Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 01:23

rdias Escreveu:E qual foi o feed back da Mitsubishi ? Acharam normal esta degradação ? Esta nos parâmetros esperados para esta idade, kms, país ? Ou simplesmente não dizem nada ou não sabem ou não querem saber ?
Degradação? Qual degradação? Onde?

País? Mas há países onde degrada? Espera, talvez na Noruega, usam mais o aquecimento :? .

Eu só conheço uma pessoa em todo o mundo imevesco que conhece o significado real dessa palavra, vejo-a sempre por trás dos espelhos, a olhar para mim, sempre a olhar para mim. Mais ninguém vê barras a aparecer e desaparecer, mais ninguém deu conta de tartarugas desaparecidas, mais ninguém descobriu que podia parar com uma barra de energia. O que fiz foi acender uma vela à nossa senhora dos elétricos para eles ensinarem ao meu MiEV que ele agora é só de 13 kWh. Funcionou. Resta-me ter agora uma confiança cega em que para o ano, quando lá for outra vez ( já percebi que não se vai ficar pelos 99€, que tem lá no plano de manutenção mais umas cruzinhas e isto é como no euromilhões, quanto mais cruzinhas mais se paga), tenha mais de 35 Ah. Pelo que vi o último que pensou assim deu-se mal :? .

O técnico que faz a revisão do meu não tem qualquer termo de comparação. Não sabe se 36.4 é muito bom ou muito mau. Eu tenho mais termos de comparação que ele, sei o valor de 6 carros de zonas bem mais frias do que Tábua e ao fim de um ano alguns têm menos de 42. Se era suposto terem 50 quando saíram da fábrica, parece-me que 36.4 para i-MiEV português não está mau.

Sou eu que estou a revelar ao mundo inteiro o que isto é. O mjr que diga, até gente da Nova Zelândia vem ler isto. Não sei se alguém da Mitsubishi lê isto, acho que iria tomar consciência da importância da temperatura.
Última edição por Malm em 09 mar 2014, 10:57, editado 2 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 01:56

rdias Escreveu:A Mitsubishi garante um mínimo de capacidade na garantia como no leaf ou não ha nada oficial ?
Rdias, só me fazes perguntas difíceis. Há 4 meses que estou à espera que a Mitsubishi me responda a essa pergunta. Telefonei-lhes várias vezes, mandei uma série de e-mails, sempre com essa pergunta. Até hoje, só por uma vez alguém se decidiu a falar comigo e disse-me: a Mitsubishi garante 70% da autonomia inicial ao fim dos primeiros 100.000 km ou 5 anos. Não nos venha cá com mínimos de capacidade nem células mais fracas que as outras, isso não interessa. Tem direito a pack novo se faz menos 30% dos km do que fazia de início. Ou seja, tenho de pegar num carro novo e ver quantos km faço e depois no meu, nas mesmas condições, ver quantos km faço a menos. Neste momento, a diferença deve estar entre os 15 a 20 % menos distância. Será difícil, depois de ter feito 200 km no verão, convencer alguém que isto tem mais de 20% de degradação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 02:48

A atualização que fizeram no meu carro tem como número da campanha C0030520. Já alguém ouviu falar e sabe para que serve? Anyone? Já sei a resposta, é não e não. :roll: Por alguma coisa me chamam o canário da mina (myimiev.com). Ainda vivo, um pouco mais velho mas com saúde. O mesmo já não se pode dizer de 3 mineiros, sendo que temos esta semana mais um com prognóstico muito reservado. Aqui o canário voltou a cantar com as 88 notas todas certinhas, que elas andavam um bocadito desafinadas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 11:20

Estou de acordo contigo. Mas compreendo que não utilizem o valor determinado de capacidade restante. Veja-se o caso do vitormcpinto, que de um dia para o outro recuperou uns 10% de capacidade :shock: e o que aconteceu depois da atualização. O vitormcpinto tem o único Leaf português que fez a atualização duas vezes, uma provocada, outra espontânea :roll: .

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 09 mar 2014, 12:22

Se foi possível documentar os 36.4, já só falta documentar os 50.0.
Depois disso não sei qual é a dúvida...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 14:00

Não faz é nenhum sentido esse valor de 36,4 Ah. Pelo que consome da parede (dos 4 aos 100%) - 15,3 kWh e pelo que anda. Ainda há uns meses (e entretanto foi inverno), 200 km e ainda fiquei com 3 barras, acredito que faria 220 km e bateria o recorde mundial (embora tenha ganho 20/30 km com o declive). Isso não é compatível com 36,4 Ah. Fui ao encontro do Porto, fiz 130 km com a Serra do Caramulo pelo meio, e cheguei com 4 barras (35% de SOC). Isso não é compatível com 36,4 Ah. Vou a Aveiro todos os meses, sem excepção, e nunca gasto mais de 55% de SoC. Isso não é.... Apesar de fazer frequentemente viagens de mais de 100 km, nunca fiquei parado. Isso dificilmente aconteceria com um carro de 36,4 Ah.

Esse valor também deverá depender da temperatura, sendo que elas estariam bastante frias, que em Oliveira do Hospital faz muito frio de inverno, com a Serra da Estrela cheia de neve mesmo ao lado, e eu deixei-o com as baterias frescas. Por outro lado, neste valor não deve estar contabilizada alguma capacidade que fica guardada para proteção das baterias. Talvez por isso o máximo que vi (tratava-se de um carro de 8 meses e menos de 15.000 km, e que deve ser de uma zona mais fria, sendo do norte da América do Norte) foi 46,1 Ah. E existem também 5 carros que de inverno estão sempre a temperaturas bem negativas, que com um ano e menos de 10.000 km, apresentaram valores a rondar os 42. Deste modo, acho que o valor virá sempre claramente subavaliado. Mas assumo-o completamente porque parece-me a melhor forma de fazer a comparação entre i-MiEV. Se bem me recordo, quando fiz o pedido para me anotarem o valor, de forma a que o técnico o encontrasse com mais facilidade, devo-lhe ter dito, meio a medo, que esperasse encontrar um valor entre 35 e 40 (então se um carro americano com 1 ano e 10.000 km que sabe o que são 30º C negativos tem 42, se tiver mais de 35 é bom, pensei eu). Bingo.

Por isto tudo, todas as dúvidas em considerar esses 36,4 Ah, para infelicidade minha, porque se a Mitsubishi o considerasse, bem como os 50 Ah de capacidade inicial, eu iria receber um pack novo lá para o fim do ano.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 17:06

rdias Escreveu:Temperaturas muito negativas também faz muito mal as baterias. A tesla alerta para não as submeter a temperaturas de , salvo erro , - 25° c durante um período superior a 24 horas, apesar de ele as aquecer também quando necessário. Daí também pode vir degradação.
Desses 5, o que apresenta maior degradação é o que passa a noite na garagem (41,8 Ah e 5891 km). Eu disse que eles sabiam o que eram -30º C, não disse que eles estavam sempre a essa temperatura. Durante algumas noites chegou a estar essa temperatura, mas dentro do pack, provavelmente, nem a -20 ºC. Já aqui se fizeram sentir temperaturas de - 4º C mas eu nunca consegui ter no meu pack temperaturas negativas. O dono já se arrependeu de não o deixar cá fora ao pé dos outros. O meu não falha uma noite fresca, sempre que na garagem é mais quente fica na rua, mas neste preciso momento está na garagem, 14º C contra 19º C lá fora. Lá para as 22:00 carrego 50% e à 1:00 da manhã, rua com ele.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 09 mar 2014, 20:50

Em Portugal é notícia um pack chegar aos 0C. Só o calor é preocupante por terras Lusas.

Em relação ao frio, o maior problema é o congelamento do eletrólito. Carregar um pack nessas condições deposita Lítio nos elétrodos irreversivelmente, diminuindo a capacidade. Por isso é que as cargas rápidas são muito mais lentas com temperaturas baixas e mesmo as cargas lentas baixam para velocidade de lesma próximo dos -20C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 09 mar 2014, 21:47

Sim, desligam a regeneração a temperaturas baixas e também aquecem o pack aos -25C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 09 mar 2014, 22:58

rdias Escreveu:Aquecem o pack ? Isso não imaginava . . pensava que não tinham nenhum controlo de temperatura . e aquece como ?
Sábio por necessidade, de outra maneira a coisa já me tinha corrido mal muitas vezes. Saber de experiência feito, mas à quem aqui demonstre saber muita coisa sem ter feito mais de 10 km a conduzir um. Acho isso admirável. O meu i-MiEV aquece o pack se ele estiver a temperaturas muita baixas. Liga o aquecimento e coloca ar quente lá para dentro (como já sabemos, nunca o vi fazer isso e nem nunca vou ver). Um Leaf não faz isto, a única maneira que eu estou a ver é de aquecer o pack descarregando de propósito para promover o aquecimento.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”