Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 22 dez 2021, 15:04

Que eu saiba BTE e MT é igual ao nível de formação do custo de potência, energia, etc. Em BTE não existe um limitador de potência contratada. Como podes ver no tal artigo 44 do RTSE, BTE é tratado como MT AT e MAT ao nível da potência contratada.

O problema é em BTN, onde existe uma limitação de potência física como já disse anteriormente e não sei como resolveram essa questão. Há até um período transitório no RME sobre os postos em BTN, mas não percebi como fica após esse período. Talvez a ideia seja passar tudo para BTE.

No tal artigo 45 do RME fala claramente que a potência está vertida na TAR da ME:

"5 — Nas entregas da rede de mobilidade elétrica aos UVE, os preços de potência da tarifa
de Acesso às Redes em BTN e da tarifa de Uso da Rede de Distribuição em BT, definidos no RT,
são convertidos para preços de energia por período tarifário, em euros por kWh"
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6366
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 22 dez 2021, 15:17

mjr Escreveu:
22 dez 2021, 15:04
Que eu saiba BTE e MT é igual ao nível de formação do custo de potência, energia, etc
Tens razão. Estava a confundir com BTN acima de 20,7kVA ;) em BTN sim, existem os tais limites de potência e valores diários em função deles.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2593
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 22 dez 2021, 23:41

Para quem não está a perceber nada pode frequentar um curso:

https://www.facebook.com/10891528766761 ... 144966360/


Desculpem... não resisti :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6366
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 23 dez 2021, 03:05

Opa é que resistir é o que menos podes fazer. Aceitar que dói menos, isso sim é bom para o teu futuro e sanidade mental. E minha já agora :mrgreen:

Porque o resto, está mais que construído. (c)ursos somos nós todos!
É a mobilidade elétrica :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2593
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 23 dez 2021, 12:42

alexmol Escreveu:
22 dez 2021, 23:41
Para quem não está a perceber nada pode frequentar um curso:

https://www.facebook.com/10891528766761 ... 144966360/


Desculpem... não resisti :D
Ah... e só para confirmar mais uma vez a competência dessa instituição experimentem seguir o link fornecido pela Mobi.E para obter mais informações sobre o curso...

Imagem

Imagem

Nunca ouviram falar em "clicar com o botão da direita depois Copiar Ligação" ?
Imagem

Nunca ouviram falar em testar os links que se colocam em posts ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 26 dez 2021, 18:44

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 27 dez 2021, 00:31

O aluno nº1 para aquele curso que Mobilidade elétrica que a Mobi.E está a lançar já está eleito, vamos todos fazer uma vaquinha para inscrever o diretor da Mobi.E, ele ainda não sabe a diferença entre energia e potência

Mas pelo menos uma coisa acertada ele disse... "quando os utilizadores carregam os carros nas redes privadas e em casa, os carregamentos ficam bastante baratos..."

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2593
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por alexmol » 27 dez 2021, 12:26

Não é caso único, de uma entidade oficial com responsabilidades elevadas nesta matéria, ignorar olimpicamente o caso dos utilizadores de VE que não têm garagem (ou equivalente) e que têm forçosamente de usar a rede pública.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3004
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por Nonnus » 05 jan 2022, 17:49

Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?

Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1667
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por cfvp » 05 jan 2022, 18:25

Nonnus Escreveu:
05 jan 2022, 17:49
Pergunta para um milhão de euros. Afinal quem é o dono da mobi.e?

Acabei de receber um telefonema de um player da ME que entre muitas coisas que falamos (27m e 44s de conversa) acabou por me dizer que a mobi.e foi comprada à cerca de 2 meses por esse player. Estão só a espera que fique tudo certo para começar a haver mudanças. Calma, que não é desta que vão acabar os CEME´s e o melhor modelo do mundo. Segundo este player os outros parecem que estão bem com o modelo existente e não querem/não comparecem nas reuniões onde é debatido estes assuntos. Será mesmo assim? Fica a questão.
:shock: A Mobi.e foi privatizada? :? Já não percebo nada e agora?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Carregamento”