
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Que eu saiba BTE e MT é igual ao nível de formação do custo de potência, energia, etc. Em BTE não existe um limitador de potência contratada. Como podes ver no tal artigo 44 do RTSE, BTE é tratado como MT AT e MAT ao nível da potência contratada.
O problema é em BTN, onde existe uma limitação de potência física como já disse anteriormente e não sei como resolveram essa questão. Há até um período transitório no RME sobre os postos em BTN, mas não percebi como fica após esse período. Talvez a ideia seja passar tudo para BTE.
No tal artigo 45 do RME fala claramente que a potência está vertida na TAR da ME:
"5 — Nas entregas da rede de mobilidade elétrica aos UVE, os preços de potência da tarifa
de Acesso às Redes em BTN e da tarifa de Uso da Rede de Distribuição em BT, definidos no RT,
são convertidos para preços de energia por período tarifário, em euros por kWh"
O problema é em BTN, onde existe uma limitação de potência física como já disse anteriormente e não sei como resolveram essa questão. Há até um período transitório no RME sobre os postos em BTN, mas não percebi como fica após esse período. Talvez a ideia seja passar tudo para BTE.
No tal artigo 45 do RME fala claramente que a potência está vertida na TAR da ME:
"5 — Nas entregas da rede de mobilidade elétrica aos UVE, os preços de potência da tarifa
de Acesso às Redes em BTN e da tarifa de Uso da Rede de Distribuição em BT, definidos no RT,
são convertidos para preços de energia por período tarifário, em euros por kWh"
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tens razão. Estava a confundir com BTN acima de 20,7kVA

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Para quem não está a perceber nada pode frequentar um curso:
https://www.facebook.com/10891528766761 ... 144966360/
Desculpem... não resisti
https://www.facebook.com/10891528766761 ... 144966360/
Desculpem... não resisti

- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Opa é que resistir é o que menos podes fazer. Aceitar que dói menos, isso sim é bom para o teu futuro e sanidade mental. E minha já agora 
Porque o resto, está mais que construído. (c)ursos somos nós todos!
É a mobilidade elétrica


Porque o resto, está mais que construído. (c)ursos somos nós todos!
É a mobilidade elétrica




Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Ah... e só para confirmar mais uma vez a competência dessa instituição experimentem seguir o link fornecido pela Mobi.E para obter mais informações sobre o curso...alexmol Escreveu: ↑22 dez 2021, 23:41Para quem não está a perceber nada pode frequentar um curso:
https://www.facebook.com/10891528766761 ... 144966360/
Desculpem... não resisti![]()


Nunca ouviram falar em "clicar com o botão da direita depois Copiar Ligação" ?

Nunca ouviram falar em testar os links que se colocam em posts ?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O aluno nº1 para aquele curso que Mobilidade elétrica que a Mobi.E está a lançar já está eleito, vamos todos fazer uma vaquinha para inscrever o diretor da Mobi.E, ele ainda não sabe a diferença entre energia e potência
Mas pelo menos uma coisa acertada ele disse... "quando os utilizadores carregam os carros nas redes privadas e em casa, os carregamentos ficam bastante baratos..."
Mas pelo menos uma coisa acertada ele disse... "quando os utilizadores carregam os carros nas redes privadas e em casa, os carregamentos ficam bastante baratos..."
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não é caso único, de uma entidade oficial com responsabilidades elevadas nesta matéria, ignorar olimpicamente o caso dos utilizadores de VE que não têm garagem (ou equivalente) e que têm forçosamente de usar a rede pública.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?
Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME
Nonnus Escreveu: ↑05 jan 2022, 17:49Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?
Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.


Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms