
Diário de bordo - Malm
- Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Devo escrever ao ritmo da degradação da bateria, acho.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
O meu tem andado super fresco
. Provavelmente sabes, mas dá para enviar ar frio com o AC para o habitáculo e para a bateria ao mesmo tempo.

- rnlcarlov
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Re: Diário de bordo - Malm
Pensava que o que se conseguia modificar era apenas mandar ar frio durante as todas as cargas (lentas ou rápidas). Também dá para mandar ar frio em andamento?lmlr Escreveu:O meu tem andado super fresco. Provavelmente sabes, mas dá para enviar ar frio com o AC para o habitáculo e para a bateria ao mesmo tempo.
- mjr
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Re: Diário de bordo - Malm
Parece que há uns truques não oficiais...
É de facto uma grande mais valia para quem precisa regularmente de andar com o carro durante o Verão às horas de maior calor.

É de facto uma grande mais valia para quem precisa regularmente de andar com o carro durante o Verão às horas de maior calor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- VETL
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Re: Diário de bordo - Malm
Eu só vim cá manifestar a minha inveja e assim fazer questão de dar o meu contributo para o bicentenário.mjr Escreveu:...É de facto uma grande mais valia para quem precisa regularmente de andar com o carro durante o Verão às horas de maior calor.
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Re: Diário de bordo - Malm
Só espero que os próximos modelos de todas as marcas, possibilitem o arrefecimento, porque por aquilo que conhecemos, não faz sentido o contrário. A não ser que as químicas das baterias mudem muito.
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Re: Diário de bordo - Malm
Dá para enviar ar fresco ou quente ou à temperatura ambiente. Basicamente tudo o que dá para fazer para dentro do habitáculo normalmente, também dá para fazer para o packmjr Escreveu:Parece que há uns truques não oficiais...![]()
É de facto uma grande mais valia para quem precisa regularmente de andar com o carro durante o Verão às horas de maior calor.

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Re: Diário de bordo - Malm
Sim, é possível arrefecer as baterias em andamento usando o ar condicionado. Sim, sei que posso usar a ar condicionado para arrefecer o habitáculo e o pack ao mesmo tempo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Diário de bordo - Malm
Pode ser que em Setembro/Outubro quando chegar o Leaf de 30kW já traga arrefecimento incorporado no pack de baterias, sem fintas e tubos acessórios a contornar a não disponibilidade de série.
Assim sempre faço um bom estágio de adaptação oara o Model S ou X...
Eh eh eh
Assim sempre faço um bom estágio de adaptação oara o Model S ou X...
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Re: Diário de bordo - Malm
Viagem a Coimbra (6/7/2015)
A viagem iniciou-se com 99,5% de SoC (recusou-se a carregar mais que isso), com 21,5 ºC de média nos sensores de temperatura, como se pode observar a seguir. Seriam 9:30 da manhã.
´

As células tinham este aspeto:

A primeira paragem em Coimbra foi no Hipercor de Coimbra. À chegada era este o panorama:

Ou seja, uma hora e cinco minutos de viagem, 54 km percorridos, gastei 6.717 Wh e regenerei 1.059 Wh. Ou seja, gastei efectivamente apenas 5.658 Wh. Desses 5.568 Wh, 499 Wh foram utilizados no ar condicionado que foi ligado no máximo toda a viagem. Não é mentira, à chegada a Coimbra a temperatura (média dos 66 sensores) era de 18,6 ºC (menos 2,9 ºC do que à saída de Tábua). O consumo foi de 105 Wh/km, como a AC desligado teria sido apenas 96 Wh/km. Gastei (99,5%-52%) 47,5% de SoC. Isto quer dizer que o carro esta à considerar 11,91 como 100% de SoC (em condições pouco exigentes, como foi o caso, dado que o desnível é claramente favorável, ele costuma considerar 12 kWh de há uns tempos para cá).
Hora de carregar, no parque de estacionamento do Hipercor de Coimbra. No final do carregamento era este o panorama:

Não liguem ao tempo e aos valores de energia, são apenas da parte final do carregamento. Seguiu-se um pequeno percurso até ao ISEC, onde estive umas duas horas e meia. Estive uma meia hora parado a fazer tempo, tendo aproveitada alguma carga para arrefecer as baterias. Assim, o SoC desceu até aos 90%, e a temperatura das baterias até 21 ºC. O carro ficou depois uma hora e tal à sombra, entregue a si mesmo, e quando voltei a temperatura das baterias estava em 23,2 ºC e o SoC tinha reajustado (surpresa que o não devia ter sido, porque ele faz-me isto muitas vezes) para 85%. Hora então de regressar, pena que o Canion tenha travado a 5 km de chegar. Fica então apenas o registo do SoC e da temperatura à chegada:

No regresso gastei 61,5 % de SoC. Isso quer dizer que no total da viagem gastei 109% de SoC. Ou seja, com AC ligado não dá para ir e voltar sem carregar em Coimbra, sem AC ligado dá mesmo nos limites, a tocar os 0,5% de SoC. Foram 111 km no total.
Agora gráfico da variação da temperatura durante a viagem (valores apenas retirados quando o carro esteve ligado, a viagem começa às 3:30):

E do SoC:

E por fim da variação de altitude nos últimos 100 km:

A temperatura ambiente terá chegado a valores máximos próximos dos 30 ºC, durante o dia.
A viagem iniciou-se com 99,5% de SoC (recusou-se a carregar mais que isso), com 21,5 ºC de média nos sensores de temperatura, como se pode observar a seguir. Seriam 9:30 da manhã.
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As células tinham este aspeto:

A primeira paragem em Coimbra foi no Hipercor de Coimbra. À chegada era este o panorama:

Ou seja, uma hora e cinco minutos de viagem, 54 km percorridos, gastei 6.717 Wh e regenerei 1.059 Wh. Ou seja, gastei efectivamente apenas 5.658 Wh. Desses 5.568 Wh, 499 Wh foram utilizados no ar condicionado que foi ligado no máximo toda a viagem. Não é mentira, à chegada a Coimbra a temperatura (média dos 66 sensores) era de 18,6 ºC (menos 2,9 ºC do que à saída de Tábua). O consumo foi de 105 Wh/km, como a AC desligado teria sido apenas 96 Wh/km. Gastei (99,5%-52%) 47,5% de SoC. Isto quer dizer que o carro esta à considerar 11,91 como 100% de SoC (em condições pouco exigentes, como foi o caso, dado que o desnível é claramente favorável, ele costuma considerar 12 kWh de há uns tempos para cá).
Hora de carregar, no parque de estacionamento do Hipercor de Coimbra. No final do carregamento era este o panorama:

Não liguem ao tempo e aos valores de energia, são apenas da parte final do carregamento. Seguiu-se um pequeno percurso até ao ISEC, onde estive umas duas horas e meia. Estive uma meia hora parado a fazer tempo, tendo aproveitada alguma carga para arrefecer as baterias. Assim, o SoC desceu até aos 90%, e a temperatura das baterias até 21 ºC. O carro ficou depois uma hora e tal à sombra, entregue a si mesmo, e quando voltei a temperatura das baterias estava em 23,2 ºC e o SoC tinha reajustado (surpresa que o não devia ter sido, porque ele faz-me isto muitas vezes) para 85%. Hora então de regressar, pena que o Canion tenha travado a 5 km de chegar. Fica então apenas o registo do SoC e da temperatura à chegada:

No regresso gastei 61,5 % de SoC. Isso quer dizer que no total da viagem gastei 109% de SoC. Ou seja, com AC ligado não dá para ir e voltar sem carregar em Coimbra, sem AC ligado dá mesmo nos limites, a tocar os 0,5% de SoC. Foram 111 km no total.
Agora gráfico da variação da temperatura durante a viagem (valores apenas retirados quando o carro esteve ligado, a viagem começa às 3:30):

E do SoC:

E por fim da variação de altitude nos últimos 100 km:

A temperatura ambiente terá chegado a valores máximos próximos dos 30 ºC, durante o dia.
Última edição por Malm em 06 jul 2015, 22:01, editado 3 vezes no total.
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