Estranhamente, apesar de não haver modelo, consegue-se através de uma coisa chamada roaming um acesso universal aos postos em toda a europa...qual é mesmo a vantagem de um cartão único mas que funciona apenas num país?

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
-
- Mensagens: 410
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não percebi. Quem for cliente Plug and Charge continua a pagar exatamente o mesmo caso seja adotado este modelo híbrido.LFN Escreveu: ↑04 dez 2021, 17:11Excelente em que aspeto? Pagares o dobro pelo mesmo serviço?mjr Escreveu: ↑04 dez 2021, 07:59Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.
A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas o modelo actual (do continente) não é ilegal e por isso está debaixo de fogo?
Estou honestamente baralhado...
Estou honestamente baralhado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Esta é a questão relevante:

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".

Não diz "ligados exclusivamente à rede de ME".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Então mas assim qualquer posto pode estar ligado a uma rede alternativa ou não?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
OK, não estava a ver essa interpretação da legislação (acho no entanto que pode ser outro subterfúgio como o espaço privado ou o cobrar estacionamento)
A outra questão é: será tecnicamente viável fazer essa autenticação em 2 sistemas independentes? Ter uma activação do posto pelo backoffice do continente e outra pela MobiE?
A outra questão é: será tecnicamente viável fazer essa autenticação em 2 sistemas independentes? Ter uma activação do posto pelo backoffice do continente e outra pela MobiE?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.
Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Essa interpretação do texto da lei é tão válida como o poderes interpretar que os postos do Continente não são de acesso público.mjr Escreveu: ↑05 dez 2021, 14:49Eu não sei se é legal ou não, mas parece-me uma interpretação possível da lei.
Sobre a autenticação em dois sistemas, não vejo problema no caso particular do Continente. Cada meio de autenticação vai direto a apenas um ponto. O mesmo pode acontecer com a Tesla, por exemplo.
Podes considerar que efetivamente não são, são exclusivos para clientes Continente. E o mesmo acontece com a rede Tesla...
Não acredito é que os lobbies que já tanto investiram (e o investiram cada um interprete como entender) para segurar este monopólio, e este negócio da china na venda de energia, o deixem escapar com isso.
Há quem tenha MUITO poder e se mexa muito bem nos meandros do processo e na erse e estão a jogar tudo para segurar com unhas e dentes este monopólio vergonhoso.
Pena é que a UVE não tenha já vindo a público denunciar esta lei caduca e exercer pressão e influencia para a alteração da mesma. Esse sim será o caminho
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não me parece de todo semelhante. Se os postos deles estiverem ligados à rede da ME, que ponto da lei da ME podem os tais lobbies alegar não estar a ser cumprido no caso de continuarem com o atual serviço PLug&Charge?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas e a questão de estarem a vender electricidade não sendo comercializadores?
Por um lado há a questão da ligação à EGME, mas por outro não há também a obrigatoriedade de se ser comercializador para vender electricidade? (isto na ME ou fora dela)
Por um lado há a questão da ligação à EGME, mas por outro não há também a obrigatoriedade de se ser comercializador para vender electricidade? (isto na ME ou fora dela)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
