
Carregamento rápido eólico-mecânico
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 234
- Registado: 02 ago 2011, 23:46
- Data de fabrico: 0- 4-2018
- Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
- Localização: Torres Vedras
Carregamento rápido eólico-mecânico
Eu sei que parece uma ideia estúpida mas...
Estou a passar férias na zona da Consolação, e acreditem que aqui não falta vento. Passo por muitos moinhos tradicionais (além dos outros), e pensei...
Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?
Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.
Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...
Estou a passar férias na zona da Consolação, e acreditem que aqui não falta vento. Passo por muitos moinhos tradicionais (além dos outros), e pensei...
Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?
Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.
Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Eu tambem já pensei em arranjar aqueles rolos usados nos IPO's ligados a um motor eléctrico alimentado pelos meus paineis fotovoltaicos ( 3,6 Kw ); ou então
usar uma espécie de nora, em que o Leaf, estaria no lugar do burro, e o eixo central seria rodado pelo dito motor eléctrico ( aqui haveriam mais perdas mecânicas ).
Outra hipotese seria á sucapa, passar uma corda para reboque numa camioneta do Expresso, numa paragem, e seguir em modo ECO ( aqui teriamos de usar um Manto
de Invisibilidade )
usar uma espécie de nora, em que o Leaf, estaria no lugar do burro, e o eixo central seria rodado pelo dito motor eléctrico ( aqui haveriam mais perdas mecânicas ).

Outra hipotese seria á sucapa, passar uma corda para reboque numa camioneta do Expresso, numa paragem, e seguir em modo ECO ( aqui teriamos de usar um Manto
de Invisibilidade )

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Podem inventar-se muitas formas engenhosas de carregar os nossos carros. Já aqui mostrei como carreguei 3 barras numa descida na Serra da Estrela, mais de 2 kwh em menos de meia hora. Só que estas formas de carregar não devem ser nada saudáveis para as baterias. Ao que me parece, quanto mais lento e estável for o carregamento, melhor (tal como a utilização da energia armazenada). O arrefecimento também é importante, e com o carro a andar (com alguma rapidez), sempre deve haver algum arrefecimento. Recomendaria usar alguma energia para acionar uma ventoinha que fizesse circular vento por debaixo do carro.
As minhas baterias parecem não ter perdido muito capacidade. Ontem cheguei a casa com duas barras (a anterior tinha acabado de desaparecer) e fiz, durante a noite, um carregamento até os 100%, e consumiu 14,2 kwh. Este valor, mais as duas barras e uma tartaruga minimalista, correspondem na minha ideia a 16,5 kwh. A ser verdade é muito bom (no fórum myimiev.com indicam 16.6 para um carro com 25.000 km um valor normal). Talvez fosse de esperar maior degradação para um carro já perto dos 50.000 e com quase 2 anos e meio. Talvez a forma como conduzo, a velocidades muito baixas e estáveis a maioria do tempo, esteja a refletir-se na saúde das baterias. Tudo suposições, claro
.
As minhas baterias parecem não ter perdido muito capacidade. Ontem cheguei a casa com duas barras (a anterior tinha acabado de desaparecer) e fiz, durante a noite, um carregamento até os 100%, e consumiu 14,2 kwh. Este valor, mais as duas barras e uma tartaruga minimalista, correspondem na minha ideia a 16,5 kwh. A ser verdade é muito bom (no fórum myimiev.com indicam 16.6 para um carro com 25.000 km um valor normal). Talvez fosse de esperar maior degradação para um carro já perto dos 50.000 e com quase 2 anos e meio. Talvez a forma como conduzo, a velocidades muito baixas e estáveis a maioria do tempo, esteja a refletir-se na saúde das baterias. Tudo suposições, claro

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
jfreire Escreveu:Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?
Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.
Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...


E depois, fora os pneus e restante desgaste, lá se ia a garantia por excesso de Km...
Acho que não valerá muito a pena inventar a este nível.
Mas eu entendo - é engraçado e dá "pica" numa noite de copos...


=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Sempre se pode desligar o conta-quilómetros, levantar o bicho do chão, tirar-lhe uma roda e adaptar-lhe uma ligação ao impulsionador ( talvez a uma biciclete de exercício ) 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Carregamento rápido eólico-mecânico
Ultimamente tenho pensado novamente no processo de armazenar energia ( fotovoltaica, eólica, hidráulica ou qualquer outra ), sob a forma de energia gravítica ( ou potencial, com molas ou borrachas )jfreire Escreveu:Eu sei que parece uma ideia estúpida mas...
Estou a passar férias na zona da Consolação, e acreditem que aqui não falta vento. Passo por muitos moinhos tradicionais (além dos outros), e pensei...
Será que seria tecnicamente possível arranjar um daqueles moinhos tradicionais, e atacar a "hélice" a um rolo, e meter um carro preso em modo "ECO" e deixar que o rolo actue sobre as rodas da frente, e tínhamos um carregador rápido de 30Kw (ou o máximo de regeneração que o carro tenha) sem estar preocupado sobre qual cabo/protocolo é que temos que usar?
Isto é, ter um carregador rápido sem tecnologia nenhuma, aproveitando os recursos já existentes no veículo.
Se calhar isto era conversa para se ter numa noite de copos...
e depois recupera-la como nos relógios de pesos, através de geradores de energia elétrica.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019