E eu sou de prof de letras...e tb não percebo como uma lata de atum ou iogurte perde a validade numa noite!!!Malm Escreveu:Pois, acontece que eu não tenho conhecimentos nenhuns dessas coisas, sou professor de Biologia e Geologia. Quando o comprei, toda a gente me disse que ele era de 16 kWh, e eu acreditei. E para mais, ele durante 3 anos considerou-se assim ele próprio para tudo. Mas hoje sei que não posso considerar isso como certo. Até acho que haverá variações significativas se o valor for determinado a 10º C ou a 25ºC. Será que a noite de 28 de fevereiro para 1 de março foi muito fria??? Talvez aí esteja parte da justificação para ter considerado só 36,4 Ah.Orlando Escreveu:Vais ter exatamente onde eu queria...quem te disse que ele tinha só 16kwh?
Isto porque as baterias têm química...logo oscilam....
Estas não conheço bem, mas as lifepo4 podem ter novas, por exemplo, 50ah e 1 ano depois 52ah, para 1 ano depois ter novamente 50ah.
Pensa nisso, talvez seja por isso que as contas se baralham para alguns, é que as baterias têm vida: nascem, crescem e morrem!
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Orlando
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Re: Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Por acaso não vejo! 
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Re: Diário de bordo - Malm
malm, olha que um professor de biologia até deve entender melhor uma bateria que um engenheiro electrotécnico porque tem melhor formação em química.
As baterias têm muito mais a ver com química que com eletricidade.
Já agora fica aqui uma outra fonte de eletricidade que tem tudo a ver com biologia: http://en.wikipedia.org/wiki/Microbial_fuel_cell
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Re: Diário de bordo - Malm
Só que não, os meus conhecimentos sobre baterias são miseráveis. O que sei é o que vejo no meu carro. E também nos do pessoal do nissanleafpt e do myimiev.com, quando partilham as suas observações. Eu só quero saber a distância que posso fazer com uma carga e como posso prolongar a vida das minhas baterias.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Continuo a achar que para durar, além de temperatura ambiente desejável 18/20.º, não descarregar abaixo dos 20% e não carregar acima de 80%.
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu também. Mas os meus 20% não são sempre iguais.Orlando Escreveu:Continuo a achar que para durar, além de temperatura ambiente desejável 18/20.º, não descarregar abaixo dos 20% e não carregar acima de 80%.
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Re: Diário de bordo - Malm
Mas aí entra a tua arma secreta: canion!
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Re: Diário de bordo - Malm
Sim. Aliás, se não fosse ele, eu nem nunca imaginaria que os meus 20% não eram sempre iguais.Orlando Escreveu:Mas aí entra a tua arma secreta: canion!
Se não fosse o Canion eu amanhã ia à Mitsubishi com ele. Se não fosse seguir o que se passa no Canion eu já estava aqui cheio de certezas que ele tinha um problema grave. Hoje já me gastou 5 barras (30% de SoC) em 20 km a andar a 40 km/h. Mas olho para o gráfico das células e estão a maioria a 4 V certos, e umas 26 a 3,995V. 352 V de voltagem total. Eu é que não tenho vagar, senão ia dar uma volta de 60 km e chegava a casa com 0,0% de SoC e com as células todas a 3,8V. Já lhe conheço os defeitos, amanhã vai-me dar 3 barras, cada vez que eu pare, toma lá mais uma. Desde que se atualizou que ele tem aquilo a que eu chamo a barra-surpresa. Quando carrego a 100%, se eu ando até aos 40% tenho sempre direito a barra-surpresa e fico com 45%. Ora se hoje, até aos 70% já me tirou duas, amanhã devolve-me as duas que me tirou hoje e claro, acrescenta-me a barra surpresa. Agora está lá, 70% de SoC, na verdade estão 85% de SoC.
Os da Nissan é que foram espertos, 12 barras. Com 12 barras variações de 5% não fariam ganhar nem perder barras. Alguém que esteja atento as barras e sabe que parou com 14 e quando volta a ligar o carro tem 13, anda mais um quilómetro, pára, e quando volta a ligar já só tem 12, fica com toda a certeza muito preocupado.
É confuso, muito confuso, demasiado confuso para a maioria das pessoas. Não para mim. O chato é ter que me lembrar quantas me roubou na véspera para saber quantas é que eu vou ter efetivamente amanhã. Desde que eu pare, ele devolve-mas. É um brincalhão este i-MiEV de 12,75 kWh, esconde-me as barras de manhã para mas voltar a mostrar à tarde.
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Re: Diário de bordo - Malm
Voltei 
Os 0% de SOC com 3,25V na célula mais fraca são mais um indício de má programação do algoritmo de cálculo do SOC. O da Nissan também não é perfeito, longe disso, mas pelo menos começa a corrigir o SOC quando se confronta com a realidade, quer seja a descê-lo rapidamente ou a mantê-lo conforme o joelho apareça antes ou depois do esperado.
Mas SOC negativos são outra fruta, e penso que não seria possível o BMS deixar o carro andar abaixo dos 0% de SOC, ainda que irreais.
Desde a P3227 o cálculo do SOC no Leaf melhorou significativamente. Provavelmente a Mitsubishi poderia atualizar o firmware do BMS para melhorar esse algoritmo.
Os 0% de SOC com 3,25V na célula mais fraca são mais um indício de má programação do algoritmo de cálculo do SOC. O da Nissan também não é perfeito, longe disso, mas pelo menos começa a corrigir o SOC quando se confronta com a realidade, quer seja a descê-lo rapidamente ou a mantê-lo conforme o joelho apareça antes ou depois do esperado.
Mas SOC negativos são outra fruta, e penso que não seria possível o BMS deixar o carro andar abaixo dos 0% de SOC, ainda que irreais.
Desde a P3227 o cálculo do SOC no Leaf melhorou significativamente. Provavelmente a Mitsubishi poderia atualizar o firmware do BMS para melhorar esse algoritmo.
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Malm
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