BrunoFonseca Escreveu: ↑28 out 2018, 20:48
Vi um responsável da Prio a dizer que a expansão dos PCR está a ser pensada de acordo com a utilização que existe.
Este referiu que se a partir de 01/11 o PCR da ZI Porto continuar a ter a mesmas utilização (24h / dia com fila de espera) irá ser lá colocado outro.
Espero bem que sim, mas isso é Porto e Lisboa. Eu também tinha lido algures, na altura que se anunciou o pagamento pela primeira vez, que a Galp tinha dezenas de PCR em espera para instalar assim que acabasse a fase piloto. Acredito vendo.
BrunoFonseca Escreveu: ↑28 out 2018, 20:48
Esperemos que todos pensem da mesma forma de maneira a obterem o lucro que necessitam e servir convenientemente a população, mas não podem descurar as zonas remotas onde também serão necessários PCR. O lucro de um posto tem que servir para financiar um posto numa area mais remota.
Pois, isso é que já não sei... São entidades privadas, se tiverem de gastar 40k€ num PCR que vai carregar 3 carros por mês, tenho dúvidas
Agora que falas em mais de um PCR numa localização, lembrei-me disto:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... o_2017.pdf
(não encontrei nada igual para 2018)
Uma boa parte do custo da energia nos PCR é a famosa TAR, que vamos ter subsidiada a ~~0,1€/kWh fora de vazio.
Ora para mais de um PCR fará sentido alimentá-lo em MT (coisa que, por exemplo, nas áreas de serviço da AE até já existe). Naquele documento diz que a TAR em MT, em ponta e no pior caso é 0,0463€/kWh, pergunto-me como é que vai ficar essa taxa nesses casos