
Garantia das baterias
-
- Mensagens: 95
- Registado: 18 dez 2015, 16:07
- Data de fabrico: 01 nov 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Garantia das baterias
Para exigir um check-up das baterias ao concessionário, que parâmetros devem ser solicitados?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Garantia das baterias
Ora bem, então esta é a minha resposta baseada na minha experiência de 5 anos com o carro. Segundo o que eu entendo, a Mitsubishi não tem valores concretos para chegar à conclusão se a perda de capacidade que uma bateria sofre é segundo o ritmo normal ou não. Por isso, eles podem sempre considerar que o ritmo de degradação foi o normal e que a bateria está em perfeitas condições. Mesmo que ao fim de 5 anos a bateria tenha apenas 30 dos 48 Ah iniciais. E este é o único parâmetro que lhes podes solicitar e que te pode dizer alguma coisa sobre o estado da bateria. Mas se eles quiserem, por mais baixo que o valor seja, não tens direito a nada.
Vamos supor que uma célula se torna incapaz de carregar ao nível das outras. Nesse caso o carro deixa de carregar imediatamente as 16 barras, e passado um mês nem 30 km faz. Nesse caso bateria nova na garantia sem qualquer objeção. Ou seja, sobre a condição da bateria, o uso do carro diz-te mais que qualquer parâmetro obtido pelas máquinas que eles lá têm. A minha experiência de check-up das baterias foi simplesmente perda de tempo. Mas como não havia nada a perder e tudo a ganhar, experimentei. E o resultado foi o que sempre estive à espera, ou seja, bateria sem qualquer problema.
Tinha só 33 vírgula qualquer coisa de capacidade restante (e isso ele viram), existem células claramente mais fracas que outras, mas como carregam todinhas até pelo menos 4,1 V, para eles estar assim ou estar nova é a mesma coisa.
E para concluir, tudo o que eles viram, eu também vi no canion + evbatmon. Mas eu vi melhor porque estas aplicações mostram-nos os valores em gráficos que tornam a comparação dos valores bem mais fácil. E depois a experiência deles fica sempre muito aquém da minha, no que se refere a analisar estes valores.
Vamos supor que uma célula se torna incapaz de carregar ao nível das outras. Nesse caso o carro deixa de carregar imediatamente as 16 barras, e passado um mês nem 30 km faz. Nesse caso bateria nova na garantia sem qualquer objeção. Ou seja, sobre a condição da bateria, o uso do carro diz-te mais que qualquer parâmetro obtido pelas máquinas que eles lá têm. A minha experiência de check-up das baterias foi simplesmente perda de tempo. Mas como não havia nada a perder e tudo a ganhar, experimentei. E o resultado foi o que sempre estive à espera, ou seja, bateria sem qualquer problema.
Tinha só 33 vírgula qualquer coisa de capacidade restante (e isso ele viram), existem células claramente mais fracas que outras, mas como carregam todinhas até pelo menos 4,1 V, para eles estar assim ou estar nova é a mesma coisa.
E para concluir, tudo o que eles viram, eu também vi no canion + evbatmon. Mas eu vi melhor porque estas aplicações mostram-nos os valores em gráficos que tornam a comparação dos valores bem mais fácil. E depois a experiência deles fica sempre muito aquém da minha, no que se refere a analisar estes valores.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Garantia das baterias
Malm, anda muito gente à procura de baterias de clones ou Leafs baratas para motas ou para meter em casa com painéis solares.
Se sabes onde ir buscar, partilha com a malta
Se sabes onde ir buscar, partilha com a malta
-
- Mensagens: 95
- Registado: 18 dez 2015, 16:07
- Data de fabrico: 01 nov 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Garantia das baterias
O que pretendo pedir é a capacidade e condições em que se encontra a bateria, para ter um termo de comparação para o futuro, uma vez que a garantia está a acabar por chegar aos 50.000 km.Malm Escreveu:Ora bem, então esta é a minha resposta baseada na minha experiência de 5 anos com o carro. Segundo o que eu entendo, a Mitsubishi não tem valores concretos para chegar à conclusão se a perda de capacidade que uma bateria sofre é segundo o ritmo normal ou não. Por isso, eles podem sempre considerar que o ritmo de degradação foi o normal e que a bateria está em perfeitas condições. Mesmo que ao fim de 5 anos a bateria tenha apenas 30 dos 48 Ah iniciais. E este é o único parâmetro que lhes podes solicitar e que te pode dizer alguma coisa sobre o estado da bateria. Mas se eles quiserem, por mais baixo que o valor seja, não tens direito a nada.
Vamos supor que uma célula se torna incapaz de carregar ao nível das outras. Nesse caso o carro deixa de carregar imediatamente as 16 barras, e passado um mês nem 30 km faz. Nesse caso bateria nova na garantia sem qualquer objeção. Ou seja, sobre a condição da bateria, o uso do carro diz-te mais que qualquer parâmetro obtido pelas máquinas que eles lá têm. A minha experiência de check-up das baterias foi simplesmente perda de tempo. Mas como não havia nada a perder e tudo a ganhar, experimentei. E o resultado foi o que sempre estive à espera, ou seja, bateria sem qualquer problema.
Tinha só 33 vírgula qualquer coisa de capacidade restante (e isso ele viram), existem células claramente mais fracas que outras, mas como carregam todinhas até pelo menos 4,1 V, para eles estar assim ou estar nova é a mesma coisa.
E para concluir, tudo o que eles viram, eu também vi no canion + evbatmon. Mas eu vi melhor porque estas aplicações mostram-nos os valores em gráficos que tornam a comparação dos valores bem mais fácil. E depois a experiência deles fica sempre muito aquém da minha, no que se refere a analisar estes valores.
De resto, está a andar muito bem, ainda noutro dia fiz cerca de 130km com uma carga, em trajecto citadino e vias rápidas do Porto e arredores.
No entanto, a questão da garantia da bateria pode atingir qualquer um. Se todos estivermos conscientes de como resolver a situação, o procedimento será igual para toda a gente.
A ver se dou uma saltada a Tábua, Malm.

- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Garantia das baterias
Aparece. Esta vila tem as suas peculiaridades. Por exemplo, não existe mais terra nenhuma onde ande tanta gente de t-shirt vermelha, sobretudo ao início da manhã e ao fim da tarde. Parece que todos os dias são dias de Benfica ou seleção nacional campeões. E uma densidade de carros de escolas de condução a circular como em mais lado nenhum.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.