Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 10 mar 2014, 00:01

Eu estava a falar do Leaf e não do "Leaf". :mrgreen:

O Leaf a partir de 2012 tem resistências para aquecer o pack a temperaturas muito baixas. 300W no total. É mais eficiente do que bombar ar quente para o pack, pois nesse caso grande parte do calor sai no "escape" de ar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 10 mar 2014, 00:09

Ok, percebido, o Leaf trás, nas versões mais recentes, aquecedores elétricos no pack. Essa ainda não sabia.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 10 mar 2014, 00:12

Sim, logo no ano seguinte à introdução eles colocaram os aquecedores devido à experiência no Canada e outros países frios. Isto permite que a bateria seja carregada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 11 mar 2014, 00:21

Mostrem-me os valores de temperatura dos sensores dos vossos i-MiEV e eu saberei se estiveram parados muito tempo, se estiveram a fazer uma carga lenta ou se estiveram a andar. Até consigo perceber, nalguns casos, se entretanto a temperatura ambiente subiu nas últimas horas. Existe um padrão característico para todas estas situações.

https://www.dropbox.com/s/mnlldlgdkygz4 ... o%20i.docx
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 11 mar 2014, 11:24

Se calhar, o meu i-MiEV não vair querer voltar. Vai sentir-se um rei ao pé dos outros, com tantas estórias para contar, com tantos recordes no palmarés. Não vai ter hipótese, vai continuar a ser o eletricozito de Tábua, o único que por cá anda e nos concelhos em volta. É a minha imagem de marca aqui, as pessoas associam-me logo ao i-MiEV. Num aula de filosofia, um dia destes, foi proposta pelo professor a análise de um texto que tinha como título "O Homem da Carro Elétrico". Os alunos deram de imediato uma grande gargalhada e o professor ficou sem perceber o porquê de tanta piada. Também são meus alunos.
Última edição por Malm em 11 mar 2014, 13:37, editado 1 vez no total.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 11 mar 2014, 13:43

rdias Escreveu:Quem anda muito pelas ruas de Lisboa sabe do que estou a falar . . . ele iria ficar contente mas iria querer regressar. casa é casa. Malm, nunca deu uma volta até Miranda do Corvo ?
Sim, fui lá em agosto ou setembro do ano passado, que estávamos interessados em ver um parque zoológico que lá há. Até têm dois ursos. Depois fomos à piscina, mesmo ao lado. Lembro-me que fui de elétrico, mas já não me lembro se fui e vim com uma carga ou entretanto tinha passado a manhã em Coimbra e restituído carga por lá. Um dos dias em que perdi mais capacidade, no ano passado, dado que estava calor e esteve sempre ao Sol.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 15 mar 2014, 00:00

Já esperava isto. Neste momento, não conheço os limites do carro. Veio muito diferente da revisão. Cada barra vale, pela primeira vez em 3 anos, significativamente menos (cerca de 25% menos de energia para cada barra agora, talvez mais). Cada barra (das de 5%) demora agora cerca de 13 minutos e meio a ser carregada (a 16A). Ainda há uma semana era preciso esperar mais de 17 minutos. Nas viagens em que gastava 7 barras, agora gasto 10. Tudo mudanças de uma semana para a outra. É como se tivesse degradado em dois dias o que deveria degradar em 3 anos. Estou curioso para saber com que SoC ele me vai parar agora. Há uma semana eu sabia que me podia parar com 14,5% de SoC (quem sabe, até com 19%). Agora, talvez pare apenas nos 4%. Há uma semana, carregava-me até aos 95,5%. Agora, sempre 100%. Também os valores de autonomia estimada que o carro me dá são agora significativamente mais baixos.

Só descarregando-o a valores muito baixos vou conseguir perceber se ele se considera agora de 12kW.h, 13 kW.h ou 13,5 kWh :?. Desconfio que ele agora está a proteger melhor as células a voltagens mais baixas e já não me vai deixar descarregar tanto. Por isso, pode agora tornar-se problemático fazer 130 km de uma vez. Há duas semanas eu tinha a certeza que conseguia percorrer essa distância. Na atualidade, não sei.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 15 mar 2014, 00:02

Malm Escreveu:Se calhar, o meu i-MiEV não vair querer voltar. Vai sentir-se um rei ao pé dos outros, com tantas estórias para contar, com tantos recordes no palmarés. Não vai ter hipótese, vai continuar a ser o eletricozito de Tábua, o único que por cá anda e nos concelhos em volta. É a minha imagem de marca aqui, as pessoas associam-me logo ao i-MiEV. Num aula de filosofia, um dia destes, foi proposta pelo professor a análise de um texto que tinha como título "O Homem da Carro Elétrico". Os alunos deram de imediato uma grande gargalhada e o professor ficou sem perceber o porquê de tanta piada. Também são meus alunos.
Tás a gozar, fiquei este ano colocado em Tábua, mas recusei o horário....podíamos ser colegas....lol
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 15 mar 2014, 08:55

O depósito do carro agora esá correto para a dimensaõ do pack. As barras é que não serviam. O que servia era a bola de cristal do Malm.
Se ele vendesse o carro, o proprietério seguinte estaria de certeza à espera do dito normal!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 15 mar 2014, 16:05

Orlando Escreveu:
Malm Escreveu:Se calhar, o meu i-MiEV não vair querer voltar. Vai sentir-se um rei ao pé dos outros, com tantas estórias para contar, com tantos recordes no palmarés. Não vai ter hipótese, vai continuar a ser o eletricozito de Tábua, o único que por cá anda e nos concelhos em volta. É a minha imagem de marca aqui, as pessoas associam-me logo ao i-MiEV. Num aula de filosofia, um dia destes, foi proposta pelo professor a análise de um texto que tinha como título "O Homem do Carro Elétrico". Os alunos deram de imediato uma grande gargalhada e o professor ficou sem perceber o porquê de tanta piada. Também são meus alunos.
Tás a gozar, fiquei este ano colocado em Tábua, mas recusei o horário....podíamos ser colegas....lol
Agora até aqui tinhas onde carregar, à sombrinha, não tinhas que fazer como o pafi. O meu só carrega de noite. Até tinhas o vídeo "Para Tábua", para escolheres o melhor caminho, que para mim é a N110, pena que está cortada desde o dia em que o vitormcpinto ganhou a 12ª barra (mais coisa, menos coisa) e só vai abrir no dia em que ele a perder novamente. É isso mesmo, sou professor no Agrupamento de Escolas de Tábua.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”