Será que eles sabem que este carro vive noutro planeta e que só vem cá à terra fazer as revisões?Malm Escreveu:...mas o meu carro está a ser alvo de uma campanha ... relacionada com o protecção do pack em relação à corrosão (eu estou sempre à frente, em tudo). Não sei de mais nenhum carro que tenha ou esteja a ser alvo desta campanha. Terá de voltar porque ainda não ficou tudo concluído em relação à mesma.

Diário de bordo - Malm
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Re: Diário de bordo - Malm
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Podia aproveitar esta visita ao nosso planeta para passar amanhã por Albergaria-a-Velha...

=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Tenho um encontro com os meus colegas de curso na mesma data. Tive que optar, já não os vejo há muito tempo. Fica para uma próxima.VETL Escreveu:Podia aproveitar esta visita ao nosso planeta para passar amanhã por Albergaria-a-Velha...
![]()
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Vamos partir do princípio que o valor máximo de capacidade da bacteria num I-MiEV é 48 Ah. Segundo me foi indicado, no manual de serviço do carro indica que um novo deverá apresentar entre 45 e 48 Ah. O meu não sei como estava no início, pelo que vamos considerar que vinha o melhor possível, em seja, com 48 Ah.
Os dois valores foram obtidos com 1 ano, 4 meses e 18 dias de diferença. Ou seja, 1,38 anos.
Para vocês, qual será a melhor forma de expressar a evolução da degradação:
1 - [(48-35)/48]-[(48-36,4)/48]*100 = 2,91%....2,91%/1,38 anos= 2,1% ano
ou 2 - [(36,4-35)/36,4]*100 = 3,85%.............3,85%/1,38 anos= 2,8% ano
?
Os dois valores foram obtidos com 1 ano, 4 meses e 18 dias de diferença. Ou seja, 1,38 anos.
Para vocês, qual será a melhor forma de expressar a evolução da degradação:
1 - [(48-35)/48]-[(48-36,4)/48]*100 = 2,91%....2,91%/1,38 anos= 2,1% ano
ou 2 - [(36,4-35)/36,4]*100 = 3,85%.............3,85%/1,38 anos= 2,8% ano
?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Segundo este estudo: http://www.gs-yuasa.com/us/technic/vol5 ... _1_021.pdf, é de esperar uma perda de 35% ao fim de 10 anos (a 25 ºC).
Estou com 35, se mantiver a mesma taxa de degradação dos últimos tempos, vou ficar com uns 30 Ah ao fim de dez anos, 37,5% de perda.
Estou com 35, se mantiver a mesma taxa de degradação dos últimos tempos, vou ficar com uns 30 Ah ao fim de dez anos, 37,5% de perda.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Já que não consegui abrir a 200, vou simplesmente picá-la. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
O teu pack é mesmo de 16kwh, não vem castrado? Será que não terá oficialmente 16kwh e terá mais algo? Desculpa estas perguntas mas parece que num forum li a uns tempos que os packs PSA vinham castrados a 14,5kwh.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O meu não é PSA, logo de certeza de 16 kWh. Podia era inicialmente não conseguir utilizar toda essa energia, dado que o carro provavelmente considerava 100% de SoC menos de 16 kWh. Assim, quando parava, com 0,0% de SoC, podia ter as células mais fracas com voltagens superiores a 3,6 V, ou seja, com energia ainda disponível.
Tive, nos primeiros anos, taxas de degradação muito altas porque tive períodos em que fazia viagens longas, por vezes em dias seguidos. Nesses dias, o carro estava sempre a andar ou a carregar, pelo que acho que esteve muitas horas seguidas com temperaturas superiores a 40º C.
Atualmente, faço menos viagens superiores a 200 km com ele, sendo que direciono frequentemente o ar fresco do ar condicionado para o pack em andamento, conseguindo na maioria das vezes que as temperaturas desçam durante as viagens. Também aproveito o fresco da noite para começar o dia com menos de 20 ºC no pack, e mantenho-o à sombra, na maioria dos dias.
Sinceramente, acho que no mundo inteiro sera difícil encontrar um caso como o meu, que demonstre tão claramente a importância da temperatura na taxa de degradação. Afinal, neste últimos meses, continuou a andar muitos quilómetros, continuando a ser o i-MiEV com mais quilometragem nos fóruns em que participo.
Tive, nos primeiros anos, taxas de degradação muito altas porque tive períodos em que fazia viagens longas, por vezes em dias seguidos. Nesses dias, o carro estava sempre a andar ou a carregar, pelo que acho que esteve muitas horas seguidas com temperaturas superiores a 40º C.
Atualmente, faço menos viagens superiores a 200 km com ele, sendo que direciono frequentemente o ar fresco do ar condicionado para o pack em andamento, conseguindo na maioria das vezes que as temperaturas desçam durante as viagens. Também aproveito o fresco da noite para começar o dia com menos de 20 ºC no pack, e mantenho-o à sombra, na maioria dos dias.
Sinceramente, acho que no mundo inteiro sera difícil encontrar um caso como o meu, que demonstre tão claramente a importância da temperatura na taxa de degradação. Afinal, neste últimos meses, continuou a andar muitos quilómetros, continuando a ser o i-MiEV com mais quilometragem nos fóruns em que participo.
-
- Proprietário Ion
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Viva Malm,
No encontro em Albergaria estive a andar num ION com 100.000km, aquilo estava como novo! De baterias e potencia nao tenho como comparar com outros. Mas tinha ainda uma boa autonomia segundo o condutor.
No encontro em Albergaria estive a andar num ION com 100.000km, aquilo estava como novo! De baterias e potencia nao tenho como comparar com outros. Mas tinha ainda uma boa autonomia segundo o condutor.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015