Ora viva.
Aproveitando o mail do Bruno, redigi o meu à Câmara de VFX. :
Exmos(as). Srs(as)., boa tarde,
Escrevo-vos este mail porque gostaria de sugerir à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira a realização dos esforços necessários à instalação de postos de carregamento para viaturas eléctricas nas várias localidades do concelho.
No meu caso particular, e dadas as extremas dificuldades em arranjar um posto de carga perto do local onde moro, gostaria de solicitar o estudo da viabilidade de instalação de um posto em Vialonga, mas gostaria de solicitar o mesmo para as localidades limítrofes, pois conheço várias pessoas com viaturas eléctricas / híbridas que não têm possibilidade de carregar a sua viatura nas imediações de casa (por vezes o posto mais próximo fica a cerca de 10 a 20km), devido à total ausência de postos de garregamento.
A instalação destes postos poderá servir algumas viaturas eléctricas (não só carros 100% eléctricos mas também híbridos) já existentes na cidade e no concelho, bem como tornar o concelho mais atractivo a visitantes e incentivar novos compradores, com as vantagens óbvias para o ambiente pela redução das emissões poluentes.
Da mesma forma, podia a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira sugerir às várias entidades presentes no nosso concelho a disponibilização de espaços similares de carregamento. Reforço que, para quem conduz um carro eléctrico, escolher uma zona comercial, ou um restaurante, pode perfeitamente passar pela possibilidade de carregar as baterias durante a paragem.
Tomando como exemplo o site "electromaps" (um dos mais conhecidos sites de partilha de pontos de carga em Portugal e Espanha), o que se conhece da região de Vila Franca de Xira é apenas o que está visível no seguinte mapa:
http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... 2CPortugal
Como podem verificar, há zonas e concelhos onde os postos são mais ou menos comuns, mas há outros, como o nosso, onde não existem. Deste modo, parece que para se ser amigo do ambiente, tem de se escolher um concelho que o permita, o que não é de todo verdade.
(Note-se que para fazer a pesquisa nem foi possível pesquisar por Vila Franca de Xira, dada a total ausência de postos. Foi feita a pesquisa por Arruda dos Vinhos por ser a localidade mais próxima com posto de carregamento.)
Saliento ainda que, ao contrário de um veículo de a gasolina ou gasóleo, que atesta o depósito em 5 minutos, uma viatura eléctrica pode requerer até 6 ou mais horas para efectuar uma carga, dependendo da potência dos postos e do nível de carga da bateria, pelo que é ainda mais premente a necessidade de que os postos de carga se localizem nas imediações das zonas de residência de quem deles beneficia, caso contrário o utilizador tem de ficar horas longe de casa à espera de carregar o seu veículo.
Quem adquire uma viatura eléctrica fá-lo, na maioria dos casos, sabendo as limitações (ainda) existentes no nosso país à utilização deste tipo de viaturas, mas fá-lo por desejar um país mais amigo do ambiente, menos poluído.
Numa altura em que a comunicação social tem falado regularmente da mobilidade eléctrica, fruto das acções que o Governo tem tomado para a dinamização da mesma, julgo ser de vital importância apoiar essas acções com acções locais que vão de encontro às do governo central, para que a mobilidade eléctrica possa ser mais do que ir de Norte a Sul por Auto-Estrada, pois os cidadãos comuns conduzem os seus veículos eléctricos todos os dias, e não apenas quando vão de férias para o Algarve.
Desde já grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos,
Responderam-me ao fim de uns 3 dias:
Exmo. Senhor
Encarrega-me o Sr. Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Dr. -------------------- , de acusar a receção do vosso e-mail de 19 de Agosto, que mereceu a sua melhor atenção.
Informamos ainda que o assunto foi encaminhado para a EMRU- Equipa Multidisciplinar da Reabilitação Urbana para análise e posterior resposta.
Com os melhores cumprimentos,
Vamos a ver se resulta em alguma coisa... como já aqui foi dito, não enviar, é que não resulta mesmo...
(Mail semelhante foi enviado para a Junta de Freguesia, pode ser que façam pressão na Câmara... mas até agora, esse não responderam...)