
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É isso, a Prio tem porque teve der ser devido ao estranho modelo de vender energia ao tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
ou seja. Cobra mais caro o kWh em PCN do que em PCR
-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Sinceramente acho que esta discussão não vale a pena. As entidades do estado já admitem a possibilidade de existir uma rede (Suc da Tesla) que não esteja ligada à rede obrigatória por lei, basta que retirem a obrigatoriedade e depois vamos ter uma situação igual à dos outros países. Isto vai ser inevitável com outras redes pan europeias, por isso é melhor para as entidades melhorarem as condições de competitividade da rede mobie, do que estarem à espera que sejam totalmente ultrapassados pela realidade.
A rede Mobie tem de competir com os outros modelos se quiser continuar a ter expressão e para isso tem de melhorar as suas condições financeiras e de serviço.
A rede Mobie tem de competir com os outros modelos se quiser continuar a ter expressão e para isso tem de melhorar as suas condições financeiras e de serviço.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Repete-se a cena dos táxis, e outras acontecerão, não se apercebem do novo paradigma. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 416
- Registado: 28 ago 2018, 13:30
- Data de fabrico: 15 ago 2018
- Capacidade bateria: 40 Kwh
- Localização: Lisboa
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É mais do que isso. É que os taxis tinham uma base instalada e viram o novo modelo de negócio retirar-lhes parte do negócio. Mas ainda existem taxis.
No caso da Mobie se não fizerem nada para criar massa critica no curto prazo, vão pura e simplesmente desaparecer.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estive à conversa com 2 CEME no SAHE que acham que o modelo está bem e adaptado à realidade portuguesa.
Das conversas que tive, até agora só um CEME quer rever completamente o modelo. Não é segredo, trata-se da EDP, como deixou bem claro no RME.
Dos OPC, também apenas a EDP quer rever o modelo, dos que falei até agora.
Há também vários CEME a preparar pagamentos ad hoc.
Das conversas que tive, até agora só um CEME quer rever completamente o modelo. Não é segredo, trata-se da EDP, como deixou bem claro no RME.
Dos OPC, também apenas a EDP quer rever o modelo, dos que falei até agora.
Há também vários CEME a preparar pagamentos ad hoc.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Com quantos OPC falaste? 
Como é que serão feitos os pagamentos ad hoc?

Como é que serão feitos os pagamentos ad hoc?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
3 puros OPC mais 3 OPC/CEME.
Os pagamentos ad hoc serão por App, pelo menos os que tenho ouvido falar.
Quem puder que venha ao SAHE, estão aqui vários OPC/CEME. É sempre bom auscultar todas as partes envolvidas.
Os pagamentos ad hoc serão por App, pelo menos os que tenho ouvido falar.
Quem puder que venha ao SAHE, estão aqui vários OPC/CEME. É sempre bom auscultar todas as partes envolvidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Aproveito para deixar o resumo do meu carregamento em PCR hoje na Lionesa no Porto:
Para quem gosta de dizer que o modelo está mal e o dinheiro vai todo para o CEME, neste caso exatamente 50% foi para o OPC.
Azar dos azares o CEME ainda tem de pagar a TAR que são 0,30€ do 1€, sobrando apenas 0,70€ para o CEME.
Afinal o OPC até ganha a maior parte do dinheiro!
E no final só paguei 0,34€/kWh, não é ao preço de casa mas foi a 45kW em vez de 5kW
Para quem gosta de dizer que o modelo está mal e o dinheiro vai todo para o CEME, neste caso exatamente 50% foi para o OPC.
Azar dos azares o CEME ainda tem de pagar a TAR que são 0,30€ do 1€, sobrando apenas 0,70€ para o CEME.
Afinal o OPC até ganha a maior parte do dinheiro!
E no final só paguei 0,34€/kWh, não é ao preço de casa mas foi a 45kW em vez de 5kW

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Foi barato, não há dúvida. Mas foi em período de vazio. A preocupação neste momento está longe de ser o preço.