Mensagem
por migle » 17 mar 2019, 13:07
Eu vou com o que foi dito. Se a viagem é pela A1, quase não é preciso planear, basta ir na descontra, não andar muito rápido para não ter de parar muitas vezes. Quase todas as áreas de serviço têm PCR.
O grande cuidado que há a ter é no sentido Norte->Sul, Cantanhede/Mealhada não tem PCR. Significa que entre Antuã e Pombal ficam 90km sem posto de abastecimento. Ou seja, ao aproximar de Antuã é preciso decidir: se o SoC do carro estiver abaixo de 50% não deve continuar, deve carregar em Antuã. Convém também sair de Matosinhos com carga suficiente para chegar a Antuã.
No regresso, é à vontade: há PCRs em Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal, Cantanhede e Antuã.
EDIT: quanto ao tempo de viagem: é somar ao tempo de viagem normal, o tempo de carregamento. Quanto mais cheia a bateria estiver ao sair de Matosinhos, menos tempo vai ter de carregar. Convém não chegar a Lisboa com a bateria totalmente vazia, convém ter folga. Portanto, a viagem faz-se em 3h. Entre 16 e 17kWh/100km vai gastar 50kWh e sai com 36kWh úteis/visíveis e pretende chegar com uns 16kWh para depois carregar num posto normal de rua (mais saudável para o carro). Então vai ter de carregar 30kWh, a uma potência média, vá de 40kW sem planear, vai ser um total de 45 minutos a carregar. Esses 45 minutos podem ser todos numa paragem, se planear, ou em duas ou três paragens.
Então deve demorar 3h45', mais 3 minutos por cada paragem além do tempo de carga, sensivelmente, se formos obsessivos na contagem do tempo.
Ioniq EV

— Prius+
