Diário de bordo - Malm
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - Malm
É por isso que VEs de segmentos abaixo do C neste momento não têm vendas expressivas. Mesmo o Zoe, que é do segmento B, se tivesse a opção com bateria incluída não faria muito sentido pois o preço de um carro do segmento B a combustão é mais de 10k€ abaixo de um elétrico do mesmo segmento. O segmento C é neste momento o mínimo aceitável para um VE. O i3 é um caso à parte pela performance e imagem de marca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Isso quer dizer que ao meu ritmo, que faço mais de 20.000 km/ano, ao fim de 10 anos começa a compensar.rdias Escreveu:Mas Malm... Uma discussão parecida como esta que eu vou gerar aqui aconteceu noutro tópico mas...
Estas informações veem na auto hoje desta semana...
E diz assim... Pelo preço de um e-up pode comprar-se um up 1.0 e fazer 210 000 kms....
É verdade mas desta forma mata-se o eléctrico....
No meu caso, para a utilização que faço dos veículos, iria compensar. Eu preciso de um carro com autonomia superior a 50 km por carga 3 vez por ano, se tanto. E eu que tenho a experiência de conduzir um elétrico, não se compara. É como já aqui escrevi algumas vezes, é como andar de carros de choque a toda a hora, praticamente sem pagar. O que eu me divirto, tal largada de Grande Prémio do Mónaco, quando abre o sinal verde e deixo por momentos todos para trás, que todos têm de meter a 2ª.
Claro que novos são estupidamente caros. O único que considero ter um preço competitivo é o Leaf, mas eu já aqui dei a entender várias vezes que, com os conhecimentos que tenho hoje, nunca compraria um carro que não nos permite qualquer controlo sobre a temperatura das baterias por menos de 15.000 €. Para Portugal, isso é um erro de engenharia de bradar aos céus e obriga a ter o carro praticamente parado em agosto.
Acontece que centenas de franceses compraram C0 a menos de 10.000€, outras centenas a menos de 15.000€, tal como outras centenas compraram iOn a preços a rondar os 12.500€. Não estarei a errar por muito. Muitos destes carros vão acabar por aparecer no mercado de usados este verão, pelo que estou convicto que surgirão carros destes no mercado de usados a custar menos de 10.000 € e a carregar mais de 16 kWh da rede. Quem souber fazer contas só tem é de aproveitar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
A propósito do VW e-UP, após 3 anos e meio de comercialização do i-MiEV, aparece um verdadeiro competidor do modelo japonês no mercado nacional. E com 3 anos e meio de diferença, acho que o i-MiEV é melhor.
Relativamente ao e-UP, pack refrigerado, não vi em lado nenhum, ganha o i-MiEV.
Relativamente ao e-UP, modos de condução, não vi em lado nenhum, ganha o i-MiEV.
Consumos, pelo que li, o i-MiEV faz consumos melhores.
Autonomia, ela por ela, tem um pack maior mas é mais pesado.
Mais uma vez se prova que eu sou dos que anda à frente no tempo. O que a VW oferece a partir deste ano já eu tinha em abril de 2011.
Relativamente ao e-UP, pack refrigerado, não vi em lado nenhum, ganha o i-MiEV.
Relativamente ao e-UP, modos de condução, não vi em lado nenhum, ganha o i-MiEV.
Consumos, pelo que li, o i-MiEV faz consumos melhores.
Autonomia, ela por ela, tem um pack maior mas é mais pesado.
Mais uma vez se prova que eu sou dos que anda à frente no tempo. O que a VW oferece a partir deste ano já eu tinha em abril de 2011.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Modos de condução tem, não me lembro quantos. Já andei no banco de trás de um.Malm Escreveu: Relativamente ao e-UP, modos de condução, não vi em lado nenhum, ganha o i-MiEV.
Não me inscrevi para o test-drive ao volante para participei num.
O tem genica e não se compara com o Zoe na potência. Antes de ir no Up fui no Zoe. O Zoe é bem mais moderno tecnologicamente.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Malm
- Proprietário i-MiEV
É verdade, o e-up tem modos de condução. Aprecio sobretudo a possibilidade de escolher o nível de regeneração. No i-MiEV, cada modo de condução é como se fosse um motor diferente a trabalhar, à que saber bem escolher o modo de acordo com as condições do momento, sobretudo a velocidades maiores. O i-MiEV tem particularidades em relação aos modos de condução dos outros carros elétricos, e começa a ser um veículo referência, embora ainda não desatualizado. Parece-me que o e-up pode ser um grande sucesso nos países do norte da Europa. Em Portugal vai ter o colossal problema dos Leaf.
Para quem não percebe nada de elétricos, ou seja, 99,99% da população portuguesa, o e-up será melhor. Terá, sem dúvida, melhores acabamentos. E gostos não se discutem. Racionalmente, com toda a minha panóplia de conhecimentos (muitos deles criados por mim), não troco o i-MiEV por nenhum outro elétrico. Neste momento, é o único em que na sua simplicidade cabe toda a complexidade da natureza malmiana. Por isso pode viajar por planetas onde há cascatas de azoto líquido e existe um lobo que adora neve, mas no instante seguinte, num estalar de dedos, ser tão terráqueo como qualquer outro.
Para quem não percebe nada de elétricos, ou seja, 99,99% da população portuguesa, o e-up será melhor. Terá, sem dúvida, melhores acabamentos. E gostos não se discutem. Racionalmente, com toda a minha panóplia de conhecimentos (muitos deles criados por mim), não troco o i-MiEV por nenhum outro elétrico. Neste momento, é o único em que na sua simplicidade cabe toda a complexidade da natureza malmiana. Por isso pode viajar por planetas onde há cascatas de azoto líquido e existe um lobo que adora neve, mas no instante seguinte, num estalar de dedos, ser tão terráqueo como qualquer outro.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
http://myimiev.com/forum/viewtopic.php?p=17241#p17241
Fama galáctica. Até já fazem gráficos com dados do meu carro. Pessoas que nem sequer imaginava que existiam. Aquele vídeo era sobre a variação da temperatura num carregamento, para demonstrar que sim, é como eu digo, podem subir 6/7 ºC num carregamento lento. Porque às vezes franzem o sobrolho quando eu descrevo o que vejo. Mas alguém viu ali uma oportunidade de ver como variava o SoC e a voltagem num carro português com 3 anos e 60.000 km. O que ele nem imagina é que o valor de SoC é relativo, e aquele SoC estava desviado do verdadeiro SoC. Já indiquei, adicionem 5% aos valores de SoC e estarão muito próximos da realidade (do que era o meu carro há 5 meses, agora é tudo colossalmente diferente). Dessa forma, aceito a comparação, de outra forma, só digo uma coisa, ainda têm muito para aprender.
Fama galáctica. Até já fazem gráficos com dados do meu carro. Pessoas que nem sequer imaginava que existiam. Aquele vídeo era sobre a variação da temperatura num carregamento, para demonstrar que sim, é como eu digo, podem subir 6/7 ºC num carregamento lento. Porque às vezes franzem o sobrolho quando eu descrevo o que vejo. Mas alguém viu ali uma oportunidade de ver como variava o SoC e a voltagem num carro português com 3 anos e 60.000 km. O que ele nem imagina é que o valor de SoC é relativo, e aquele SoC estava desviado do verdadeiro SoC. Já indiquei, adicionem 5% aos valores de SoC e estarão muito próximos da realidade (do que era o meu carro há 5 meses, agora é tudo colossalmente diferente). Dessa forma, aceito a comparação, de outra forma, só digo uma coisa, ainda têm muito para aprender.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Nesta aventura pela mobilidade elétrica, enquanto uns desistem, outros quebram barreiras, vencem dificuldades, encontram soluções. Este é um diário feito sobretudo de estórias felizes. A continuar assim, prevejo que o nosso movimento irá crescer. Um dia seremos tantos que a minha singularidade irá diluir-se e serei apenas uma vaga recordação. Mas hoje, o momento é único e é meu.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O preço do petróleo esta a subir significativamente. Em breve muitos vão senti-lo nas bombas. O do ouro também. A razão é a crescente instabilidade no Iraque. O problema não se vai resolver tão cedo, o mais provável é complicar-se.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Mas também está a subir a temperatura para nos cozer as baterias 
E eu que nem sei em que condições ao certo está guardado o meu Leaf. Disseram ser uma garagem da transportadora mas pode ser um pavilhão de chapa em vez de uma garagem subterrânea.

E eu que nem sei em que condições ao certo está guardado o meu Leaf. Disseram ser uma garagem da transportadora mas pode ser um pavilhão de chapa em vez de uma garagem subterrânea.
Lá chegaremos todos, mais tarde ou mais cedo.