
Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Há operadores europeus a fazê-lo. Por exemplo a Fastned, que é um dos "grandes", anunciou-o recentemente. Mesmo que não exista obrigatoriedade creio que os operadores (os que operam os seus postos verticalmente, não na rede pública em Portugal como é óbvio) acabarão por fazê-lo, se isso representar um motivo de preferência dos utilizadores.
Com o acelerar do crescimento quer do número de VEs na estrada quer das redes de carregamento, acho que há coisas que não vai ser preciso legislar/regular, o mercado acabará por se nivelar. Esta tenho a certeza que será uma delas.
Com o acelerar do crescimento quer do número de VEs na estrada quer das redes de carregamento, acho que há coisas que não vai ser preciso legislar/regular, o mercado acabará por se nivelar. Esta tenho a certeza que será uma delas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Ontem tive pela primeira vez contacto com isto. Fui a um cliente, a meio da manhã fomos tomar café e apercebi-me que não tinha trazido o porta-moedas. As máquinas de vending suportam MBWay. Paguei um café de 0,2€ com MBWay.Brunus Escreveu: ↑02 mar 2022, 15:04Mais uma vez digo, se máquinas de vending têm leitores de cartões e aceitam diversas formas de pagamento como VISA, Mastercard, Google/Apple Pay, etc, para valores tão baixos como 0,20€ (preço de um café aqui no escritório onde estão essas mesmas máquinas), não percebo como poderá ser tão difícil/caro colocar leitores em carregadores onde um carregamento pode facilmente andar em valores de 2 dígitos.
Claro que, no tema desta discussão, o MBWay não é uma solução muito universal porque nem toda a gente tem e os estrangeiros menos ainda. E há questões relativas à faturação/NIF, as máquinas de vending são isentas de recibo e por isso seria necessário criar a realidade legislativa e as soluções tecnológicas, como no exemplo da Finlândia que coloquei antes.
Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3490
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Desde que apareceu a taxa EGME cobrada em duplicado (uma no OPC outra no CEME) a cada sessão de carregamento que esse sobrecusto deixou de ser tema.BrunoAlves Escreveu: ↑12 jul 2022, 12:31Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
As máquinas onde trabalho usam o MyPos(julgo que é este o nome) concorrente da sibs e como tal apesar de não suportar mbway suporta apple pay e Google Pay, já resolvia o problema dos estrangeiros.BrunoAlves Escreveu: ↑12 jul 2022, 12:31Ontem tive pela primeira vez contacto com isto. Fui a um cliente, a meio da manhã fomos tomar café e apercebi-me que não tinha trazido o porta-moedas. As máquinas de vending suportam MBWay. Paguei um café de 0,2€ com MBWay.Brunus Escreveu: ↑02 mar 2022, 15:04Mais uma vez digo, se máquinas de vending têm leitores de cartões e aceitam diversas formas de pagamento como VISA, Mastercard, Google/Apple Pay, etc, para valores tão baixos como 0,20€ (preço de um café aqui no escritório onde estão essas mesmas máquinas), não percebo como poderá ser tão difícil/caro colocar leitores em carregadores onde um carregamento pode facilmente andar em valores de 2 dígitos.
Claro que, no tema desta discussão, o MBWay não é uma solução muito universal porque nem toda a gente tem e os estrangeiros menos ainda. E há questões relativas à faturação/NIF, as máquinas de vending são isentas de recibo e por isso seria necessário criar a realidade legislativa e as soluções tecnológicas, como no exemplo da Finlândia que coloquei antes.
Agora a questão dos sobrecustos por causa do pagamento bancário, cada vez me convence menos.
Além de ter APP própria para carregar com saldo(e aí suporta mbway ou CC) e escolher produto e pagar por lá.
-
- Mensagens: 72
- Registado: 25 mar 2021, 13:36
- Data de fabrico: 29 set 2015
- Capacidade bateria: 54.79 Ah - 11 barras
- Localização: Espinho
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Aqui nos nossos vizinhos a zunder (ex-easycharger) também já está a implementar carregadores com terminal multibanco.BrunoAlves Escreveu: ↑02 mar 2022, 15:31Há operadores europeus a fazê-lo. Por exemplo a Fastned, que é um dos "grandes", anunciou-o recentemente. Mesmo que não exista obrigatoriedade creio que os operadores (os que operam os seus postos verticalmente, não na rede pública em Portugal como é óbvio) acabarão por fazê-lo, se isso representar um motivo de preferência dos utilizadores.
Com o acelerar do crescimento quer do número de VEs na estrada quer das redes de carregamento, acho que há coisas que não vai ser preciso legislar/regular, o mercado acabará por se nivelar. Esta tenho a certeza que será uma delas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
São ótimas noticias! Como em tudo, o uso generalizado faz baixar o custo pelo mero fator de escala.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Da saga "os terminais bancários são muito caros e não-sei-quê"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Se ao menos, em países com economias sólidas, o pagamento simplificado em terminais MB fosse uma realidade.
Ah espera...
Ah espera...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
Ontem fui a um cliente, mas tinha deixado a carteira no carro. Sem problema, um café para mim e outro para o meu colega, 2 transações MBWay (que podia ter sido cartão bancário, está lá)

Paguei menos pelo café (que inclui obviamente o custo da sessão) do que a EGME custa por operação de carregamento 
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Pagamento de PCVEs através de cartões de débito/crédito
A quanto é que está a tarifa EGME agora?BrunoAlves Escreveu: ↑07 mar 2024, 09:44Ontem fui a um cliente, mas tinha deixado a carteira no carro. Sem problema, um café para mim e outro para o meu colega, 2 transações MBWay (que podia ter sido cartão bancário, está lá)
mbway_cafe.jpg
Paguei menos pelo café (que inclui obviamente o custo da sessão) do que a EGME custa por operação de carregamento![]()
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms