Diário de bordo - Malm
Re: Diário de bordo - Malm
A essas velocidades, que autonomia têm ?
E se reduzirem para os 120 ?
E se reduzirem para os 120 ?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
A 130 km/h não sei. A 120 km/h, no plano, baterias novas, uns 70 km. Mas o i-MiEV não é carro, definitivamente, para autoestradas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Sim. O Leaf, nesse ponto de vista, também não...
É máquina para fazer pouco mais do que 80 Kms, em velocidades muito elevadas... cá está, depende muito também de outros fatores, como o vento, o peso, o grau de subidas, etc...
É como se andasse com um carro C.I. na reserva... se andar devagar, fará muito mais do que se andar de "prego na lata", isto é, devagar... uns 100 Kms, na gáspia talvez uns 60, não ?!?
sm

É máquina para fazer pouco mais do que 80 Kms, em velocidades muito elevadas... cá está, depende muito também de outros fatores, como o vento, o peso, o grau de subidas, etc...
É como se andasse com um carro C.I. na reserva... se andar devagar, fará muito mais do que se andar de "prego na lata", isto é, devagar... uns 100 Kms, na gáspia talvez uns 60, não ?!?
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- Malm
- Proprietário i-MiEV
Mas num Leaf, excetuando a questão da autonomia, ir a 130 deve ser uma maravilha (tipo ir de avião sem nenhuma turbulência). Num i-MiEV ir a 130 é stressante, percebe-se que ele não é feito para essas velocidades. Se gostam de andar a mais de 100 e o fazem com alguma frequência, esqueçam o i-MiEV. O i-MiEV só é opção se a velocidade e o conforto não são prioridade. Agora se a primeiríssima prioridade é a poupança, então é imbatível. Muitos portugueses gastam cerca de 250 € de combustível por mês num único carro. Com um i-MiEV (pensando em carregamentos à noite) gastariam 35 € (mas poderiam gastar 0, carregando nos postos públicos enquanto estão de graça). Ao fim de um ano poupariam 2580 €. Ao fim de 6 anos são 15480 € que facilmente ultrapassam os 16000 se acrescentarmos a poupança no IUC e mecânica. 16000 é o preço de mercado dos i-MiEV usados com muito poucos km, que estarão em princípio melhores que o meu, que já vai nos 45.000 km. E quanto à autonomia do meu, se alguém tiver dúvidas, vejam os vídeos. Ou seja, ao fim de 6 anos têm o carro mais que pago, e continuam a poder fazer viagens de 100 km (parcimoniamente).
Estas contas podem ser feitas de várias maneiras, e poderiam ter sido feitas de forma a estarem mais próximas do meu ponto de vista, mas procuro ser o mais verdadeiro possível e ir ao encontro do que julgo serem as situações mais frequentes.
Não se esqueçam que as baterias (e não só) têm 5 anos de garantia e por isso estamos defendidos em relação a degradações de bateria muito superiores ao esperado (80% em 5 anos).
Agora é que vão chover respostas, que o pessoal não resiste a comentar este assunto...
Estas contas podem ser feitas de várias maneiras, e poderiam ter sido feitas de forma a estarem mais próximas do meu ponto de vista, mas procuro ser o mais verdadeiro possível e ir ao encontro do que julgo serem as situações mais frequentes.
Não se esqueçam que as baterias (e não só) têm 5 anos de garantia e por isso estamos defendidos em relação a degradações de bateria muito superiores ao esperado (80% em 5 anos).
Agora é que vão chover respostas, que o pessoal não resiste a comentar este assunto...

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Eu confirmo a questão da poupança.
No meu caso, que carrego bastante (quase sempre) de noite em casa, mesmo descontando o gasto mensal em electricidade do período vazio, no ano passado e pouco tempo antes do carro fazer um ano, poupei mais do que 2.200 Euros!!!!
Gastávamos cerca de 300Euros por mês, passamos a gastar pouco mais do que 30.
Não fiz cálculos, eu faço reconciliações bancárias e tenho uma folha excel com as despesas mensais, usei valores REAIS para chegar àquele valor de poupança.
Cada vez que falo sobre isto com alguem, fica sempre no ar aquela sensação de que estou a pregar mentiras e que sou fanático deste tipo de carros (posso afirmar que eu nem gostava de carros, passei a gostar deste tipo de carros, simplesmente).
Vou fazer contas novamente quando chegar a outubro, mês em que o nosso Leaf faz 2 anos.
sm

No meu caso, que carrego bastante (quase sempre) de noite em casa, mesmo descontando o gasto mensal em electricidade do período vazio, no ano passado e pouco tempo antes do carro fazer um ano, poupei mais do que 2.200 Euros!!!!
Gastávamos cerca de 300Euros por mês, passamos a gastar pouco mais do que 30.
Não fiz cálculos, eu faço reconciliações bancárias e tenho uma folha excel com as despesas mensais, usei valores REAIS para chegar àquele valor de poupança.
Cada vez que falo sobre isto com alguem, fica sempre no ar aquela sensação de que estou a pregar mentiras e que sou fanático deste tipo de carros (posso afirmar que eu nem gostava de carros, passei a gostar deste tipo de carros, simplesmente).
Vou fazer contas novamente quando chegar a outubro, mês em que o nosso Leaf faz 2 anos.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- Malm
- Proprietário i-MiEV
Num laboratório científico em que trabalhei há muitos anos (já fui investigador científico, o que sempre quis ser, mas era precário...), tinham lá um cartaz que dizia:
Teoria é quando nada funciona e todos sabem porquê
Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe porquê
Aqui, aliamos a teoria à prática, nada funciona e ninguém sabe porquê.
Neste caso, trata-se de uma exceção: a teoria do malm e a prática do sm estão em sintonia.
Eu não apresento a minha prática porque faço menos de 20.000 km ano.
Teoria é quando nada funciona e todos sabem porquê
Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe porquê
Aqui, aliamos a teoria à prática, nada funciona e ninguém sabe porquê.
Neste caso, trata-se de uma exceção: a teoria do malm e a prática do sm estão em sintonia.
Eu não apresento a minha prática porque faço menos de 20.000 km ano.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
O BMW i3, com o ICE, enche-me as medidas. A mobilidade elétrica tem agora mais um forte impulso, só falta mesmo um carro assim que custe 15.000 €.
Estamos a aproximar-nos do dia em que, nos mercados, as elétricas vão começar a subir de forma significativa a sua cotação, enquanto as petrolíferas ficam para os "curtos". Ainda é cedo, mas esse dia está cada vez mais próximo.
Estamos a aproximar-nos do dia em que, nos mercados, as elétricas vão começar a subir de forma significativa a sua cotação, enquanto as petrolíferas ficam para os "curtos". Ainda é cedo, mas esse dia está cada vez mais próximo.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Não é bem assim, porque as elétricas não podem abusar no preço como as petrolíferas.Malm Escreveu: Estamos a aproximar-nos do dia em que, nos mercados, as elétricas vão começar a subir de forma significativa a sua cotação, enquanto as petrolíferas ficam para os "curtos". Ainda é cedo, mas esse dia está cada vez mais próximo.
Assim que o custo do kWh da rede pública ultrapassar o custo de produção doméstica as pessoas deixam de comprar à rede pública.
No caso das petrolíferas, mesmo alguém que hipoteticamente tiver um poço de petróleo no quintal, não consegue montar uma refinaria ao lado.

E em Portugal, infelizmente o número de micro-produções vai largamente à frente do numero de VE's.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Seria normal que assim fosse RJSC...RJSC Escreveu:Não é bem assim, porque as elétricas não podem abusar no preço como as petrolíferas.Malm Escreveu: Estamos a aproximar-nos do dia em que, nos mercados, as elétricas vão começar a subir de forma significativa a sua cotação, enquanto as petrolíferas ficam para os "curtos". Ainda é cedo, mas esse dia está cada vez mais próximo.
Assim que o custo do kWh da rede pública ultrapassar o custo de produção doméstica as pessoas deixam de comprar à rede pública.
No caso das petrolíferas, mesmo alguém que hipoteticamente tiver um poço de petróleo no quintal, não consegue montar uma refinaria ao lado.
E em Portugal, infelizmente o número de micro-produções vai largamente à frente do numero de VE's.
Infelizmente, no dia em que isso suceder, cheira-me que será proibido gerar energia para autoconsumo.
Vejam essas notícias que andam a circular acerca desse aspecto em Espanha - nem acredito que sejam verdadeiras.
Se não for proibido, desconfio que vão arranjar uns quaisquer impostos para o inviabilizar.
Até aqui era o "lobby" do petróleo... Agora a esse junta-se o chinês.
Ainda hoje me pergunto como é que foi possível privatizar uma empresa (EDP), cujos dividendos de 5 a 7 anos pagavam o que o estado recebeu pela venda da participação. Como é que isto não é um crime?!?!!?? Como é que ninguém diz/faz nada?!?!?!?!?!?
Peço desculpa ao Malm pelo off-topic.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
VETL, não tens de pedir desculpa, até porque fui eu que introduzi a conversa dos mercados. RJSC, não te esqueças que a maior parte das pessoas vive em apartamentos, logo isso da microprodução não é para todos. Depois, os mercados movem-se primeiro pela espectativa. Os investidores que fazem análise fundamental avaliam a Tesla, neste momento, com um "strong sell", mas o Model S esta a gerar uma tal espectativa que as ações não param de subir de há uns meses para cá (reconheço que o "bull market" que vivemos tb tem ajudado muito). Por isso, se existir a perspetiva de o consumo de eletricidade aumentar significativamente, então as elétricas só têm a ganhar (para se ter mais lucro, não é obrigatório aumentar o preço, basta que cada cliente consuma mais ou haja mais clientes). Mas hoje ainda não é o momento, nem sei quando vai ser, mas o potencial está lá.