
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Tem sido excelente.
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Re: Diário de bordo - Malm
Está com 126.750 km neste momento. A capacidade da bateria está nos 29.9 Ah, corresponde a 62,3% da inicial. Acima do valor com que acabou 2018 (29.5 Ah), porque entretanto fez o acerto de 1,0 Ah para cima quando se aproxima o verão. Nada de entusiasmos porque fará, muito provavelmente, o reajuste para baixo quando as temperaturas começarem a descer, lá para outubro.
Nenhuma célula (das 88) durante estes 8 anos e 3 meses precisou de ser substituída. Cada célula sua degradação, mas não a suficiente para colocar em causa um carregamento completo de um carro que terá uma bateria com uma capacidade a rondar os 10 kWh. Dá para 70-80 km andando a 70 km/h estáveis, mais que isso é arriscar seriamente ficar parado.
Nenhuma célula (das 88) durante estes 8 anos e 3 meses precisou de ser substituída. Cada célula sua degradação, mas não a suficiente para colocar em causa um carregamento completo de um carro que terá uma bateria com uma capacidade a rondar os 10 kWh. Dá para 70-80 km andando a 70 km/h estáveis, mais que isso é arriscar seriamente ficar parado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
E como fazes qdo decides fazer uma viagem mais longa?
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Re: Diário de bordo - Malm
Levo o carro a gasóleo, ou faço como na viagem ao Algarve, paro de 80 em 80 km para carregar. Com o começo do pagamento dos carregamentos, já é pouco interessante, no meu caso, fazer viagens longas de carro elétrico.
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Re: Diário de bordo - Malm
Não equaciono a troca da bateria, porque para as distâncias que faço usualmente a capacidade atual é mais que suficiente, para além de querer ficar a saber até que capacidade a bateria permite usar o carro sem ficar parado nas subidas mais inclinadas. Mas se me aparecer uma bateria em boas condições (acima dos 40 Ah) a um preço interessante seria estupidez não aproveitar.
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Re: Diário de bordo - Malm
Uma pergunta ao teu grandioso conhecimento... os clones com a química LEV50 aceitam uma bateria com a atual química de baterias (lev50n)? Ou seja, a troca de packs é exequível sem qualquer alteração de hardware no carro? 

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Re: Diário de bordo - Malm
Estou convencido que sim. Pode dar dados menos precisos no início, no que se refere à capacidade e ao SoC que vai tendo, mas com o tempo ele ajusta. Que eu saiba o modelo com as LEV50N não teve qualquer alteração a nível de outros componentes.
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Re: Diário de bordo - Malm
Infelizmente, não sei prever como evolui o comportamento do carro com o aumento da degradação da bateria. Por isso, de tempos em tempos, acontecem coisas que me surpreendem, como ter tartaruga com mais de 60% de SoC só porque o coloco a 130 km/h numa subida mais inclinada. Acontece que poderemos ter novidades, talvez mais um sinal do avançar da degradação que me vai obrigar a nova adaptação à forma como o conduzo. Mas vou ter primeiro que fazer leituras com o Canion em andamento para ver o que realmente está a acontecer. Desconfio que neste momento, com indicação de 30% de SoC, pode começar a ter dificuldades em fazer subidas mais longas com inclinação significativa. Talvez as voltagens caíam agora muito mais rápido quando é exigida mais energia à bateria com SoC da ordem dos 30%.
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Re: Diário de bordo - Malm
Ontem acompanhei com o Canion a descarga e parece-me que o carro está novamente a sobrestimar a capacidade, afinal os 30% relatados na última publicação estavam mal calculados pelo carro, deviam ser apenas uns 15%. O carro está a precisar de fazer uma ajuste em relação à capacidade que julga ter, neste caso para baixo, sob pena de me dar informações bastante incorretas sobre a autonomia restante, como já tinha acontecido em 2013 ou 2014.
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Re: Diário de bordo - Malm
No seu caso, não está equacionada a hipótese de trocar o Pack de baterias?