
Rede de Carregadores rápidos
Re: Rede de Carregadores rápidos
Boa ideia! Assim já temos uma ideia do que se pode conseguir, pena que a votação não chegue aos milhares.
- rpatricio
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Já é um começo, mas a minha proposta seria uma abordagem diferente mas que obviamente considere o parâmetro do custo.
Para compreendermos a viabilidade do projecto teríamos que Identificar:
1º Um conjunto de percursos que poderão atrair um maior número de pessoas (ex: Porto <-> Coimbra ou - Lisboa <-> Évora);
2º Nº de postos necessários;
3º Começar a criar uma lista com os interessados;
4º Possíveis localizações (bombeiros, terrenos privados, fabricas, bombas de gasolina porque não) onde os custos (electricidade e outros) seriam pagos em modalidade de aluguer por uma possível associação que viesse a ser criada.
5º Depois da associação criada e com um estudo já feito por nós poríamos "vender o projecto" junto das autarquias para colaborarmos num VERDADEIRO projecto "REPUTE".
6º Se não tivermos sorte no ponto anterior podemos avançar por conta própria a pouco e pouco sempre que exista dinheiro para as rotas definidas.
Mas podemos ir buscar gente de fora dou vos um exemplo, tenho um colega que vêm todos os dias das Caldas para Lisboa de autocarro ele e a mulher e cada um paga aproximadamente 250€ de passe, se existisse um PCR provavelmente ele estava disposto a mudar para carro eléctrico porque facilmente rentabilizava o investimento.
Para compreendermos a viabilidade do projecto teríamos que Identificar:
1º Um conjunto de percursos que poderão atrair um maior número de pessoas (ex: Porto <-> Coimbra ou - Lisboa <-> Évora);
2º Nº de postos necessários;
3º Começar a criar uma lista com os interessados;
4º Possíveis localizações (bombeiros, terrenos privados, fabricas, bombas de gasolina porque não) onde os custos (electricidade e outros) seriam pagos em modalidade de aluguer por uma possível associação que viesse a ser criada.
5º Depois da associação criada e com um estudo já feito por nós poríamos "vender o projecto" junto das autarquias para colaborarmos num VERDADEIRO projecto "REPUTE".
6º Se não tivermos sorte no ponto anterior podemos avançar por conta própria a pouco e pouco sempre que exista dinheiro para as rotas definidas.
Mas podemos ir buscar gente de fora dou vos um exemplo, tenho um colega que vêm todos os dias das Caldas para Lisboa de autocarro ele e a mulher e cada um paga aproximadamente 250€ de passe, se existisse um PCR provavelmente ele estava disposto a mudar para carro eléctrico porque facilmente rentabilizava o investimento.
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- joaocfgoncalves
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Só hoje li todo o tópico. Estou nessa, e juntos pensaremos melhor, e agiremos com força.
1000 utilizadores de VE ainda não há? As marcas de VE seriam a principal divulgadora do sistema que se pretende criar. E seriam necessário apenas PCR? A opção de semi rápida seria um mal menor. A juntar aos utilizadores, as marcas teriam benefícios, bem como todas as outras empresas de serviços e peças deste tipo de mobilidade.
1000 utilizadores de VE ainda não há? As marcas de VE seriam a principal divulgadora do sistema que se pretende criar. E seriam necessário apenas PCR? A opção de semi rápida seria um mal menor. A juntar aos utilizadores, as marcas teriam benefícios, bem como todas as outras empresas de serviços e peças deste tipo de mobilidade.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- joaocfgoncalves
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Aproveitamentos a fiscalidade verde, e estimulavamos os municípios a aderir aos fundos europeus para criar postos de carga. As nossas empresas líder dos mercados europeus, MagnumCap e Efacec, teriam um papel fundamental.
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- pmcbf
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Antes de qualquer outro avanço julgo que seria muito útil saber qual os planos da mobi.e para os 3 anos de concessão agora estabelecidos.
Conseguimos avançar com uma comissão do fórum, 2/3 pessoas para marcar uma reunião na mobi.e ? Talvez em conjunto com o Nova Energia ?
Já deverá existir alguma comissão de utilizadores que possam acompanhar e apresentar as nossas necessidades junto deles, se não existir está mais do que na hora de ser criada.
Não me parece lógico os utilizadores VE criarem uma rede para eles quando já existe uma que supostamente nos deveria servir. Pode ser gratuita mas foi construída com o dinheiro de todos nós e têm de responder por isso. A rede mobi.e é nossa e será aquilo que a forçarmos a ser.
Conseguimos avançar com uma comissão do fórum, 2/3 pessoas para marcar uma reunião na mobi.e ? Talvez em conjunto com o Nova Energia ?
Já deverá existir alguma comissão de utilizadores que possam acompanhar e apresentar as nossas necessidades junto deles, se não existir está mais do que na hora de ser criada.
Não me parece lógico os utilizadores VE criarem uma rede para eles quando já existe uma que supostamente nos deveria servir. Pode ser gratuita mas foi construída com o dinheiro de todos nós e têm de responder por isso. A rede mobi.e é nossa e será aquilo que a forçarmos a ser.
- pmcbf
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Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Sem querer parecer muito revolucionário, umas buzinadelas em frente da sede da mobi.e vai chamar a tenção para o nosso caso.
Não consigo encontrar uma morada fixa da Mobi.e alguém sabe onde fica ?
Não consigo encontrar uma morada fixa da Mobi.e alguém sabe onde fica ?
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
A divulgação do projecto por parte dos concessionários, o interesse das empresas de serviços e peças deste sector já deviam existir à anos atrás, mas não teve qualquer avanço nos últimos anos. Por isso, se contamos com eles, podemos ficar à espera sentados... (Renovou-se a gestão com a Mobi.E para tudo continuar na mesma!)joaocfgoncalves Escreveu:Só hoje li todo o tópico. Estou nessa, e juntos pensaremos melhor, e agiremos com força.
1000 utilizadores de VE ainda não há? As marcas de VE seriam a principal divulgadora do sistema que se pretende criar. E seriam necessário apenas PCR? A opção de semi rápida seria um mal menor. A juntar aos utilizadores, as marcas teriam benefícios, bem como todas as outras empresas de serviços e peças deste tipo de mobilidade.
É isso que me intriga e que não tenho visto criticar nos locais certos, mas isso é outra conversa...
Eu concordo contigo João, que a par da rede de PCR, poderia e devia ser criada uma rede de carga semi-rápida para distâncias e percursos intermédios.
Não acredito que no futuro a rede da Mobi.E seja compensadora para os utilizadores de VE, dado que uma carga de um Leaf por exemplo com cerca de 25kW que dará para uma autonomia de pouco mais de 100kms, custe menos de 5€.
Só o preço da energia com IVA por kW na EDP são quase 0,20€, o que multiplicado por cerca de 25kW totaliza 5€. Esta conta é apenas para a energia de uma carga mensal para uma autonomia de 100kms. Como a isto tudo temos de juntar preços de instalação de equipamentos de CR, potência do contador, manutenção, actualização, terreno, margem de lucro, etc, etc, etc... dá para perceber o quão elevados serão os preços das CR no futuro em Portugal.
Nesta altura estamos numa fase piloto em que a energia custa 0€, mas isto não vai durar sempre... e quanto a PCR não existe nenhum praticamente!
Por isso, a solução é fazer esta parceria com entidades responsáveis em que todos temos a ganhar.
O objectivo passa por tentar instalar este sistema, baixando os custos ao mínimo de forma a não ter qualquer margem de lucro e ter preços de cargas mais económicas para todos. Isso só é possível com espírito de cooperação e sem intenção de lucro.
Vamos votar na pergunta que será disponibilizada em breve e vamos trazer para a mobilidade eléctrica e para esta rede o máximo de utilizadores possível, de forma a podermos realizar esta revolução.
Vamos continuar aqui a "opinar"...
Re: Rede de Carregadores rápidos
Foi o que andei a fazer nos últimos meses para muitos municípios, de norte a sul, mas se forem mais pessoas a fazer ajuda, e muito. Agora tenho andado a falar com os bombeiros.joaocfgoncalves Escreveu:Aproveitamentos a fiscalidade verde, e estimulavamos os municípios a aderir aos fundos europeus para criar postos de carga. As nossas empresas líder dos mercados europeus, MagnumCap e Efacec, teriam um papel fundamental.
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Os pcr's podem e devem ter as 3 mangueiras, e com possível utilização de duas ao mesmo tempo. Desta forma já temos os rápidos e os semi-rápidos lado a lado. Poupa-se dinheiro e é melhor para todos.
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
Pelo que sabem, a maioria dos corpos de Bombeiros terá potências superiores a 40kWs?
Esta é uma grande mais valia, dado que os PCR estando dentro dos quartéis diminuimos em muito o risco de vandalismo, poupamos muito em manutenção, uma vez que os PCR não estão sujeitos ao mau tempo e estão disponiveis 24/24 horas. E como são nossos, identificamo-nos com a rede e queremos tê-la eficiente o melhor possível.
A questão da disponibilidade e possibilidade de carregamento simultâneo de vários veiculos é bastante importante para nós, para não acontecer o que está a suceder com o PCR instalado na A5...
Esta é uma grande mais valia, dado que os PCR estando dentro dos quartéis diminuimos em muito o risco de vandalismo, poupamos muito em manutenção, uma vez que os PCR não estão sujeitos ao mau tempo e estão disponiveis 24/24 horas. E como são nossos, identificamo-nos com a rede e queremos tê-la eficiente o melhor possível.
A questão da disponibilidade e possibilidade de carregamento simultâneo de vários veiculos é bastante importante para nós, para não acontecer o que está a suceder com o PCR instalado na A5...