
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu não faço essa associação nem acho que seja nenhuma espécie de cumplicidade.
A UVE apoia a MobiE e o modelo, e todos sabemos que o Henrique tem sempre uma postura cordial e positiva. Não há ali nada de surpreendente.
O que me frustra é que este tipo de conversa degenera sempre num "amen" à MobiE e ao modelo, onde só há vantagens e nenhum problema. Reparem que o mote da conversa era "como carregar de forma eficiente" e mal se tocou no tema. E o que se tocou é tudo culpa do utilizador, do OPC, do CEME, etc. Porque é que os postos não tratam JÁ de mostrar o preço final? Há alguma responsabilidade da MobiE nisso? Não, nunca jamais.
Acaba sempre por ser um bajular da rede pública, uma conversa de sentido único completamente despropositada.
Não há problemas, não há coisas a funcionar mal, não há melhores alternativas, nada.
A UVE apoia a MobiE e o modelo, e todos sabemos que o Henrique tem sempre uma postura cordial e positiva. Não há ali nada de surpreendente.
O que me frustra é que este tipo de conversa degenera sempre num "amen" à MobiE e ao modelo, onde só há vantagens e nenhum problema. Reparem que o mote da conversa era "como carregar de forma eficiente" e mal se tocou no tema. E o que se tocou é tudo culpa do utilizador, do OPC, do CEME, etc. Porque é que os postos não tratam JÁ de mostrar o preço final? Há alguma responsabilidade da MobiE nisso? Não, nunca jamais.
Acaba sempre por ser um bajular da rede pública, uma conversa de sentido único completamente despropositada.
Não há problemas, não há coisas a funcionar mal, não há melhores alternativas, nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Muito bem, BrunoAlves. 
É impressão minha ou ao minuto 15:00 o presidente da Mobi.e diz que esta não é a entidade gestora de rede pública??? Fiquei mesmo baralhado.

É impressão minha ou ao minuto 15:00 o presidente da Mobi.e diz que esta não é a entidade gestora de rede pública??? Fiquei mesmo baralhado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estou como diz a Greta blá blá blá blá blá
Com todas as maravilhas da mobie apontadas pelo Alexandre, a certa altura até tive que esfregar os olhos, o homem quase me convencia a ligar as minhas wallboxs à mobie e poder usufruir da maravilha do cartão único ou app do ceme e pagar a energia ao triplo ou quadruplo do que me custa atualmente e ainda poder pagar à mobie!!!... e com o privilégio de poder ficar a pagar ao ceme e à mobie até a energia que produzo no local e que atualmente é gratuita. Será que ainda há alguém neste mundo que não consiga ver quão maravilhosa é a mobie???
Haja pachorra e união para boicotarmos este sistema, já vimos que não temos quem nos defenda.
Com todas as maravilhas da mobie apontadas pelo Alexandre, a certa altura até tive que esfregar os olhos, o homem quase me convencia a ligar as minhas wallboxs à mobie e poder usufruir da maravilha do cartão único ou app do ceme e pagar a energia ao triplo ou quadruplo do que me custa atualmente e ainda poder pagar à mobie!!!... e com o privilégio de poder ficar a pagar ao ceme e à mobie até a energia que produzo no local e que atualmente é gratuita. Será que ainda há alguém neste mundo que não consiga ver quão maravilhosa é a mobie???

Haja pachorra e união para boicotarmos este sistema, já vimos que não temos quem nos defenda.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Com o preço a que fica o kWh na Mobi.e penso que já toda a gente está a boicotar até ao limite do possível.FullElectric Escreveu: ↑21 nov 2021, 02:55Haja pachorra e união para boicotarmos este sistema, já vimos que não temos quem nos defenda.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Essa é uma questão interessante.
Imaginemos que se mantinha tudo quase na mesma, até a taxa EGME (Mobi.E), mas eliminávamos os CEME e cada OPC podia obter a energia da forma que quisesse.
Será que os preços não ficariam mais baixos, e mais pessoas aderiam à mobilidade eléctrica fazendo com que a Mobi.E recebesse mais dinheiro da taxa de activação ?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu acho que sim. Há umas páginas largas fiz umas contas de merceeiro que, se pegares num fornecimento doméstico de 3x30A consegues alimentar 3 tomadas monofásicas a 30A, com um custo de cerca de 20cts/kWh já com IVA e tudo.
Assumindo que o OPC teria acesso aos "descontos" que existem na ME e que seria capaz de negociar a energia muito mais barata que nós conseguimos em casa, parece óbvio que conseguiam uma boa margem de venda com custos finais interessantes para o utilizador.
Além de que transaccionar energia seria potenciar a cobrança por energia.
Há quem discorde, até li no outro dia uma analogia com ervilhas muito engraçada
O receio parece ser a cartelização dos preços.

Assumindo que o OPC teria acesso aos "descontos" que existem na ME e que seria capaz de negociar a energia muito mais barata que nós conseguimos em casa, parece óbvio que conseguiam uma boa margem de venda com custos finais interessantes para o utilizador.
Além de que transaccionar energia seria potenciar a cobrança por energia.
Há quem discorde, até li no outro dia uma analogia com ervilhas muito engraçada

O receio parece ser a cartelização dos preços.
Cruzes canhoto

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Li (quase) tudo, e agora pergunto, (ainda) estavas à espera de alguma coisa diferente?BrunoAlves Escreveu: ↑20 nov 2021, 02:48No resumo, na minha opinião foi mais um excelente exercício de publicidade à MobiE e à rede pública, com o alto patrocínio da UVE. Nenhuma questão forte, nada que não se possa atribuir com razão a quem critica o modelo. Só "amen".
P.S. Vi depois outro comentário mais recente sobre a questão de só existir vantagens, etc... Naturalmente que é assim, porque para esta gente não existem falhas e qualquer coisa que se aponte com algo a melhorar, é visto como uma critica/opinião e gente prepotente não aceita criticas!
Veja-se a postura do Ministro do Ambiente quando foi confrontado com a "critica" da falta de postos de carregamento, a resposta foi "os VEs são para carregar em casa", por isso, enquanto existir esta mentalidade e estas pessoas não forem afastadas dos lugares de decisão, pouco ou nada irá mudar.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não, pensando bem nisso, não. Aliás, já me arrependi várias vezes daquele post, mas está feito está feito. Não adianta coisa nenhuma.
Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional. Tenho de me dedicar mas é à pesca

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas se fores de barco tem de ser electrico

nah arrepender porquê! Deste a tua opinião e como vês muitos concordam com a mesma. Era de valor que reconhecessem que estamos a ir no caminho errado, mas parece que ainda vamos ter de esperar que haja uma mudança de mentalidade (talvez de governantes) para que isso aconteça.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
BrunoAlves Escreveu: ↑22 nov 2021, 13:45Não, pensando bem nisso, não. Aliás, já me arrependi várias vezes daquele post, mas está feito está feito. Não adianta coisa nenhuma.
Não consigo justificar, isto mexe comigo de uma forma que é quase irracional. Tenho de me dedicar mas é à pesca![]()

Para bem da tua saúde mental, só acho que não devias ver essas coisas (é aquilo eu penso e faço).
Tudo o resto concordo com o que referiste, como em 99% de todas as questões desta problemática...