Não seria muito difícil ter um sistema de autenticação distribuído, tolerante a partições da rede. Já o debatemos também por aqui várias vezes.frankesousa Escreveu: ↑15 jun 2019, 08:22Já li em documentos da mobie que os postos fazem download periódico da base de dados de cartões autorizados para funcionarem normalmente offline.

Blackout total de PCRs
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Re: Blackout total de PCRs
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Re: Blackout total de PCRs
Agora imagine-se o que seriam esses 10€ multiplicados por todos os PCRs de estrada que há por esse país fora, caso estivessem todos ocupados durante o período de indisponibilidade da rede. Seria uma fortuna!
Não seria nem um cêntimo mais do que a indemnização justa pela indisponibilidade da rede. E se fossem 24h, mais justa ainda.
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Re: Blackout total de PCRs
Eu percebo perfeitamente que seja muito mau existirem estas falhas nos postos, até porque a rede é limitada (não há um posto a cada esquina), mas essa dramatização não faz qualquer sentido. A resposta do INEM de venha de carro para o hospital é facilmente contraposta com "tenho carro, mas não funciona, mandem ajuda!". Isto nem sequer é um problema exclusivo de carros electricos, pode acontecer com qualquer carro a combustão (sendo que precisas mesmo duma gasolineira, nem uma tomada electrica dum café com boa vontade te safa) ou até com uma pessoa de bicicleta a dar um passeio.migle Escreveu: ↑15 jun 2019, 15:10(...) Permitam-me dramatizar um bocado, exagerar (a comparação com o MB também é de um dramatismo exagerado). Alguém está numa zona remota, no baixo Alentejo, na margem esquerda do Guadiana, de noite, e uma pessoa tem um problema súbito de saúde, com risco de vida se não for assisto em poucas horas. Falham as comunicações, não consegue ligar para o INEM, ou então há comunicações, e consegue ligar, mas não é um AVC nem um enfarte e dizem "Tem carro? Então dirija-se ao hospital, a ambulância vai demorar mais tempo".
Chega ao PCR, a rede da Mobi.e está novamente em baixo. Não há comunicações, não há reboque. Ou há reboque, táxi, etc, mas demora demasiado tempo... E morre uma pessoa junto a um PCR a precisar de energia quando o PCR a pode fornecer? (...)
Tivemos um exemplo desta situação, com veiculos a combustão, quandos os condutores de transportes de materias perigosas fizeram greve em que as bombas tambem esgotaram (pelo panico e não pela greve, mas isso são outros quinhentos).
É mau haver falhas tão basicas em 2019? Sim sem qualquer duvida, mas não faz sentido começar a dramatizar que vão morrer pessoas ao pé da estrada com um avc por causa da falha num PCR.
Como referes o valor final não seria nada de outro mundo, só faria diferença para os UBERs e afins que iam acampar ainda mais no posto durante esse dia sendo que na semana seguinte poderia acontecer o mesmo porque nada ia mudar. A solução não é dar combustivel (era bonito se fosse assim numa gasolineira), a solução é haver penalizações e multas avultadas para as concessionárias dos postos e para quem gere a rede, e se a situação não for corrigida fazer novo concurso e arranjar quem faça melhor.migle Escreveu: ↑15 jun 2019, 15:59Agora imagine-se o que seriam esses 10€ multiplicados por todos os PCRs de estrada que há por esse país fora, caso estivessem todos ocupados durante o período de indisponibilidade da rede. Seria uma fortuna!migle Escreveu: ... Um PCR de 50kW perde 50kWh de electricidade, são 10€.
Não seria nem um cêntimo mais do que a indemnização justa pela indisponibilidade da rede. E se fossem 24h, mais justa ainda.
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Re: Blackout total de PCRs
Sim, essa é a solução mais elegante.migle Escreveu: ↑15 jun 2019, 15:12Não seria muito difícil ter um sistema de autenticação distribuído, tolerante a partições da rede. Já o debatemos também por aqui várias vezes.frankesousa Escreveu: ↑15 jun 2019, 08:22Já li em documentos da mobie que os postos fazem download periódico da base de dados de cartões autorizados para funcionarem normalmente offline.
Mas mesmo a Google, Facebook, Vodafone, etc, já tiveram problemas gerais de falha do sistema, apesar de toda a redundância.
Curiosamente aqui o fórum já não está em baixo há uns anos

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Re: Blackout total de PCRs
O mais estranho é que os e-mails do fim de carregamento chegam, ou seja há comunicações do posto para o sistema mobie 

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Re: Blackout total de PCRs
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Re: Blackout total de PCRs
O meu exemplo é mau? É provável. Espero que imagines um melhor. Ou parece completamente inverosímil que a indisponibilidade da rede possa provocar problemas sérios? Claro que os mesmos problemas podem surgir por outras razões: rebentou um pneu, o carro avariou, etc... a diferença é que, ao contrário daqui, a) não é culpa de ninguém, b) não tens a ajuda logo ao teu lado (a ser-te recusada por culpa de terceiro).ExistingJellyfish Escreveu: ↑15 jun 2019, 16:32É mau haver falhas tão basicas em 2019? Sim sem qualquer duvida, mas não faz sentido começar a dramatizar que vão morrer pessoas ao pé da estrada com um avc por causa da falha num PCR.
A intenção foi sublinhar que num dos pratos da balança está um pouco de dinheiro, e no outro prato da balança eventualmente estão coisas que valem bastante mais (mesmo que não seja a saúde). Numa sociedade civilizada, parece-me que esses outros direitos devem prevalecer.
O exemplo do Uber também é esquisito. Eles carregam durante a noite, em cima disso fazem mais dois carregamentos rápidos durante o dia, como é que ainda conseguiriam carregar mais? Para carregar mais é preciso gastar a energia... e é preciso haver postos disponíveis...ExistingJellyfish Escreveu: ↑15 jun 2019, 16:32Como referes o valor final não seria nada de outro mundo, só faria diferença para os UBERs e afins que iam acampar ainda mais no posto durante esse dia sendo que na semana seguinte poderia acontecer o mesmo porque nada ia mudar. A solução não é dar combustivel (era bonito se fosse assim numa gasolineira), a solução é haver penalizações e multas avultadas para as concessionárias dos postos e para quem gere a rede, e se a situação não for corrigida fazer novo concurso e arranjar quem faça melhor.
A solução é haver penalizações mas não há. O regulamento de utilização da rede Mobi.e é logo bastante claro: o serviço é fornecido numa de "best effort", se houver há, se não houver paciência.
Realmente, não vejo nenhum argumento sólido contra autorizar os carregamentos quando a rede está indisponível e depois ir cobrar à entidade gestora...
É unir o útil ao agradável: primeiro, as pessoas são abastecidas, a sua necessidade imediata é satisfeita. Depois, o agradável, a entidade que for responsável é penalizada e tem assim pressão para melhorar a sua qualidade.
O que acontece neste momento é que não há qualquer garantia de disponibilidade da rede, a entidade gestora não tem nada que a force a fazer melhor, e ao mesmo tempo não pode aparecer uma outra parte que possa fazer melhor.
Re: Blackout total de PCRs
O blackout ainda se mantém? Eu hoje consegui carregar num PCN em Coimbra. Também consigo ver a informação do carregamento no site da mobie.
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Re: Blackout total de PCRs
Mas se carregares num posto no mapa, não se consegue obter informação sobre o mesmo.... (um posto que esteja a funcionar, como por exemplo o do fórum)