Autocharge
- BrunoFonseca
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Re: Autocharge
Formidável ler aqui comentários que até já começam a diabolizar a miio.
Qualquer empresa privada terá num dos seus objectivos a obtenção do lucro, ou acham que se metem nisto por ser "verde" ou porque ajuda os pobres dos utilizadores?
A miio viu uma oportunidade com este modelo, assim como muitos outros privados, apesar de alguns comentários aqui também questionarem sobre o investimento privado.
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Caso ainda não tenham compreendido, a venda de energia está reservada a comercializadores desta, e tem regras (leis), logo seria impossível de outra forma. Na realidade a outra forma seria acabar com os OPC e deixar a ME para os CEME, e isso sim iria atrasar a ME.
Sobre o investimento da Tesla, tentem os questionar sobre os reais motivos pela falta de investimento na rede em Portugal...
Coloquem a vós próprios a pergunta: porque motivo um fabricante de automóveis criou um rede de carregamento, e se conseguirem a resposta a esta pergunta irão conseguir compreender o não investimento na rede de SUC em Portugal. Mas isto é apenas uma suposição minha.
Qualquer empresa privada terá num dos seus objectivos a obtenção do lucro, ou acham que se metem nisto por ser "verde" ou porque ajuda os pobres dos utilizadores?
A miio viu uma oportunidade com este modelo, assim como muitos outros privados, apesar de alguns comentários aqui também questionarem sobre o investimento privado.
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Caso ainda não tenham compreendido, a venda de energia está reservada a comercializadores desta, e tem regras (leis), logo seria impossível de outra forma. Na realidade a outra forma seria acabar com os OPC e deixar a ME para os CEME, e isso sim iria atrasar a ME.
Sobre o investimento da Tesla, tentem os questionar sobre os reais motivos pela falta de investimento na rede em Portugal...
Coloquem a vós próprios a pergunta: porque motivo um fabricante de automóveis criou um rede de carregamento, e se conseguirem a resposta a esta pergunta irão conseguir compreender o não investimento na rede de SUC em Portugal. Mas isto é apenas uma suposição minha.
- Nonnus
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Re: Autocharge
Ninguém aqui está a diabolizar nada. Apenas a constatar um facto. Mesmo tu dizes que o objetivo de uma empresa é o lucro, logo até concordas que a MIIO não tenha interesse na mudança.BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 00:48Formidável ler aqui comentários que até já começam a diabolizar a miio.
Qualquer empresa privada terá num dos seus objectivos a obtenção do lucro, ou acham que se metem nisto por ser "verde" ou porque ajuda os pobres dos utilizadores?
A miio viu uma oportunidade com este modelo, assim como muitos outros privados, apesar de alguns comentários aqui também questionarem sobre o investimento privado.
Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Caso ainda não tenham compreendido, a venda de energia está reservada a comercializadores desta, e tem regras (leis), logo seria impossível de outra forma. Na realidade a outra forma seria acabar com os OPC e deixar a ME para os CEME, e isso sim iria atrasar a ME.
Sobre o investimento da Tesla, tentem os questionar sobre os reais motivos pela falta de investimento na rede em Portugal...
Coloquem a vós próprios a pergunta: porque motivo um fabricante de automóveis criou um rede de carregamento, e se conseguirem a resposta a esta pergunta irão conseguir compreender o não investimento na rede de SUC em Portugal. Mas isto é apenas uma suposição minha.
Como as vezes quando falamos neste assunto alguns têm memória selectiva, não sei se estás lembrado que foi dito pelos responsáveis da MIIO, que a MIIO nem era para ser CEME. A MIIO é uma empresa de software, só que para ter acesso aquilo que queria para desenvolver a APP foi obrigada a ser CEME. Vê lá bem o quanto é maravilhoso o nosso modelo que até obriga as empresas a ser aquilo não querem e em que o Core do negócio da empresa é totalmente diferente. Enfim...
Como parece que é a primeira vez que falamos sobre isto. Mas talvez mudando a lei de venda de energia se acaba-se com esta estupidez do CEME + OPC.
Nem de propósito, ainda ontem foi apresentada uma carta aberta a Tesla a perguntar aquilo que sugeres.
Na minha opinião completamente desnecessário porque todos sabemos qual o motivo da Tesla ter abandonado a rede SuC em Portugal.
Sabias que por cada 26 carros Tesla vendidos na Europa um é em Portugal?
Sabias que entre janeiro e março a Tesla vendeu em Portugal o mesmo número de carros que durante o ano de 2022?
Sabias que a Tesla vende mais em Portugal que na Espanha?
Por fim sabias que a rede SuC continua a crescer em todos os países excepto em Portugal apesar dos números de vendas serem bastante bons? Deve ser uma estratégia nova, inovadora.
Como referiste em relação a miio o objetivo de qualquer empresa é o lucro. Pergunto-te se no caso da Tesla isso não se aplica?
Como parece que é a primeira vez que estamos a falar sobre isto. Os outros é que estão todos mal e nós somos os únicos no caminho certo.
A memória selectiva é lixada, ainda bem que alguns de nós não padecemos desse mal.
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Re: Autocharge
Curioso como uns vêem as vendas elevadas como catalisadoras de investimento nos SuCs... eu vejo precisamente ao contrário: para quê investir no desenvolvimento de SuCs se vendemos tudo o que conseguimos produzir? A Tesla é uma marca de automóveis, os SuC surgiram como uma obrigação para catalisar as vendas de automóveis. Se não é necessário instalar SuCs para vender mais... Infelizmente a concorrência da Tesla não tem estado à altura, e com os recentes abaixamentos de preço do TM3/Y não antevejo mudanças neste capítulo.
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Re: Autocharge
@Nonnus, repara que fizeste as perguntas certas acerca da Tesla, mas tu proprio não conseguiste chegar à conclusão dada pelo mjr.
A rede de carregamento SUC não é uma fonte de receita para a Tesla, mas sim uma fonte de despesa.
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
De referir que a rede SUC tem o intuito de criar condições para os clientes comprarem os carros da Tesla.
Porquê investir num país onde a rede é suficientemente capilar e os carros se vendem como paezinhos quentes?
Tal como a miio, a tesla, como empresa privada, também visa o lucro, e as opções devem ser tomadadl de acordo com a rentabilidade de cada projecto.
A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Mas talvez eu esteja enganado... aguarde-se então pela resposta da Tesla.
A rede de carregamento SUC não é uma fonte de receita para a Tesla, mas sim uma fonte de despesa.
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
De referir que a rede SUC tem o intuito de criar condições para os clientes comprarem os carros da Tesla.
Porquê investir num país onde a rede é suficientemente capilar e os carros se vendem como paezinhos quentes?
Tal como a miio, a tesla, como empresa privada, também visa o lucro, e as opções devem ser tomadadl de acordo com a rentabilidade de cada projecto.
A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Mas talvez eu esteja enganado... aguarde-se então pela resposta da Tesla.
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Re: Autocharge
Então um dos dois que explique porque é que continuam a investir na rede SuC no resto do mundo excepto em Portugal.
Querem ver que agora a desculpa é: "vendemos tanto em Portugal que vamos deixar de investir na rede SuC"! Essa desculpa é realmente inovadora.
Eu não sei se vocês estão lembrados mas a rede SuC era e é (excepto em Portugal), uma das mais valias da Tesla.
Os SuC não são nenhuma despesa, é uma fonte de rendimento. Cobram pelos carregamentos como outro operador qualquer, e até abriram os SuC a outros, para ser isso mesmo, uma fonte de rendimento. O que exigem que a Tesla faça em Portugal, onde outros vão facturar no investimento da Tesla é que faz com que seja uma despesa em vez de ser uma fonte rendimento. Impressionante como não conseguem perceber isto e conseguem inverter o sentido das coisas.
BrunoFonseca;
Também te pergunto se acompanhas o que se passa no resto da Europa? Abrem HUBs que fazem inveja a qualquer um, de outros operadores e a Tesla continua a investir na rede SuC nesses mesmos países e tu consegues fazer uma afirmação dessas!?
Querem ver que agora a desculpa é: "vendemos tanto em Portugal que vamos deixar de investir na rede SuC"! Essa desculpa é realmente inovadora.
Eu não sei se vocês estão lembrados mas a rede SuC era e é (excepto em Portugal), uma das mais valias da Tesla.
Os SuC não são nenhuma despesa, é uma fonte de rendimento. Cobram pelos carregamentos como outro operador qualquer, e até abriram os SuC a outros, para ser isso mesmo, uma fonte de rendimento. O que exigem que a Tesla faça em Portugal, onde outros vão facturar no investimento da Tesla é que faz com que seja uma despesa em vez de ser uma fonte rendimento. Impressionante como não conseguem perceber isto e conseguem inverter o sentido das coisas.
BrunoFonseca;
Tens saído de casa ultimamente? Desde quando é que a rede é suficiente? A venda de carros aumenta todos os dias e apesar do número de posto também, não esta acompanhar ao mesmo ritmo. Postos de carregamento que antigamente estavam livres agora é uma sorte chegar lá e estar vago.A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Também te pergunto se acompanhas o que se passa no resto da Europa? Abrem HUBs que fazem inveja a qualquer um, de outros operadores e a Tesla continua a investir na rede SuC nesses mesmos países e tu consegues fazer uma afirmação dessas!?
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Re: Autocharge
Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.
É claro que enquanto utilizador de veículo elétrico, a rede de carregamento será sempre algo que desejo que aumente, contudo considero que estemos muito mais bem servidos do que na maioria dos países europeus.
Tive oportunidade de ler a tal carta aberta, e é curioso que nela é dada a resposta à pergunta colocada. A Tesla continua a investir na rede na Espanha pois lá vendem-se menos Teslas do que em Portugal (unidades!!), e é muito provável que isso aconteça devido à falta de capilaridade da rede de carregamento existente em Espanha.
Como alguém dizia: criem o lago que os patos aparecem.
Nós já temos o lago, mas os espanhóis ainda não, daí a necessidade da Tesla em investir nesse lago espanhol.
É claro que enquanto utilizador de veículo elétrico, a rede de carregamento será sempre algo que desejo que aumente, contudo considero que estemos muito mais bem servidos do que na maioria dos países europeus.
Tive oportunidade de ler a tal carta aberta, e é curioso que nela é dada a resposta à pergunta colocada. A Tesla continua a investir na rede na Espanha pois lá vendem-se menos Teslas do que em Portugal (unidades!!), e é muito provável que isso aconteça devido à falta de capilaridade da rede de carregamento existente em Espanha.
Como alguém dizia: criem o lago que os patos aparecem.
Nós já temos o lago, mas os espanhóis ainda não, daí a necessidade da Tesla em investir nesse lago espanhol.
Re: Autocharge
Retórica falsa, basta ver os dados da própria Mobi.e que a esmagadora maioria dos carregamentos são pelos grandes players, isso do investimento e concorrência é treta. Tirando a miio à conta a app fantástica que fizeram os restantes "pequenos players" são uma gota no oceano!BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 00:48Se há algo que este modelo favorece é o investimento privado, nomeadamente de quem quer arrancar sem correr grandes riscos.
Tendo em conta a quantidade de Model 3 e Y vendidos em PT os Tesla com oferta de carregamento em PT são uma coisa residual!BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 11:30Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
Para ele Portugal é Lisboa e Porto... basta ver na miio os postos que há no interior e perceber que a concentração de postos é nos grandes centros urbanos, interior é miragem!
Para estes "gestores de Portugal" incentivos é dar 4000€ a meia dúzia de carros e patrocinar compliance cars para empresas, qualquer dia pode ser que percebam que os apoios deviam ser para, por ex., postos no interior!
Ena encontraste PCN's de 22kW... para ti serve então está tudo bem e maravilhoso! Diz lá nesses postos que dizes que encontraste/existem no Alentejo quantos eram rápidos e com Chademo/CCS?BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 13:59Tenho saído bastante com o meu Zoe e carregado na rede pública sem stress, nomeadamente no Alentejo.
É que definir a bitola de postos por AC 22kW é tolo, quer gostemos ou não a esmagadora maioria dos carros têm CCS (alguns com Chademo) carregam e DC e menos de 100kW é considerado pouco...
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Re: Autocharge
Não é? Têm a certeza disso? Olhem que os carregamentos vitalicios já acabaram há muito e esse carros são agora uma gota no oceano de Teslas que andam a circular por aí...BrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 11:30
A rede de carregamento SUC não é uma fonte de receita para a Tesla, mas sim uma fonte de despesa.
Em Portugal há ainda em circulação muitos Teslas com oferta do carregamento, o que agrava o problema para a Tesla.
De referir que a rede SUC tem o intuito de criar condições para os clientes comprarem os carros da Tesla.
Porquê investir num país onde a rede é suficientemente capilar e os carros se vendem como paezinhos quentes?
Acho que pararam completamente no tempo e estão a usar o tempo verbal errado... Os SuCs não são só uma fonte de despesa, já foram, mas agora não são.
Portugal é o que sabemos, mas lá por fora até os VEs de outras marcas carregam nos SuCs, vejam lá! e com tarifas nada "meigas" de certeza que ainda pensam que os SuC hoje não são fontes de receita? Acham que a Tesla anda a dormir e não perecebu que antes que o mercado estivesse cheio de pontos de carregamento que esta era a altura certa de recuperar o investimento feito?
Sem duvida que uma coisa não se pode negar é de terem uma imaginação fertilBrunoFonseca Escreveu: ↑15 jun 2023, 11:30Tal como a miio, a tesla, como empresa privada, também visa o lucro, e as opções devem ser tomadadl de acordo com a rentabilidade de cada projecto.
A verdade é que a Tesla n investe em Portugal porque, por muito que vos doa, a rede publica existente, é suficientemente.
Mas talvez eu esteja enganado... aguarde-se então pela resposta da Tesla.
WOW... então a Tesla é que não quer abrir mais SuCs em Portugal porque vende muito, é isso? Bravo... eles não só não querem construir mais, como são muito mais à frente - tipo os "pioneiros" da ME em Portugal - constroem, mas não abrem os SuCs (ver o de Matosinhos, será que ainda lá está? ou foi "levado" para Espanha)
Esta conversa fez-me lembrar o meu texto sobre falácia - parte 2 - que é a ME em Portugal, que partilhei no FB
A Falácia (mais uma) que se está a preparar na ME em Portugal - PARTE 2
Querem fazer crer que está para breve uma solução que poderá permitir a abertura dos SuCs “embargados” e colocar a operação da Tesla em Portugal no campo da legalidade.
Tem sido bem evidente que os defensores do “modelo” estão desesperados para ver a Tesla ligada à rede mobi.e, e têm tentado fazer crer que tem sido um pouco de má vontade, há até quem tenha falado que faltava um papel quando na realidade o “problema” é bem mais simples do que isso – A TESLA NÃO QUER PERDER O CONTROLO DO SEU NEGÓCIO – algo que não é compatível com o lobby da energia implantado em Portugal, personificado pelo CEME e ditadura da ERSE.
Como é mais do que evidente, no resto da Europa a Tesla não tem qualquer problema em operar de forma livre e estabelecer as parcerias que referi no inicio, porque isso permite-lhe chegar de uma forma muito mais eficaz a um universo muito maior de utilizadores sem perder a essência da sua operação, que é mais do que conhecida e elogiadas pelos intervenientes mais importante da ME – os utilizadores de VE.
Naturalmente que todas estas mudanças que estão a ocorrer em termos técnicos não são simples de executar e de implementar, mas está mais do que evidente que a Tesla está disposta a evoluir no sentido da integração e das novas exigências da EU que se aproximam, algo totalmente diferente daquilo que lhe é imposto (ou querem impor) em Portugal.
Tudo aquilo que acabei de referir, pode-se aplicar de forma mais ou menos linear à realidade do Continente, outra empresa que não pretende “dividir” os lucros do seu investimento com os CEMEs desta vida!
edit:
NOTA: A mentira que aqui está demonstrada não tem nada a ver com a possibilidade de amanhã estarmos a carregar outro VE qualquer na rede TESLA, mas sim, estarem a fazer crer que tudo depender de questões técnicas...
Se amanhã os SuCs de Matosinhos forem abertos a todos os utilizadores, será sobretudo por 2 razões: se a Tesla mudar a sua politica comercial e aceitar "dividir" a sua atividade com outras entidades "CEMEs" ou porque, mais uma vez, foi encontrado um "arranjinho" para satisfazer a Tesla e deixar tudo o resto como está.
Isto sem mexer na atual lei da ME, claro está.
- BrunoFonseca
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Re: Autocharge
Estão no vosso direito em não concordarem comigo, da mesma forma que eu tenho o direito de não concordar convosco.
Para mantermos a conversa civilizada peço-vos apenas que não particularizem a discussão.
Assim sendo, digo-vos apenas para aguardarem pela resposta da Tesla... se esta se dignar a responder... mas talvez a ausencia de resposta possa ser também culpa do modelo.
Para mantermos a conversa civilizada peço-vos apenas que não particularizem a discussão.
Assim sendo, digo-vos apenas para aguardarem pela resposta da Tesla... se esta se dignar a responder... mas talvez a ausencia de resposta possa ser também culpa do modelo.
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Re: Autocharge
Só falta vir dizer que o SuC de Matosinhos foi uma obra para apresentar despesas em sede de IRC, e que a intenção nunca foi por a funcionar porque vendem muito em Portugal e o lucro é de tal ordem que precisam de apresentar despesas.rimsilva Escreveu: ↑15 jun 2023, 17:27WOW... então a Tesla é que não quer abrir mais SuCs em Portugal porque vende muito, é isso? Bravo... eles não só não querem construir mais, como são muito mais à frente - tipo os "pioneiros" da ME em Portugal - constroem, mas não abrem os SuCs (ver o de Matosinhos, será que ainda lá está? ou foi "levado" para Espanha)
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