas que se podem qualificar como CEME, que são muito poucas e basicamente as do costume. Estas ficam com o seu negócio protegido, e os operadores de posto com todo o risco. Um modelo que não permite qualquer dinâmica privada neste negócio, como se vem vendo.
Como é que uma rede que se destina também à mobilidade internacional se compagina com cartões e cartõezinhos de cada paróquia?
Espero bem que nem tentem vir para cá nessas condições. A ausência da Ionity de Portugal será a melhor demonstração de que a legislação nacional não serve e tem de ser alterada urgentemente.
A legislação pode não ser a favor da EDP, mas é a favor das empresas que se podem qualificar como CEME, que são muito poucas e basicamente as do costume. Estas ficam com o seu negócio protegido, e os operadores de posto com todo o risco. Um modelo que não permite qualquer dinâmica privada neste negócio, como se vem vendo.
- mjr
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Re: Blackout total de PCRs
Na verdade a vinda da Ionity para Portugal deve estar no fundo das prioridades da empresa, independentemente do modelo que cá temos. Se em Espanha, que tem um modelo liberalizado, só agora instalou o primeiro, imagino que Portugal só daqui a uns anos estaria no radar.
E o que eu vejo é a rede a crescer em Portugal, a EDP tem instalado PCR, a Mobiletric, a Powerdot, etc. Sim, tem sido mais nas cidades, onde os postos são rentáveis a médio prazo. Tal como o primeiro posto da Ionity fica a apenas 28km de Barcelona...
E o que eu vejo é a rede a crescer em Portugal, a EDP tem instalado PCR, a Mobiletric, a Powerdot, etc. Sim, tem sido mais nas cidades, onde os postos são rentáveis a médio prazo. Tal como o primeiro posto da Ionity fica a apenas 28km de Barcelona...
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- migle
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Re: Blackout total de PCRs
Porquê, mjr?
É um consórcio de construtores de automóveis. O interesse deles é, naturalmente... vender automóveis. Por que razão dizes isso? Vendem-se mal em Portugal os eléctricos?
Itália tem dois postos da Ionity e estão mais dois planeados. Itália tem mais ou menos tantos eléctricos quantos tem Portugal.
Ou será pelo número de turistas alemães?
Mas eu para perceber melhor como é que estas redes podem ser possíveis, voltava ao assunto da ChargeNow, no tópico mais apropriado.
- migle
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Re: Blackout total de PCRs
Sinceramente, acho muito pouco satisfatório ter redes em locais de acesso muito pouco público...
Sim, é possível. Mas que mal fizemos nós para termos de nos sujeitar a isso? A legislação tem de ser feita, naturalmente, no interesse do público.
E do que nós precisamos é de postos em locais de acesso público, como áreas de serviço e muitos outros locais.
- mjr
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Re: Blackout total de PCRs
Porque está no fundo das prioridades? Ora bolas, será porque somos o país mais longínquo do centro da Europa? Será porque ele só abrem postos que estejam ao alcance dos já abertos (estou a inventar, mas não devo estar longe da verdade) e falta atravessar a Espanha toda? Será porque o nosso mercado não é assim tão grande quanto isso?
Claro que é preferível ter postos em locais de acesso público, algo que já temos em muitos locais. Eu só disse que se eles quiserem manter o seu modelo de negócio terão de o fazer em locais de acesso privado. Pelo menos enquanto o nosso modelo se mantiver como está.
Claro que é preferível ter postos em locais de acesso público, algo que já temos em muitos locais. Eu só disse que se eles quiserem manter o seu modelo de negócio terão de o fazer em locais de acesso privado. Pelo menos enquanto o nosso modelo se mantiver como está.
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Re: Blackout total de PCRs
Pois, o mapa da Ionity sugere isso.
Mas não vejo porque é que os seus interesses hão de ser diferentes dos da Tesla, que tem um mapa bastante mais equilibrado.
Mas não vejo porque é que os seus interesses hão de ser diferentes dos da Tesla, que tem um mapa bastante mais equilibrado.
- mjr
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Re: Blackout total de PCRs
A Tesla só chegou cá também depois de "atravessar" Espanha. E tem muitos carros à venda capazes de usar esses postos, ao contrário das marcas europeias que andam a brincar aos elétricos até agora. Vamos ver em 2020/2021 se a promessa das marcas europeias se cumpre. Aí sim, terão todo o interesse em expandir a rede para potenciar vendas de veículos reais com níveis de produção decentes.
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Re: Blackout total de PCRs
Ai agora já só é para 2021?? 
