

Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Voltou de férias! Não resistiu
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- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Lembro-me de em março, depois de ele ter recalculado a capacidade (cada barra passou a valer significativamente menos, sendo que hoje, por comparação com outros i-MiEV com menos de um ano, acredito que correspondam a 10% menos que os carros mais recentes), indicava valores aqui de 14,5 kWh no contador da parede, para ir dos 0% ao 100%.
No entanto, passado algum tempo, já obtinha valores de 15,2 kWh, sendo que ultimamente, com carregamentos a partir dos 20 ou 30%, e após um segundo carregamento, chegava a obter valores acima dos 16 kWh (extrapolados para de 0 a 100%).
No dia 2 de agosto fiz uma descarga até aos 4%. Na realidade, aqueles 4%, pelas voltagens que tinha, deveriam corresponder a 2%. Foi até aos 96% e recusou-se a carregar mais, pelo que esses 96% eram na realidade uns 98,5% (pelas voltagens, já que não ficou com 361V como deveria). Foram 14,89 kWh dos 2% aos 98,5%. Dos 0 aos 100% seriam então 15,43 kWh. Antes de fazer o recalculo, em fevereiro, o valor mais comum era 15,8.
Parece-me que o valor que ele consegue carregar dos 0 aos 100% é bastante dependente da temperatura ds bateria antes de iniciar o carregamento. Parece-me que quanto mais frio ele estiver, mais consome. Parece-me que a eficiência do carregamento é superior quando o pack está mais quente. Isto parece-me estar de acordo com outro facto que aqui já transmiti, que com a descida da temperatura as voltagens das células diminuem.
Hei de fazer agora uma carregamento amplo (dos 0 aos 100), começando com o pack bem frio (desta última vez o pack deveria estar com temperaturas a rondar os 25 ºC), para ver se isto se confirma.
No entanto, passado algum tempo, já obtinha valores de 15,2 kWh, sendo que ultimamente, com carregamentos a partir dos 20 ou 30%, e após um segundo carregamento, chegava a obter valores acima dos 16 kWh (extrapolados para de 0 a 100%).
No dia 2 de agosto fiz uma descarga até aos 4%. Na realidade, aqueles 4%, pelas voltagens que tinha, deveriam corresponder a 2%. Foi até aos 96% e recusou-se a carregar mais, pelo que esses 96% eram na realidade uns 98,5% (pelas voltagens, já que não ficou com 361V como deveria). Foram 14,89 kWh dos 2% aos 98,5%. Dos 0 aos 100% seriam então 15,43 kWh. Antes de fazer o recalculo, em fevereiro, o valor mais comum era 15,8.
Parece-me que o valor que ele consegue carregar dos 0 aos 100% é bastante dependente da temperatura ds bateria antes de iniciar o carregamento. Parece-me que quanto mais frio ele estiver, mais consome. Parece-me que a eficiência do carregamento é superior quando o pack está mais quente. Isto parece-me estar de acordo com outro facto que aqui já transmiti, que com a descida da temperatura as voltagens das células diminuem.
Hei de fazer agora uma carregamento amplo (dos 0 aos 100), começando com o pack bem frio (desta última vez o pack deveria estar com temperaturas a rondar os 25 ºC), para ver se isto se confirma.
Última edição por Malm em 05 ago 2014, 15:19, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Tirei uns dias de férias das férias.
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Re: Diário de bordo - Malm
Malm, algum itinerário que ache melhor para atingir a marca dos 200km?
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Re: Diário de bordo - Malm
O mesmo que eu fiz. Sair de Mangualde em direção a Coimbra, depois ir até à Tocha e depois Figueira. Eu tenho a maioria das minhas façanhas em video, no youtube e no canal do meo 815551. O vídeo seguinte é o da viagem de 201,4 km e fim da viagem no Fozplaza com 3 barras. Nem com um novo conseguem fazer igual. Com uma barra acredito, com três não acredito.
https://www.youtube.com/watch?v=reUnIiD92o8
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Re: Diário de bordo - Malm
Devo confessar que não tenho muita paciência para este tipo de viagens mas a minha competitividade e mais forte
obrigado pelas dicas já agora 


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Re: Diário de bordo - Malm
O Orlando encontrou isto.
http://www.vehiculeselectriques.fr/topic12362.html
Obrigado por esses elogios todos, Volt. Fiquei aqui todo inchado. E em Francês
.
http://www.vehiculeselectriques.fr/topic12362.html
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Re: Diário de bordo - Malm
Com este kit de 10kw passa a barreira dos 300kms!
http://eauto.si/en/new-projects/
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MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: Diário de bordo - Malm
Já dei a conhecer esse Kit aqui há algum tempo. Se com uma bateria apenas já se perde no SoC de tal maneira que me pode parar com 15% da carga, imagine-se com duas
. Acho que o seu uso vai fazer com que o carro perca completamente a noção da energia que tem ao fim de algum tempo, já que a minha experiência mostra que quanto menor for o consumo maior é o erro no cálculo do SoC, sendo que esse erro se pode ir somando de carregamento em carregamento, caso não lhe demos oportunidade de ele fazer o recalculo (que só acontece em determinadas condições). Não tenho conhecimentos de ninguém que use esta bateria, mas desconfio que vai criar no carro situações de erros grosseiros na cálculo do seu SoC.
De qualquer das maneiras, faz sentido utilizá-la em situações esporádicas, sendo que usada em conjunto com o Canion não deverá causar surpresas umas vez que as voltagens das células estão lá e isso é que conta.

De qualquer das maneiras, faz sentido utilizá-la em situações esporádicas, sendo que usada em conjunto com o Canion não deverá causar surpresas umas vez que as voltagens das células estão lá e isso é que conta.
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Re: Diário de bordo - Malm
Entre 300 e 350 km num percurso que tenha um declive de 500 metros favoráveis e sem subidas importantes pelo meio. Não esquecer que completei os 200 km ainda com 3 barras. Isso corresponde a pelo menos 22% de SoC. Se fosse possível utilizar a totalidade desses 22%, estaríamos a falar de qualquer coisa como 245 km. Recorde mundial batido por mais de 20 km. Só que o carro já tinha dois anos e uns meses, por isso na realidade estava com muito menos SoC. Na altura não tinha o Canion para verificar com que erro estava, mas pela minha experiência o erro seria na ordem dos 15%, pelo menos.
Mas como também estes erros ainda só são descritos por mim, passa bem por ter as 3 barras de facto (e tinha).
Mas como também estes erros ainda só são descritos por mim, passa bem por ter as 3 barras de facto (e tinha).
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